A avaliação educacional no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69 |
Resumo: | O Presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação Educacional no contexto escolar. Neste estudo buscamos discutir alguns instrumentos de avaliação que possam ser úteis no dia-a-dia dos envolvidos. Nosso principal objetivo é dialogar com as propostas de alguns autores sobre suas estratégias e práticas educativas. Os resultados obtidos à partir da literatura examinada, nos leva a crer que a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação a mesma e, a verificação das habilidades e competências adquiridas. A compreensão das formas de avaliar e o uso de diferentes estratégias, faz com que a avaliação se torne uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste sentido, quanto mais colocarmos em prática a nossa capacidade de avaliar, melhor teremos resultados coerentes com os objetivos de aprendizagem planejados. |
id |
IPES_e90d67914fd8baea33153b85829a1e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/69 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação educacional no contexto escolarAvaliação, Educação, Ensino.O Presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação Educacional no contexto escolar. Neste estudo buscamos discutir alguns instrumentos de avaliação que possam ser úteis no dia-a-dia dos envolvidos. Nosso principal objetivo é dialogar com as propostas de alguns autores sobre suas estratégias e práticas educativas. Os resultados obtidos à partir da literatura examinada, nos leva a crer que a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação a mesma e, a verificação das habilidades e competências adquiridas. A compreensão das formas de avaliar e o uso de diferentes estratégias, faz com que a avaliação se torne uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste sentido, quanto mais colocarmos em prática a nossa capacidade de avaliar, melhor teremos resultados coerentes com os objetivos de aprendizagem planejados.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSeábra, Maria Divania PrimoDiógenes, Sérgina Carla PontesMelo, Joana Machado Leite de2010-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/6910.14295/idonline.v4i12.69ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 12 (2010); 90-961981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69/69Direitos autorais 2021 Maria Divania Primo Seábra, Sérgina Carla Pontes Diógenes, Joana Machado Leite de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:05:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação educacional no contexto escolar |
title |
A avaliação educacional no contexto escolar |
spellingShingle |
A avaliação educacional no contexto escolar Seábra, Maria Divania Primo Avaliação, Educação, Ensino. |
title_short |
A avaliação educacional no contexto escolar |
title_full |
A avaliação educacional no contexto escolar |
title_fullStr |
A avaliação educacional no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A avaliação educacional no contexto escolar |
title_sort |
A avaliação educacional no contexto escolar |
author |
Seábra, Maria Divania Primo |
author_facet |
Seábra, Maria Divania Primo Diógenes, Sérgina Carla Pontes Melo, Joana Machado Leite de |
author_role |
author |
author2 |
Diógenes, Sérgina Carla Pontes Melo, Joana Machado Leite de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seábra, Maria Divania Primo Diógenes, Sérgina Carla Pontes Melo, Joana Machado Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação, Educação, Ensino. |
topic |
Avaliação, Educação, Ensino. |
description |
O Presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação Educacional no contexto escolar. Neste estudo buscamos discutir alguns instrumentos de avaliação que possam ser úteis no dia-a-dia dos envolvidos. Nosso principal objetivo é dialogar com as propostas de alguns autores sobre suas estratégias e práticas educativas. Os resultados obtidos à partir da literatura examinada, nos leva a crer que a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação a mesma e, a verificação das habilidades e competências adquiridas. A compreensão das formas de avaliar e o uso de diferentes estratégias, faz com que a avaliação se torne uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste sentido, quanto mais colocarmos em prática a nossa capacidade de avaliar, melhor teremos resultados coerentes com os objetivos de aprendizagem planejados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69 10.14295/idonline.v4i12.69 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v4i12.69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 12 (2010); 90-96 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053951655280640 |