Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933 |
Resumo: | A educação inclusiva é um conceito que busca garantir o acesso e a participação de todas as pessoas na escola e no processo de aprendizagem, independentemente de suas diferenças e limitações. A inclusão pressupõe que todas as pessoas têm capacidades, habilidades e talentos diferentes, e que essas diferenças devem ser respeitadas e valorizadas. A diversidade é uma característica fundamental da sociedade contemporânea, e a educação inclusiva valoriza essa diversidade, promovendo o respeito e a priorização das diferenças. As adaptações e recursos didáticos são fundamentais para garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades de aprendizagem, independentemente de suas diferenças. O ensino colaborativo e a avaliação inclusiva são práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. A importância da educação inclusiva reside na possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem mais rico e inclusivo, que reconhece e valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades para todos os alunos. Dessa forma, o estudo pretende demostrar a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento humano, utilizando o filtro da teoria das capacidades de Nussbaum, e para isso, utiliza metodologia bibliográfica com revisão de literatura e documental por apresentar legislações sobre o tema. |
id |
IVJ-0_93337ac2e9cd60cd8dfcab25f43a388d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/933 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? Educação inclusiva. Desenvolvimento humano. Capacidades.educaçãoA educação inclusiva é um conceito que busca garantir o acesso e a participação de todas as pessoas na escola e no processo de aprendizagem, independentemente de suas diferenças e limitações. A inclusão pressupõe que todas as pessoas têm capacidades, habilidades e talentos diferentes, e que essas diferenças devem ser respeitadas e valorizadas. A diversidade é uma característica fundamental da sociedade contemporânea, e a educação inclusiva valoriza essa diversidade, promovendo o respeito e a priorização das diferenças. As adaptações e recursos didáticos são fundamentais para garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades de aprendizagem, independentemente de suas diferenças. O ensino colaborativo e a avaliação inclusiva são práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. A importância da educação inclusiva reside na possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem mais rico e inclusivo, que reconhece e valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades para todos os alunos. Dessa forma, o estudo pretende demostrar a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento humano, utilizando o filtro da teoria das capacidades de Nussbaum, e para isso, utiliza metodologia bibliográfica com revisão de literatura e documental por apresentar legislações sobre o tema.Faculdades Integradas Vianna Júnior2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/93310.31994/rvs.v14i1.933Revista Vianna Sapiens; v. 14 n. 1 (2023): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2023; 172177-372610.31994/rvs.v14i1reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933/458Copyright (c) 2023 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeder, Erika2023-10-17T16:35:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/933Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-10-17T16:35:38Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? |
title |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? |
spellingShingle |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? Neder, Erika Educação inclusiva. Desenvolvimento humano. Capacidades. educação |
title_short |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? |
title_full |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? |
title_fullStr |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? |
title_sort |
Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? |
author |
Neder, Erika |
author_facet |
Neder, Erika |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neder, Erika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva. Desenvolvimento humano. Capacidades. educação |
topic |
Educação inclusiva. Desenvolvimento humano. Capacidades. educação |
description |
A educação inclusiva é um conceito que busca garantir o acesso e a participação de todas as pessoas na escola e no processo de aprendizagem, independentemente de suas diferenças e limitações. A inclusão pressupõe que todas as pessoas têm capacidades, habilidades e talentos diferentes, e que essas diferenças devem ser respeitadas e valorizadas. A diversidade é uma característica fundamental da sociedade contemporânea, e a educação inclusiva valoriza essa diversidade, promovendo o respeito e a priorização das diferenças. As adaptações e recursos didáticos são fundamentais para garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades de aprendizagem, independentemente de suas diferenças. O ensino colaborativo e a avaliação inclusiva são práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. A importância da educação inclusiva reside na possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem mais rico e inclusivo, que reconhece e valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades para todos os alunos. Dessa forma, o estudo pretende demostrar a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento humano, utilizando o filtro da teoria das capacidades de Nussbaum, e para isso, utiliza metodologia bibliográfica com revisão de literatura e documental por apresentar legislações sobre o tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933 10.31994/rvs.v14i1.933 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933 |
identifier_str_mv |
10.31994/rvs.v14i1.933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933/458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 14 n. 1 (2023): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2023; 17 2177-3726 10.31994/rvs.v14i1 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042480649699328 |