A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Texeira, Verônica Rejane Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v14i53.2869
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869
Resumo: Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.
id IPES_fd10b9d5a23884af15ca4211e477521e
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2869
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood EducationJogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, AprendizagemResumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMedrado, Ana Claudia de Souza MenezesTexeira, Verônica Rejane Lima2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/286910.14295/idonline.v14i53.2869ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 260-2701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869/4553Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
spellingShingle A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem
Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem
title_short A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title_full A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title_fullStr A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title_full_unstemmed A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title_sort A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
author Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
author_facet Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Texeira, Verônica Rejane Lima
Texeira, Verônica Rejane Lima
author_role author
author2 Texeira, Verônica Rejane Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Texeira, Verônica Rejane Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem
topic Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.
description Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869
10.14295/idonline.v14i53.2869
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869/4553
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 260-270
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822104447935840256
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2869