A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749 |
Resumo: | O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica. |
id |
IPES_a3af82734fb01e799d7ed737b7b2d57a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1749 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of BiologyProcesso de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos.O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Arlete Alves dos Santos NovaisSantos, Caique Barbosa dos2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/174910.14295/idonline.v13i45.1749ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 847-8611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749/2586Direitos autorais 2021 Arlete Alves dos Santos Novais Ferreira, Caique Barbosa dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology |
title |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology |
spellingShingle |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos. |
title_short |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology |
title_full |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology |
title_fullStr |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology |
title_full_unstemmed |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology |
title_sort |
A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology |
author |
Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais |
author_facet |
Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais Santos, Caique Barbosa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Caique Barbosa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Arlete Alves dos Santos Novais Santos, Caique Barbosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos. |
topic |
Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica. |
description |
O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749 10.14295/idonline.v13i45.1749 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1749/2586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Arlete Alves dos Santos Novais Ferreira, Caique Barbosa dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Arlete Alves dos Santos Novais Ferreira, Caique Barbosa dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 847-861 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426466684928 |