Afetividade e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71877 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema relação entre a afetividade e a aprendizagem e apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo e a entrevista estruturada, com perguntas para pais e professores dos alunos da quarta série de uma escola municipal de Gravataí. Dessa forma buscou-se identificar o conceito de afetividade e de aprendizagem para os entrevistados, investigar se há relação entre a afetividade e a aprendizagem e de que forma a afetividade pode influenciar na aprendizagem do ser humano. A relação de afeto entre aluno e professor é fundamentada em vários aspectos que são tratados ao longo deste trabalho, identificando as maneiras de incrementar a aprendizagem, as relações de afetividade, alicerçadas na proposta de estimular o aluno a estabelecer a interação com seus pares. Ela pode ser fundamental para a formação de personalidade do educando e para o tipo de cidadão que irá surgir a partir dessas relações. O referencial teórico foi construído tendo como base os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Humberto Maturana e Henri Wallon. A escola precisa compreender a necessidade de tratar a criança para além de um mero receptador do conhecimento, mas interagir com afetividade para que essa a mesma possa construir relações de confiança e construir os conhecimentos trabalhados na escola. |
id |
UFRGS-2_798391af31097e0a5c2219d6ea7a6030 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71877 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sarmento, Nara Regina GoulartSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/71877000880292O presente trabalho tem como tema relação entre a afetividade e a aprendizagem e apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo e a entrevista estruturada, com perguntas para pais e professores dos alunos da quarta série de uma escola municipal de Gravataí. Dessa forma buscou-se identificar o conceito de afetividade e de aprendizagem para os entrevistados, investigar se há relação entre a afetividade e a aprendizagem e de que forma a afetividade pode influenciar na aprendizagem do ser humano. A relação de afeto entre aluno e professor é fundamentada em vários aspectos que são tratados ao longo deste trabalho, identificando as maneiras de incrementar a aprendizagem, as relações de afetividade, alicerçadas na proposta de estimular o aluno a estabelecer a interação com seus pares. Ela pode ser fundamental para a formação de personalidade do educando e para o tipo de cidadão que irá surgir a partir dessas relações. O referencial teórico foi construído tendo como base os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Humberto Maturana e Henri Wallon. A escola precisa compreender a necessidade de tratar a criança para além de um mero receptador do conhecimento, mas interagir com afetividade para que essa a mesma possa construir relações de confiança e construir os conhecimentos trabalhados na escola.application/pdfporRelação professor-alunoAfetividadeAfetividade e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880292.pdf000880292.pdfTexto completoapplication/pdf129308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/1/000880292.pdfc5500900e53a977cc7c46deb647d12feMD51TEXT000880292.pdf.txt000880292.pdf.txtExtracted Texttext/plain57986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/2/000880292.pdf.txt37ff129f59c48bfac830f0ab918706dcMD52THUMBNAIL000880292.pdf.jpg000880292.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/3/000880292.pdf.jpg417063075638c2160ce621f87f258816MD5310183/718772018-10-17 07:57:09.613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Afetividade e aprendizagem |
title |
Afetividade e aprendizagem |
spellingShingle |
Afetividade e aprendizagem Sarmento, Nara Regina Goulart Relação professor-aluno Afetividade |
title_short |
Afetividade e aprendizagem |
title_full |
Afetividade e aprendizagem |
title_fullStr |
Afetividade e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Afetividade e aprendizagem |
title_sort |
Afetividade e aprendizagem |
author |
Sarmento, Nara Regina Goulart |
author_facet |
Sarmento, Nara Regina Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Nara Regina Goulart |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
contributor_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Afetividade |
topic |
Relação professor-aluno Afetividade |
description |
O presente trabalho tem como tema relação entre a afetividade e a aprendizagem e apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo e a entrevista estruturada, com perguntas para pais e professores dos alunos da quarta série de uma escola municipal de Gravataí. Dessa forma buscou-se identificar o conceito de afetividade e de aprendizagem para os entrevistados, investigar se há relação entre a afetividade e a aprendizagem e de que forma a afetividade pode influenciar na aprendizagem do ser humano. A relação de afeto entre aluno e professor é fundamentada em vários aspectos que são tratados ao longo deste trabalho, identificando as maneiras de incrementar a aprendizagem, as relações de afetividade, alicerçadas na proposta de estimular o aluno a estabelecer a interação com seus pares. Ela pode ser fundamental para a formação de personalidade do educando e para o tipo de cidadão que irá surgir a partir dessas relações. O referencial teórico foi construído tendo como base os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Humberto Maturana e Henri Wallon. A escola precisa compreender a necessidade de tratar a criança para além de um mero receptador do conhecimento, mas interagir com afetividade para que essa a mesma possa construir relações de confiança e construir os conhecimentos trabalhados na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880292 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71877 |
identifier_str_mv |
000880292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/1/000880292.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/2/000880292.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/3/000880292.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5500900e53a977cc7c46deb647d12fe 37ff129f59c48bfac830f0ab918706dc 417063075638c2160ce621f87f258816 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107530653696 |