Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam a indisciplina escolar como possível entrave na formação do técnico em enfermagem, em uma escola da rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado com a turma do 2° ano do curso "Técnico em Enfermagem", no período de março a abril de 2016. Pelos resultados, evidenciamos que a indisciplina em sala de aula prejudica o processo de ensino-aprendizagem, tendo como consequência diversos fatores, como falta de respeito, desinteresse, brincadeiras fora de hora e muitas conversas que ocasionam prejuízos nas aulas e na construção de novas aprendizagens. Além disso, destacamos a importância do diálogo e da relação professor-aluno como essenciais na condução da (in)disciplina em sala de aula. Registramos, então, a importância do processo de formação do professor e das parcerias com a família e demais segmentos da sociedade como medidas interventivas fundamentais para minimizar seus efeitos negativos e abrir caminhos que instrumentalizam e potencializam para um novo atuar em sala de aula, substancial para proporcionar uma educação significativa e transformadora aos nossos alunos. |
id |
IPES_ce4f3a26f8065260e02b3c4c5030e3f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/660 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem.O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam a indisciplina escolar como possível entrave na formação do técnico em enfermagem, em uma escola da rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado com a turma do 2° ano do curso "Técnico em Enfermagem", no período de março a abril de 2016. Pelos resultados, evidenciamos que a indisciplina em sala de aula prejudica o processo de ensino-aprendizagem, tendo como consequência diversos fatores, como falta de respeito, desinteresse, brincadeiras fora de hora e muitas conversas que ocasionam prejuízos nas aulas e na construção de novas aprendizagens. Além disso, destacamos a importância do diálogo e da relação professor-aluno como essenciais na condução da (in)disciplina em sala de aula. Registramos, então, a importância do processo de formação do professor e das parcerias com a família e demais segmentos da sociedade como medidas interventivas fundamentais para minimizar seus efeitos negativos e abrir caminhos que instrumentalizam e potencializam para um novo atuar em sala de aula, substancial para proporcionar uma educação significativa e transformadora aos nossos alunos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Magda Maria deTorres, Geanne Maria Costa2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/66010.14295/idonline.v10i33.660ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 347-3621981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660/930Direitos autorais 2021 Magda Maria de Oliveira, Geanne Maria Costa Torreshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem? |
title |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem? |
spellingShingle |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem? Oliveira, Magda Maria de Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem. |
title_short |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem? |
title_full |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem? |
title_fullStr |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem? |
title_full_unstemmed |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem? |
title_sort |
Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem? |
author |
Oliveira, Magda Maria de |
author_facet |
Oliveira, Magda Maria de Torres, Geanne Maria Costa |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Geanne Maria Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Magda Maria de Torres, Geanne Maria Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem. |
topic |
Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem. |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam a indisciplina escolar como possível entrave na formação do técnico em enfermagem, em uma escola da rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado com a turma do 2° ano do curso "Técnico em Enfermagem", no período de março a abril de 2016. Pelos resultados, evidenciamos que a indisciplina em sala de aula prejudica o processo de ensino-aprendizagem, tendo como consequência diversos fatores, como falta de respeito, desinteresse, brincadeiras fora de hora e muitas conversas que ocasionam prejuízos nas aulas e na construção de novas aprendizagens. Além disso, destacamos a importância do diálogo e da relação professor-aluno como essenciais na condução da (in)disciplina em sala de aula. Registramos, então, a importância do processo de formação do professor e das parcerias com a família e demais segmentos da sociedade como medidas interventivas fundamentais para minimizar seus efeitos negativos e abrir caminhos que instrumentalizam e potencializam para um novo atuar em sala de aula, substancial para proporcionar uma educação significativa e transformadora aos nossos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660 10.14295/idonline.v10i33.660 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i33.660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660/930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Magda Maria de Oliveira, Geanne Maria Costa Torres https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Magda Maria de Oliveira, Geanne Maria Costa Torres https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 347-362 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957535694848 |