Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisca Marly Moreira da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leandro, Irineide Santos, Bezerra, Girlândia Pereira, Lima, Edinalda Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v13i45.1716
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização. 
id IPES_aa67758e2574edb732051404c7a93e60
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1716
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to PracticeMétodo fônico. Aprendizagem. AlfazetizaçãoEste artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Francisca Marly Moreira daLeandro, Irineide SantosBezerra, Girlândia PereiraLima, Edinalda Ferreira de2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/171610.14295/idonline.v13i45.1716ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 253-2611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716/2504Direitos autorais 2021 Francisca Marly Moreira da Silva, Irineide Santos Leandro, Girlândia Pereira Bezerra, Edinalda Ferreira de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
title Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
spellingShingle Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
Silva, Francisca Marly Moreira da
Método fônico. Aprendizagem. Alfazetização
Silva, Francisca Marly Moreira da
Método fônico. Aprendizagem. Alfazetização
title_short Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
title_full Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
title_fullStr Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
title_full_unstemmed Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
title_sort Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
author Silva, Francisca Marly Moreira da
author_facet Silva, Francisca Marly Moreira da
Silva, Francisca Marly Moreira da
Leandro, Irineide Santos
Bezerra, Girlândia Pereira
Lima, Edinalda Ferreira de
Leandro, Irineide Santos
Bezerra, Girlândia Pereira
Lima, Edinalda Ferreira de
author_role author
author2 Leandro, Irineide Santos
Bezerra, Girlândia Pereira
Lima, Edinalda Ferreira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisca Marly Moreira da
Leandro, Irineide Santos
Bezerra, Girlândia Pereira
Lima, Edinalda Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Método fônico. Aprendizagem. Alfazetização
topic Método fônico. Aprendizagem. Alfazetização
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização. 
description Este artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716
10.14295/idonline.v13i45.1716
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716/2504
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca Marly Moreira da Silva, Irineide Santos Leandro, Girlândia Pereira Bezerra, Edinalda Ferreira de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca Marly Moreira da Silva, Irineide Santos Leandro, Girlândia Pereira Bezerra, Edinalda Ferreira de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 253-261
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822116219621212160
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1716