A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Paula Wanessa Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309
Resumo: Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar ao leitor uma nova perspectiva de ensino na modalidade EJA mediante as atribuições da ludicidade. O termo ludicidade remete muito ao ambiente infantil, que é mais proveniente de brincadeiras e jogos direcionados em seu contexto, mas na EJA vem abrindo espaço para o novo, com novas estratégias lúdicas para ampliação do conhecimento. O estudo dispõe como bases teóricas estudos bibliográficos de caráter qualitativo que foi o processo metodológico utilizado para a construção do artigo, assim como análise em obras e falas de autores renomados no tema abordado que tem opiniões formadas sobre o aspecto lúdico como mecanismo de aprendizagem. Foram apontadas algumas sugestões de procedimentos lúdicos a alunos de EJA, assim como uma perspectiva atendida na construção para educadores flexivos e inovadores.Abstract:This article has as main objective to present to the reader a new perspective of teaching in the EJA modality through the attributions of playfulness. The term playfulness refers a lot to the children's environment, which comes more from games and games directed in its context, but in EJA it has been opening space for the new, with new playful strategies to expand knowledge. The study has as theoretical bases bibliographic studies of a qualitative character, which was the methodological process used to build the article, as well as analysis in works and speeches by renowned authors on the topic discussed who have formed opinions on the playful aspect as a learning mechanism. Some suggestions of playful procedures for EJA students were pointed out, as well as a perspective considered in the construction for flexible and innovative educators. Keywords: Playfulness, EJA, Learning, Incentive.
id IPES_dbb8d5f09f4cf026b243edefe6282ceb
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3309
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults EducationLudicidade; EJA; Aprendizagem; Incentivo.Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar ao leitor uma nova perspectiva de ensino na modalidade EJA mediante as atribuições da ludicidade. O termo ludicidade remete muito ao ambiente infantil, que é mais proveniente de brincadeiras e jogos direcionados em seu contexto, mas na EJA vem abrindo espaço para o novo, com novas estratégias lúdicas para ampliação do conhecimento. O estudo dispõe como bases teóricas estudos bibliográficos de caráter qualitativo que foi o processo metodológico utilizado para a construção do artigo, assim como análise em obras e falas de autores renomados no tema abordado que tem opiniões formadas sobre o aspecto lúdico como mecanismo de aprendizagem. Foram apontadas algumas sugestões de procedimentos lúdicos a alunos de EJA, assim como uma perspectiva atendida na construção para educadores flexivos e inovadores.Abstract:This article has as main objective to present to the reader a new perspective of teaching in the EJA modality through the attributions of playfulness. The term playfulness refers a lot to the children's environment, which comes more from games and games directed in its context, but in EJA it has been opening space for the new, with new playful strategies to expand knowledge. The study has as theoretical bases bibliographic studies of a qualitative character, which was the methodological process used to build the article, as well as analysis in works and speeches by renowned authors on the topic discussed who have formed opinions on the playful aspect as a learning mechanism. Some suggestions of playful procedures for EJA students were pointed out, as well as a perspective considered in the construction for flexible and innovative educators. Keywords: Playfulness, EJA, Learning, Incentive.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFagundes, Paula Wanessa AlvesMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/330910.14295/idonline.v15i58.3309ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 58-661981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309/5177Direitos autorais 2021 Paula Wanessa Alves Fagundes, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:27Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
title A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
spellingShingle A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
Fagundes, Paula Wanessa Alves
Ludicidade; EJA; Aprendizagem; Incentivo.
title_short A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
title_full A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
title_fullStr A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
title_full_unstemmed A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
title_sort A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
author Fagundes, Paula Wanessa Alves
author_facet Fagundes, Paula Wanessa Alves
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Paula Wanessa Alves
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade; EJA; Aprendizagem; Incentivo.
topic Ludicidade; EJA; Aprendizagem; Incentivo.
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar ao leitor uma nova perspectiva de ensino na modalidade EJA mediante as atribuições da ludicidade. O termo ludicidade remete muito ao ambiente infantil, que é mais proveniente de brincadeiras e jogos direcionados em seu contexto, mas na EJA vem abrindo espaço para o novo, com novas estratégias lúdicas para ampliação do conhecimento. O estudo dispõe como bases teóricas estudos bibliográficos de caráter qualitativo que foi o processo metodológico utilizado para a construção do artigo, assim como análise em obras e falas de autores renomados no tema abordado que tem opiniões formadas sobre o aspecto lúdico como mecanismo de aprendizagem. Foram apontadas algumas sugestões de procedimentos lúdicos a alunos de EJA, assim como uma perspectiva atendida na construção para educadores flexivos e inovadores.Abstract:This article has as main objective to present to the reader a new perspective of teaching in the EJA modality through the attributions of playfulness. The term playfulness refers a lot to the children's environment, which comes more from games and games directed in its context, but in EJA it has been opening space for the new, with new playful strategies to expand knowledge. The study has as theoretical bases bibliographic studies of a qualitative character, which was the methodological process used to build the article, as well as analysis in works and speeches by renowned authors on the topic discussed who have formed opinions on the playful aspect as a learning mechanism. Some suggestions of playful procedures for EJA students were pointed out, as well as a perspective considered in the construction for flexible and innovative educators. Keywords: Playfulness, EJA, Learning, Incentive.
description Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar ao leitor uma nova perspectiva de ensino na modalidade EJA mediante as atribuições da ludicidade. O termo ludicidade remete muito ao ambiente infantil, que é mais proveniente de brincadeiras e jogos direcionados em seu contexto, mas na EJA vem abrindo espaço para o novo, com novas estratégias lúdicas para ampliação do conhecimento. O estudo dispõe como bases teóricas estudos bibliográficos de caráter qualitativo que foi o processo metodológico utilizado para a construção do artigo, assim como análise em obras e falas de autores renomados no tema abordado que tem opiniões formadas sobre o aspecto lúdico como mecanismo de aprendizagem. Foram apontadas algumas sugestões de procedimentos lúdicos a alunos de EJA, assim como uma perspectiva atendida na construção para educadores flexivos e inovadores.Abstract:This article has as main objective to present to the reader a new perspective of teaching in the EJA modality through the attributions of playfulness. The term playfulness refers a lot to the children's environment, which comes more from games and games directed in its context, but in EJA it has been opening space for the new, with new playful strategies to expand knowledge. The study has as theoretical bases bibliographic studies of a qualitative character, which was the methodological process used to build the article, as well as analysis in works and speeches by renowned authors on the topic discussed who have formed opinions on the playful aspect as a learning mechanism. Some suggestions of playful procedures for EJA students were pointed out, as well as a perspective considered in the construction for flexible and innovative educators. Keywords: Playfulness, EJA, Learning, Incentive.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309
10.14295/idonline.v15i58.3309
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309/5177
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Paula Wanessa Alves Fagundes, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Paula Wanessa Alves Fagundes, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 58-66
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433819299840