A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2922 |
Resumo: | Resumo: Tendo em vista que o tema inclusão cada vez mais é discutido em muitos aspectos, esta pesquisa acadêmica, procurou focar o referido tema voltando ao universo do estudante surdo desde sua inserção na Educação Infantil. Este estudo teve como metodologia, uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, considerando as contribuições de autores comprometidos com a causa, como Moura (2000), Fernandes (2003), entre outros que enfatizam a educação inclusiva e seus sujeitos, o aluno surdo e o professor. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a inclusão do aluno surdo e em seguida uma reflexão sobre a formação do educador da sala comum na perspectiva inclusiva, a grande importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE no processo de ensino e aprendizagem destes alunos e a função do interprete de Libras. Aborda a inclusão escolar como uma política que consiste no acesso e na permanência de todos os alunos com deficiência nas redes de ensino. A pessoa com surdez apresenta uma limitação sensorial que requer adequações e materiais pedagógicos específicos que facilitem seu processo de aprendizagem. Pretendem-se com este estudo proporcionar subsídios para os professores e estudantes nesta etapa de ensino inicial, como também professores da sala de AEE, referenciais e pistas que possam apoiá-los na inclusão educacional desses alunos. Dessa forma para que haja a inclusão escolar do aluno surdo, as instituições de ensino devem rever sua prática pedagógica, desenvolvendo mecanismos e práticas, considerando a diferença desse alunado, promovendo o pleno desenvolvimento das suas potencialidades no contexto educacional e para o favorecimento do processo ensino aprendizagem de seus educando. |
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A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /Aluno surdo. Educação inclusiva. Educação infantil. Intérprete. ProfessorResumo: Tendo em vista que o tema inclusão cada vez mais é discutido em muitos aspectos, esta pesquisa acadêmica, procurou focar o referido tema voltando ao universo do estudante surdo desde sua inserção na Educação Infantil. Este estudo teve como metodologia, uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, considerando as contribuições de autores comprometidos com a causa, como Moura (2000), Fernandes (2003), entre outros que enfatizam a educação inclusiva e seus sujeitos, o aluno surdo e o professor. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a inclusão do aluno surdo e em seguida uma reflexão sobre a formação do educador da sala comum na perspectiva inclusiva, a grande importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE no processo de ensino e aprendizagem destes alunos e a função do interprete de Libras. Aborda a inclusão escolar como uma política que consiste no acesso e na permanência de todos os alunos com deficiência nas redes de ensino. A pessoa com surdez apresenta uma limitação sensorial que requer adequações e materiais pedagógicos específicos que facilitem seu processo de aprendizagem. Pretendem-se com este estudo proporcionar subsídios para os professores e estudantes nesta etapa de ensino inicial, como também professores da sala de AEE, referenciais e pistas que possam apoiá-los na inclusão educacional desses alunos. Dessa forma para que haja a inclusão escolar do aluno surdo, as instituições de ensino devem rever sua prática pedagógica, desenvolvendo mecanismos e práticas, considerando a diferença desse alunado, promovendo o pleno desenvolvimento das suas potencialidades no contexto educacional e para o favorecimento do processo ensino aprendizagem de seus educando. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Evilázia Matias de SousaMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292210.14295/idonline.v14i53.2922ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 878-8891981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2922/4521Direitos autorais 2021 Evilázia Matias de Sousa Silva, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:19Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Resumo: Tendo em vista que o tema inclusão cada vez mais é discutido em muitos aspectos, esta pesquisa acadêmica, procurou focar o referido tema voltando ao universo do estudante surdo desde sua inserção na Educação Infantil. Este estudo teve como metodologia, uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, considerando as contribuições de autores comprometidos com a causa, como Moura (2000), Fernandes (2003), entre outros que enfatizam a educação inclusiva e seus sujeitos, o aluno surdo e o professor. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a inclusão do aluno surdo e em seguida uma reflexão sobre a formação do educador da sala comum na perspectiva inclusiva, a grande importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE no processo de ensino e aprendizagem destes alunos e a função do interprete de Libras. Aborda a inclusão escolar como uma política que consiste no acesso e na permanência de todos os alunos com deficiência nas redes de ensino. A pessoa com surdez apresenta uma limitação sensorial que requer adequações e materiais pedagógicos específicos que facilitem seu processo de aprendizagem. Pretendem-se com este estudo proporcionar subsídios para os professores e estudantes nesta etapa de ensino inicial, como também professores da sala de AEE, referenciais e pistas que possam apoiá-los na inclusão educacional desses alunos. Dessa forma para que haja a inclusão escolar do aluno surdo, as instituições de ensino devem rever sua prática pedagógica, desenvolvendo mecanismos e práticas, considerando a diferença desse alunado, promovendo o pleno desenvolvimento das suas potencialidades no contexto educacional e para o favorecimento do processo ensino aprendizagem de seus educando. |
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