Avaliação das restrições de uso e ocupação do solo no entorno de aeródromos e análise comparativa entre as regulamentações aeronáuticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2219 |
Resumo: | Nesta dissertação avaliam-se as restrições de uso e ocupação do solo impostas às áreas vizinhas aos aeródromos. Face às altas taxas de urbanização destas áreas e com o objetivo de promover operações seguras de pouso e decolagem das aeronaves, a OACI recomenda, através do Anexo 14, a existência de uma zona livre de obstáculos nos arredores dos aeródromos, conhecida como Zona de Proteção. Para proteger a população dos efeitos adversos causados pelo ruído de aeronaves, a mesma Organização recomenda a elaboração do Zoneamento de Ruído. Neste último, são determinados o uso e a ocupação do solo compatível, em razão do nível de ruído aeronáutico. Baseando-se na OACI, o Brasil criou um conjunto de regulamentações para a Zona de Proteção e para o Zoneamento de Ruído que foi atualizado no ano de 2011. Com o interesse de analisar os efeitos desta atualização, esta pesquisa realiza uma comparação das especificações dadas pelas regulamentações e desenvolve um estudo de caso para o município de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, que abriga o Aeroporto Estadual de Ubatuba (SDUB), administrado pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). Os resultados da comparação e do estudo de caso demonstraram uma possível intensificação das irregularidades no conflito aeroporto x meio urbano, principalmente nos aeroportos que já possuem uma ocupação consolidada do seu entorno. Por fim, foi avaliado um conjunto de ações que visam a mitigação deste conflito. Com base na literatura, estruturou-se um formulário na web para quantificar o nível de dificuldade e o nível de contribuição deste conjunto de ações. O formulário foi aplicado a 30 especialistas em transporte aéreo no Brasil. Os resultados finais estão consolidados e demonstram que as ações mais efetivas seriam aquelas relacionadas ao aprimoramento das técnicas de planejamento do uso do solo. É notável, no entanto, que grande parte das ações aplicadas no cenário brasileiro são referentes a alguma restrição operacional aos aeroportos. |
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Avaliação das restrições de uso e ocupação do solo no entorno de aeródromos e análise comparativa entre as regulamentações aeronáuticasRuído de aeronavesAeroportosRegulamentaçãoDesenvolvimento urbanoPlanejamento urbanoEngenharia aeronáuticaAdministração públicaNesta dissertação avaliam-se as restrições de uso e ocupação do solo impostas às áreas vizinhas aos aeródromos. Face às altas taxas de urbanização destas áreas e com o objetivo de promover operações seguras de pouso e decolagem das aeronaves, a OACI recomenda, através do Anexo 14, a existência de uma zona livre de obstáculos nos arredores dos aeródromos, conhecida como Zona de Proteção. Para proteger a população dos efeitos adversos causados pelo ruído de aeronaves, a mesma Organização recomenda a elaboração do Zoneamento de Ruído. Neste último, são determinados o uso e a ocupação do solo compatível, em razão do nível de ruído aeronáutico. Baseando-se na OACI, o Brasil criou um conjunto de regulamentações para a Zona de Proteção e para o Zoneamento de Ruído que foi atualizado no ano de 2011. Com o interesse de analisar os efeitos desta atualização, esta pesquisa realiza uma comparação das especificações dadas pelas regulamentações e desenvolve um estudo de caso para o município de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, que abriga o Aeroporto Estadual de Ubatuba (SDUB), administrado pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). Os resultados da comparação e do estudo de caso demonstraram uma possível intensificação das irregularidades no conflito aeroporto x meio urbano, principalmente nos aeroportos que já possuem uma ocupação consolidada do seu entorno. Por fim, foi avaliado um conjunto de ações que visam a mitigação deste conflito. Com base na literatura, estruturou-se um formulário na web para quantificar o nível de dificuldade e o nível de contribuição deste conjunto de ações. O formulário foi aplicado a 30 especialistas em transporte aéreo no Brasil. Os resultados finais estão consolidados e demonstram que as ações mais efetivas seriam aquelas relacionadas ao aprimoramento das técnicas de planejamento do uso do solo. É notável, no entanto, que grande parte das ações aplicadas no cenário brasileiro são referentes a alguma restrição operacional aos aeroportos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCláudio Jorge Pinto AlvesMarcus Vinícius do Nascimento2012-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2219reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:44Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2219http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:30.599Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Nesta dissertação avaliam-se as restrições de uso e ocupação do solo impostas às áreas vizinhas aos aeródromos. Face às altas taxas de urbanização destas áreas e com o objetivo de promover operações seguras de pouso e decolagem das aeronaves, a OACI recomenda, através do Anexo 14, a existência de uma zona livre de obstáculos nos arredores dos aeródromos, conhecida como Zona de Proteção. Para proteger a população dos efeitos adversos causados pelo ruído de aeronaves, a mesma Organização recomenda a elaboração do Zoneamento de Ruído. Neste último, são determinados o uso e a ocupação do solo compatível, em razão do nível de ruído aeronáutico. Baseando-se na OACI, o Brasil criou um conjunto de regulamentações para a Zona de Proteção e para o Zoneamento de Ruído que foi atualizado no ano de 2011. Com o interesse de analisar os efeitos desta atualização, esta pesquisa realiza uma comparação das especificações dadas pelas regulamentações e desenvolve um estudo de caso para o município de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, que abriga o Aeroporto Estadual de Ubatuba (SDUB), administrado pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). Os resultados da comparação e do estudo de caso demonstraram uma possível intensificação das irregularidades no conflito aeroporto x meio urbano, principalmente nos aeroportos que já possuem uma ocupação consolidada do seu entorno. Por fim, foi avaliado um conjunto de ações que visam a mitigação deste conflito. Com base na literatura, estruturou-se um formulário na web para quantificar o nível de dificuldade e o nível de contribuição deste conjunto de ações. O formulário foi aplicado a 30 especialistas em transporte aéreo no Brasil. Os resultados finais estão consolidados e demonstram que as ações mais efetivas seriam aquelas relacionadas ao aprimoramento das técnicas de planejamento do uso do solo. É notável, no entanto, que grande parte das ações aplicadas no cenário brasileiro são referentes a alguma restrição operacional aos aeroportos. |
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