Afetividade e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Nara Regina Goulart
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71877
Resumo: O presente trabalho tem como tema relação entre a afetividade e a aprendizagem e apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo e a entrevista estruturada, com perguntas para pais e professores dos alunos da quarta série de uma escola municipal de Gravataí. Dessa forma buscou-se identificar o conceito de afetividade e de aprendizagem para os entrevistados, investigar se há relação entre a afetividade e a aprendizagem e de que forma a afetividade pode influenciar na aprendizagem do ser humano. A relação de afeto entre aluno e professor é fundamentada em vários aspectos que são tratados ao longo deste trabalho, identificando as maneiras de incrementar a aprendizagem, as relações de afetividade, alicerçadas na proposta de estimular o aluno a estabelecer a interação com seus pares. Ela pode ser fundamental para a formação de personalidade do educando e para o tipo de cidadão que irá surgir a partir dessas relações. O referencial teórico foi construído tendo como base os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Humberto Maturana e Henri Wallon. A escola precisa compreender a necessidade de tratar a criança para além de um mero receptador do conhecimento, mas interagir com afetividade para que essa a mesma possa construir relações de confiança e construir os conhecimentos trabalhados na escola.
id UFRGS-2_798391af31097e0a5c2219d6ea7a6030
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71877
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sarmento, Nara Regina GoulartSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/71877000880292O presente trabalho tem como tema relação entre a afetividade e a aprendizagem e apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo e a entrevista estruturada, com perguntas para pais e professores dos alunos da quarta série de uma escola municipal de Gravataí. Dessa forma buscou-se identificar o conceito de afetividade e de aprendizagem para os entrevistados, investigar se há relação entre a afetividade e a aprendizagem e de que forma a afetividade pode influenciar na aprendizagem do ser humano. A relação de afeto entre aluno e professor é fundamentada em vários aspectos que são tratados ao longo deste trabalho, identificando as maneiras de incrementar a aprendizagem, as relações de afetividade, alicerçadas na proposta de estimular o aluno a estabelecer a interação com seus pares. Ela pode ser fundamental para a formação de personalidade do educando e para o tipo de cidadão que irá surgir a partir dessas relações. O referencial teórico foi construído tendo como base os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Humberto Maturana e Henri Wallon. A escola precisa compreender a necessidade de tratar a criança para além de um mero receptador do conhecimento, mas interagir com afetividade para que essa a mesma possa construir relações de confiança e construir os conhecimentos trabalhados na escola.application/pdfporRelação professor-alunoAfetividadeAfetividade e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880292.pdf000880292.pdfTexto completoapplication/pdf129308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/1/000880292.pdfc5500900e53a977cc7c46deb647d12feMD51TEXT000880292.pdf.txt000880292.pdf.txtExtracted Texttext/plain57986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/2/000880292.pdf.txt37ff129f59c48bfac830f0ab918706dcMD52THUMBNAIL000880292.pdf.jpg000880292.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/3/000880292.pdf.jpg417063075638c2160ce621f87f258816MD5310183/718772018-10-17 07:57:09.613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afetividade e aprendizagem
title Afetividade e aprendizagem
spellingShingle Afetividade e aprendizagem
Sarmento, Nara Regina Goulart
Relação professor-aluno
Afetividade
title_short Afetividade e aprendizagem
title_full Afetividade e aprendizagem
title_fullStr Afetividade e aprendizagem
title_full_unstemmed Afetividade e aprendizagem
title_sort Afetividade e aprendizagem
author Sarmento, Nara Regina Goulart
author_facet Sarmento, Nara Regina Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Nara Regina Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slomp, Paulo Francisco
contributor_str_mv Slomp, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Afetividade
topic Relação professor-aluno
Afetividade
description O presente trabalho tem como tema relação entre a afetividade e a aprendizagem e apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo e a entrevista estruturada, com perguntas para pais e professores dos alunos da quarta série de uma escola municipal de Gravataí. Dessa forma buscou-se identificar o conceito de afetividade e de aprendizagem para os entrevistados, investigar se há relação entre a afetividade e a aprendizagem e de que forma a afetividade pode influenciar na aprendizagem do ser humano. A relação de afeto entre aluno e professor é fundamentada em vários aspectos que são tratados ao longo deste trabalho, identificando as maneiras de incrementar a aprendizagem, as relações de afetividade, alicerçadas na proposta de estimular o aluno a estabelecer a interação com seus pares. Ela pode ser fundamental para a formação de personalidade do educando e para o tipo de cidadão que irá surgir a partir dessas relações. O referencial teórico foi construído tendo como base os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Humberto Maturana e Henri Wallon. A escola precisa compreender a necessidade de tratar a criança para além de um mero receptador do conhecimento, mas interagir com afetividade para que essa a mesma possa construir relações de confiança e construir os conhecimentos trabalhados na escola.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880292
url http://hdl.handle.net/10183/71877
identifier_str_mv 000880292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/1/000880292.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/2/000880292.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71877/3/000880292.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5500900e53a977cc7c46deb647d12fe
37ff129f59c48bfac830f0ab918706dc
417063075638c2160ce621f87f258816
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447501271040