A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Evilázia Matias de Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2922
Resumo: Resumo: Tendo em vista que o tema inclusão cada vez mais é discutido em muitos aspectos, esta pesquisa acadêmica, procurou focar o referido tema voltando ao universo do estudante surdo desde sua inserção na Educação Infantil. Este estudo teve como metodologia, uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, considerando as contribuições de autores comprometidos com a causa, como Moura (2000), Fernandes (2003), entre outros que enfatizam a educação inclusiva e seus sujeitos, o aluno surdo e o professor. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a inclusão do aluno surdo e em seguida uma reflexão sobre a formação do educador da sala comum na perspectiva inclusiva, a grande importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE no processo de ensino e aprendizagem destes alunos e a função do interprete de Libras. Aborda a inclusão escolar como uma política que consiste no acesso e na permanência de todos os alunos com deficiência nas redes de ensino. A pessoa com surdez apresenta uma limitação sensorial que requer adequações e materiais pedagógicos específicos que facilitem seu processo de aprendizagem. Pretendem-se com este estudo proporcionar subsídios para os professores e estudantes nesta etapa de ensino inicial, como também professores da sala de AEE, referenciais e pistas que possam apoiá-los na inclusão educacional desses alunos. Dessa forma para que haja a inclusão escolar do aluno surdo, as instituições de ensino devem rever sua prática pedagógica, desenvolvendo mecanismos e práticas, considerando a diferença desse alunado, promovendo o pleno desenvolvimento das suas potencialidades no contexto educacional e para o favorecimento do processo ensino aprendizagem de seus educando. 
id IPES_ab7f455be736c47930e4e8c8b22836a2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2922
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /Aluno surdo. Educação inclusiva. Educação infantil. Intérprete. ProfessorResumo: Tendo em vista que o tema inclusão cada vez mais é discutido em muitos aspectos, esta pesquisa acadêmica, procurou focar o referido tema voltando ao universo do estudante surdo desde sua inserção na Educação Infantil. Este estudo teve como metodologia, uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, considerando as contribuições de autores comprometidos com a causa, como Moura (2000), Fernandes (2003), entre outros que enfatizam a educação inclusiva e seus sujeitos, o aluno surdo e o professor. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a inclusão do aluno surdo e em seguida uma reflexão sobre a formação do educador da sala comum na perspectiva inclusiva, a grande importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE no processo de ensino e aprendizagem destes alunos e a função do interprete de Libras. Aborda a inclusão escolar como uma política que consiste no acesso e na permanência de todos os alunos com deficiência nas redes de ensino. A pessoa com surdez apresenta uma limitação sensorial que requer adequações e materiais pedagógicos específicos que facilitem seu processo de aprendizagem. Pretendem-se com este estudo proporcionar subsídios para os professores e estudantes nesta etapa de ensino inicial, como também professores da sala de AEE, referenciais e pistas que possam apoiá-los na inclusão educacional desses alunos. Dessa forma para que haja a inclusão escolar do aluno surdo, as instituições de ensino devem rever sua prática pedagógica, desenvolvendo mecanismos e práticas, considerando a diferença desse alunado, promovendo o pleno desenvolvimento das suas potencialidades no contexto educacional e para o favorecimento do processo ensino aprendizagem de seus educando. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Evilázia Matias de SousaMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292210.14295/idonline.v14i53.2922ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 878-8891981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2922/4521Direitos autorais 2021 Evilázia Matias de Sousa Silva, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:19Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
title A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
spellingShingle A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
Silva, Evilázia Matias de Sousa
Aluno surdo. Educação inclusiva. Educação infantil. Intérprete. Professor
title_short A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
title_full A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
title_fullStr A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
title_full_unstemmed A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
title_sort A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
author Silva, Evilázia Matias de Sousa
author_facet Silva, Evilázia Matias de Sousa
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Evilázia Matias de Sousa
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno surdo. Educação inclusiva. Educação infantil. Intérprete. Professor
topic Aluno surdo. Educação inclusiva. Educação infantil. Intérprete. Professor
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Tendo em vista que o tema inclusão cada vez mais é discutido em muitos aspectos, esta pesquisa acadêmica, procurou focar o referido tema voltando ao universo do estudante surdo desde sua inserção na Educação Infantil. Este estudo teve como metodologia, uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, considerando as contribuições de autores comprometidos com a causa, como Moura (2000), Fernandes (2003), entre outros que enfatizam a educação inclusiva e seus sujeitos, o aluno surdo e o professor. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a inclusão do aluno surdo e em seguida uma reflexão sobre a formação do educador da sala comum na perspectiva inclusiva, a grande importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE no processo de ensino e aprendizagem destes alunos e a função do interprete de Libras. Aborda a inclusão escolar como uma política que consiste no acesso e na permanência de todos os alunos com deficiência nas redes de ensino. A pessoa com surdez apresenta uma limitação sensorial que requer adequações e materiais pedagógicos específicos que facilitem seu processo de aprendizagem. Pretendem-se com este estudo proporcionar subsídios para os professores e estudantes nesta etapa de ensino inicial, como também professores da sala de AEE, referenciais e pistas que possam apoiá-los na inclusão educacional desses alunos. Dessa forma para que haja a inclusão escolar do aluno surdo, as instituições de ensino devem rever sua prática pedagógica, desenvolvendo mecanismos e práticas, considerando a diferença desse alunado, promovendo o pleno desenvolvimento das suas potencialidades no contexto educacional e para o favorecimento do processo ensino aprendizagem de seus educando. 
description Resumo: Tendo em vista que o tema inclusão cada vez mais é discutido em muitos aspectos, esta pesquisa acadêmica, procurou focar o referido tema voltando ao universo do estudante surdo desde sua inserção na Educação Infantil. Este estudo teve como metodologia, uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, considerando as contribuições de autores comprometidos com a causa, como Moura (2000), Fernandes (2003), entre outros que enfatizam a educação inclusiva e seus sujeitos, o aluno surdo e o professor. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a inclusão do aluno surdo e em seguida uma reflexão sobre a formação do educador da sala comum na perspectiva inclusiva, a grande importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE no processo de ensino e aprendizagem destes alunos e a função do interprete de Libras. Aborda a inclusão escolar como uma política que consiste no acesso e na permanência de todos os alunos com deficiência nas redes de ensino. A pessoa com surdez apresenta uma limitação sensorial que requer adequações e materiais pedagógicos específicos que facilitem seu processo de aprendizagem. Pretendem-se com este estudo proporcionar subsídios para os professores e estudantes nesta etapa de ensino inicial, como também professores da sala de AEE, referenciais e pistas que possam apoiá-los na inclusão educacional desses alunos. Dessa forma para que haja a inclusão escolar do aluno surdo, as instituições de ensino devem rever sua prática pedagógica, desenvolvendo mecanismos e práticas, considerando a diferença desse alunado, promovendo o pleno desenvolvimento das suas potencialidades no contexto educacional e para o favorecimento do processo ensino aprendizagem de seus educando. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2922
10.14295/idonline.v14i53.2922
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2922
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2922/4521
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Evilázia Matias de Sousa Silva, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Evilázia Matias de Sousa Silva, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 878-889
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434354073600