Por uma Pedagogia Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Edjonas Silvana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655
Resumo: O presente trabalho discute a questão da inclusão de crianças com necessidades especiais na busca de promoção de uma pedagogia inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o que dizem as leis e os teóricos sobre o tema, compreendendo o papel do professor pedagogo no seu cotidiano escolar como articulador do processo de aprendizagem. Entende-se que inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade e que para que ela aconteça faz-se necessário derrubar barreiras e obstáculos em relação a formação e informação e dentre eles o preconceito social que ainda perdura na sociedade. Para a concretização desse trabalho foram necessários diversas leituras em artigos e livros sobre o tema, como também a leitura de documentos que asseguram a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas. Espera-se que a construção do mesmo venha a ser um subsídio para professores que atuam em sala de aula.  
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