A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v14i53.2869 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral. |
id |
IPES_fd10b9d5a23884af15ca4211e477521e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2869 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood EducationJogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, AprendizagemResumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMedrado, Ana Claudia de Souza MenezesTexeira, Verônica Rejane Lima2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/286910.14295/idonline.v14i53.2869ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 260-2701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869/4553Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education |
title |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education |
spellingShingle |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem |
title_short |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education |
title_full |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education |
title_fullStr |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education |
title_full_unstemmed |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education |
title_sort |
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education |
author |
Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes |
author_facet |
Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes Texeira, Verônica Rejane Lima Texeira, Verônica Rejane Lima |
author_role |
author |
author2 |
Texeira, Verônica Rejane Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes Texeira, Verônica Rejane Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem |
topic |
Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral. |
description |
Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869 10.14295/idonline.v14i53.2869 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869/4553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 260-270 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822104447935840256 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2869 |