A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Caique Barbosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749
Resumo: O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica.
id IPES_a3af82734fb01e799d7ed737b7b2d57a
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1749
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of BiologyProcesso de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos.O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Arlete Alves dos Santos NovaisSantos, Caique Barbosa dos2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/174910.14295/idonline.v13i45.1749ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 847-8611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749/2586Direitos autorais 2021 Arlete Alves dos Santos Novais Ferreira, Caique Barbosa dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
title A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
spellingShingle A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais
Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos.
title_short A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
title_full A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
title_fullStr A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
title_full_unstemmed A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
title_sort A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
author Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais
author_facet Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais
Santos, Caique Barbosa dos
author_role author
author2 Santos, Caique Barbosa dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais
Santos, Caique Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos.
topic Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica.
description O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749
10.14295/idonline.v13i45.1749
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749/2586
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Arlete Alves dos Santos Novais Ferreira, Caique Barbosa dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Arlete Alves dos Santos Novais Ferreira, Caique Barbosa dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 847-861
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426466684928