Transtornos de Aprendizagem na visão dos Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Mônica Maria Siqueira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Annatália Menezes de Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/278
Resumo: O presente artigo é fragmento da dissertação de mestrado intitulado a câmera do olhar e o olhar da câmera: percepções dos professores acerca dos transtornos e dificuldades de aprendizagem na arte da ensinagem. Aprendizagem é contínua e bem intensa na criança e no adolescente, sendo peculiar a cada fase, podendo esse processo ser desenvolvido tranquilamente ou de forma conturbada. Diante disso, é importante que os professores percebam em sala de aula as características dos Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem quando apresentadas, para que possam desenvolver estratégias ativas e eficazes de aprendizagem para estes estudantes. O estudo teve como objetivo: Compreender os significados e práticas dos professores acerca dos Transtornos e Dificuldades da Aprendizagem na escola. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, utilizando como método para coleta de dados o Grupo Focal-GF. Para a discussão dos dados, foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo. Este artigo irá apresentar os resultados obtidos nas categorias: O Processo Ensino Aprendizagem e suas características: uma “via de mão dupla” na formação humana  e  Desconhecendo um provável TA e os desafios de lidar com as diferenças. Os sujeitos participantes foram 10 (dez) professores de uma Instituição Federal de Educação, de ambos os sexos. A investigação possibilitou concluir que: a percepção dos professores ainda é insuficiente quanto ao assunto proposto, bem como os conhecimentos sobre a diferenciação entre as nomenclaturas Dificuldade e Transtorno, seus tipos e causas. No processo ensino aprendizagem, percebe-se que há um grande desejo de alguns de se ter uma prática que não seja unilateral. Quanto aos desafios enfrentados pelos professores em sala de aula, o maior deles é lidar com as grandes diferenças encontradas neste ambiente, com relação aos níveis de aprendizagem e às limitações do tempo e estrutura do sistema educacional. Esta pesquisa revelou que os professores, sejam eles bacharéis ou licenciados, possuem uma limitação sobre como perceber os estudantes que possuem uma ruptura na sua aprendizagem.
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description O presente artigo é fragmento da dissertação de mestrado intitulado a câmera do olhar e o olhar da câmera: percepções dos professores acerca dos transtornos e dificuldades de aprendizagem na arte da ensinagem. Aprendizagem é contínua e bem intensa na criança e no adolescente, sendo peculiar a cada fase, podendo esse processo ser desenvolvido tranquilamente ou de forma conturbada. Diante disso, é importante que os professores percebam em sala de aula as características dos Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem quando apresentadas, para que possam desenvolver estratégias ativas e eficazes de aprendizagem para estes estudantes. O estudo teve como objetivo: Compreender os significados e práticas dos professores acerca dos Transtornos e Dificuldades da Aprendizagem na escola. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, utilizando como método para coleta de dados o Grupo Focal-GF. Para a discussão dos dados, foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo. Este artigo irá apresentar os resultados obtidos nas categorias: O Processo Ensino Aprendizagem e suas características: uma “via de mão dupla” na formação humana  e  Desconhecendo um provável TA e os desafios de lidar com as diferenças. Os sujeitos participantes foram 10 (dez) professores de uma Instituição Federal de Educação, de ambos os sexos. A investigação possibilitou concluir que: a percepção dos professores ainda é insuficiente quanto ao assunto proposto, bem como os conhecimentos sobre a diferenciação entre as nomenclaturas Dificuldade e Transtorno, seus tipos e causas. No processo ensino aprendizagem, percebe-se que há um grande desejo de alguns de se ter uma prática que não seja unilateral. Quanto aos desafios enfrentados pelos professores em sala de aula, o maior deles é lidar com as grandes diferenças encontradas neste ambiente, com relação aos níveis de aprendizagem e às limitações do tempo e estrutura do sistema educacional. Esta pesquisa revelou que os professores, sejam eles bacharéis ou licenciados, possuem uma limitação sobre como perceber os estudantes que possuem uma ruptura na sua aprendizagem.
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