Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41972 |
Resumo: | As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade além de ser algo extremamente importante em uma relação familiar e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação pais – filhos e professor - aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a construção da autonomia e a importância da auto-estima na vida de uma pessoa pois considera-se um fato relevante para um aprendizado satisfatório. Outro ponto considerado importante no estudo foi a adequação social e leitura do mundo do indivíduo que por influência cultural acaba tendo que se adequar a sistemas diferentes de ensino, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Auto-estima e afetividade foram apresentados neste trabalho como recursos que dão uma melhor demonstração das possibilidades de realização escolar por parte dos educandos. |
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