Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson Cattelan Zigiotto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2484
Resumo: O processo de seleção de um novo padrão para criptografia de dados promovido pelo governo norte-americano, denominado Advanced Encryption Standard - AES, resultou na escolha do algoritmo Rijndael. Este cifrador trabalha com blocos de 128 bits e chave criptográfica de 128, 192 ou 256 bits. Espera-se que este novo padrão seja amplamente adotado pela iniciativa privada, substituindo o Data Encryption Standard - DES - a médio prazo. Neste trabalho é proposta uma arquitetura de um coprocessador dedicado para executar as funções de cifragem e decifragem de acordo com a norma AES, com chave criptográfica de 128 bits. O circuito foi implementado em um dispositivo lógico reconfigurável do tipo Field Programmable Gate Array - FPGA. A arquitetura proposta foi projetada com a finalidade de reduzir a quantidade de recursos utilizados, de forma a ser implementada em um dispositivo de média densidade e baixo custo. Para a etapa de síntese foi utilizado um dispositivo Altera ACEX 1K50. O circuito sintetizado utiliza 1984 elementos lógicos e 6 blocos de memória embarcada, atingindo uma taxa de cifragem estimada de 91,8 megabits por segundo. O funcionamento do coprocessador foi comprovado através de teste funcional, utilizando os vetores de teste fornecidos pela norma.
id ITA_a8c12ae060b8afc1afbbf592fc1ad2c4
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2484
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.CriptografiaSegurança da informação de computadoresCriptologiaVHDL (linguagem de programação)Circuitos digitaisSistemas digitaisArquitetura (computadores)Programação lógicaComputaçãoEngenharia eletrônicaO processo de seleção de um novo padrão para criptografia de dados promovido pelo governo norte-americano, denominado Advanced Encryption Standard - AES, resultou na escolha do algoritmo Rijndael. Este cifrador trabalha com blocos de 128 bits e chave criptográfica de 128, 192 ou 256 bits. Espera-se que este novo padrão seja amplamente adotado pela iniciativa privada, substituindo o Data Encryption Standard - DES - a médio prazo. Neste trabalho é proposta uma arquitetura de um coprocessador dedicado para executar as funções de cifragem e decifragem de acordo com a norma AES, com chave criptográfica de 128 bits. O circuito foi implementado em um dispositivo lógico reconfigurável do tipo Field Programmable Gate Array - FPGA. A arquitetura proposta foi projetada com a finalidade de reduzir a quantidade de recursos utilizados, de forma a ser implementada em um dispositivo de média densidade e baixo custo. Para a etapa de síntese foi utilizado um dispositivo Altera ACEX 1K50. O circuito sintetizado utiliza 1984 elementos lógicos e 6 blocos de memória embarcada, atingindo uma taxa de cifragem estimada de 91,8 megabits por segundo. O funcionamento do coprocessador foi comprovado através de teste funcional, utilizando os vetores de teste fornecidos pela norma. Instituto Tecnológico de AeronáuticaRoberto D'AmoreAnderson Cattelan Zigiotto2002-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2484reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2484http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:39:16.74Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.
title Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.
spellingShingle Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.
Anderson Cattelan Zigiotto
Criptografia
Segurança da informação de computadores
Criptologia
VHDL (linguagem de programação)
Circuitos digitais
Sistemas digitais
Arquitetura (computadores)
Programação lógica
Computação
Engenharia eletrônica
title_short Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.
title_full Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.
title_fullStr Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.
title_full_unstemmed Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.
title_sort Uma arquitetura de um coprocessador criptográfico para o algoritmo Advanced Encryption Standard.
author Anderson Cattelan Zigiotto
author_facet Anderson Cattelan Zigiotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roberto D'Amore
dc.contributor.author.fl_str_mv Anderson Cattelan Zigiotto
dc.subject.por.fl_str_mv Criptografia
Segurança da informação de computadores
Criptologia
VHDL (linguagem de programação)
Circuitos digitais
Sistemas digitais
Arquitetura (computadores)
Programação lógica
Computação
Engenharia eletrônica
topic Criptografia
Segurança da informação de computadores
Criptologia
VHDL (linguagem de programação)
Circuitos digitais
Sistemas digitais
Arquitetura (computadores)
Programação lógica
Computação
Engenharia eletrônica
dc.description.none.fl_txt_mv O processo de seleção de um novo padrão para criptografia de dados promovido pelo governo norte-americano, denominado Advanced Encryption Standard - AES, resultou na escolha do algoritmo Rijndael. Este cifrador trabalha com blocos de 128 bits e chave criptográfica de 128, 192 ou 256 bits. Espera-se que este novo padrão seja amplamente adotado pela iniciativa privada, substituindo o Data Encryption Standard - DES - a médio prazo. Neste trabalho é proposta uma arquitetura de um coprocessador dedicado para executar as funções de cifragem e decifragem de acordo com a norma AES, com chave criptográfica de 128 bits. O circuito foi implementado em um dispositivo lógico reconfigurável do tipo Field Programmable Gate Array - FPGA. A arquitetura proposta foi projetada com a finalidade de reduzir a quantidade de recursos utilizados, de forma a ser implementada em um dispositivo de média densidade e baixo custo. Para a etapa de síntese foi utilizado um dispositivo Altera ACEX 1K50. O circuito sintetizado utiliza 1984 elementos lógicos e 6 blocos de memória embarcada, atingindo uma taxa de cifragem estimada de 91,8 megabits por segundo. O funcionamento do coprocessador foi comprovado através de teste funcional, utilizando os vetores de teste fornecidos pela norma.
description O processo de seleção de um novo padrão para criptografia de dados promovido pelo governo norte-americano, denominado Advanced Encryption Standard - AES, resultou na escolha do algoritmo Rijndael. Este cifrador trabalha com blocos de 128 bits e chave criptográfica de 128, 192 ou 256 bits. Espera-se que este novo padrão seja amplamente adotado pela iniciativa privada, substituindo o Data Encryption Standard - DES - a médio prazo. Neste trabalho é proposta uma arquitetura de um coprocessador dedicado para executar as funções de cifragem e decifragem de acordo com a norma AES, com chave criptográfica de 128 bits. O circuito foi implementado em um dispositivo lógico reconfigurável do tipo Field Programmable Gate Array - FPGA. A arquitetura proposta foi projetada com a finalidade de reduzir a quantidade de recursos utilizados, de forma a ser implementada em um dispositivo de média densidade e baixo custo. Para a etapa de síntese foi utilizado um dispositivo Altera ACEX 1K50. O circuito sintetizado utiliza 1984 elementos lógicos e 6 blocos de memória embarcada, atingindo uma taxa de cifragem estimada de 91,8 megabits por segundo. O funcionamento do coprocessador foi comprovado através de teste funcional, utilizando os vetores de teste fornecidos pela norma.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2484
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Criptografia
Segurança da informação de computadores
Criptologia
VHDL (linguagem de programação)
Circuitos digitais
Sistemas digitais
Arquitetura (computadores)
Programação lógica
Computação
Engenharia eletrônica
_version_ 1706809285773623296