Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neder, Erika
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933
Resumo: A educação inclusiva é um conceito que busca garantir o acesso e a participação de todas as pessoas na escola e no processo de aprendizagem, independentemente de suas diferenças e limitações. A inclusão pressupõe que todas as pessoas têm capacidades, habilidades e talentos diferentes, e que essas diferenças devem ser respeitadas e valorizadas. A diversidade é uma característica fundamental da sociedade contemporânea, e a educação inclusiva valoriza essa diversidade, promovendo o respeito e a priorização das diferenças. As adaptações e recursos didáticos são fundamentais para garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades de aprendizagem, independentemente de suas diferenças. O ensino colaborativo e a avaliação inclusiva são práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. A importância da educação inclusiva reside na possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem mais rico e inclusivo, que reconhece e valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades para todos os alunos. Dessa forma, o estudo pretende demostrar a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento humano, utilizando o filtro da teoria das capacidades de Nussbaum, e para isso, utiliza metodologia bibliográfica com revisão de literatura e documental por apresentar legislações sobre o tema.
id IVJ-0_93337ac2e9cd60cd8dfcab25f43a388d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/933
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio? Educação inclusiva. Desenvolvimento humano. Capacidades.educaçãoA educação inclusiva é um conceito que busca garantir o acesso e a participação de todas as pessoas na escola e no processo de aprendizagem, independentemente de suas diferenças e limitações. A inclusão pressupõe que todas as pessoas têm capacidades, habilidades e talentos diferentes, e que essas diferenças devem ser respeitadas e valorizadas. A diversidade é uma característica fundamental da sociedade contemporânea, e a educação inclusiva valoriza essa diversidade, promovendo o respeito e a priorização das diferenças. As adaptações e recursos didáticos são fundamentais para garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades de aprendizagem, independentemente de suas diferenças. O ensino colaborativo e a avaliação inclusiva são práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. A importância da educação inclusiva reside na possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem mais rico e inclusivo, que reconhece e valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades para todos os alunos. Dessa forma, o estudo pretende demostrar a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento humano, utilizando o filtro da teoria das capacidades de Nussbaum, e para isso, utiliza metodologia bibliográfica com revisão de literatura e documental por apresentar legislações sobre o tema.Faculdades Integradas Vianna Júnior2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/93310.31994/rvs.v14i1.933Revista Vianna Sapiens; v. 14 n. 1 (2023): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2023; 172177-372610.31994/rvs.v14i1reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933/458Copyright (c) 2023 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeder, Erika2023-10-17T16:35:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/933Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-10-17T16:35:38Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
title Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
spellingShingle Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
Neder, Erika
Educação inclusiva. Desenvolvimento humano. Capacidades.
educação
title_short Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
title_full Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
title_fullStr Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
title_full_unstemmed Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
title_sort Educação inclusiva: por que precisamos falar sobre o óbvio?
author Neder, Erika
author_facet Neder, Erika
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neder, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva. Desenvolvimento humano. Capacidades.
educação
topic Educação inclusiva. Desenvolvimento humano. Capacidades.
educação
description A educação inclusiva é um conceito que busca garantir o acesso e a participação de todas as pessoas na escola e no processo de aprendizagem, independentemente de suas diferenças e limitações. A inclusão pressupõe que todas as pessoas têm capacidades, habilidades e talentos diferentes, e que essas diferenças devem ser respeitadas e valorizadas. A diversidade é uma característica fundamental da sociedade contemporânea, e a educação inclusiva valoriza essa diversidade, promovendo o respeito e a priorização das diferenças. As adaptações e recursos didáticos são fundamentais para garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades de aprendizagem, independentemente de suas diferenças. O ensino colaborativo e a avaliação inclusiva são práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. A importância da educação inclusiva reside na possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem mais rico e inclusivo, que reconhece e valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades para todos os alunos. Dessa forma, o estudo pretende demostrar a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento humano, utilizando o filtro da teoria das capacidades de Nussbaum, e para isso, utiliza metodologia bibliográfica com revisão de literatura e documental por apresentar legislações sobre o tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933
10.31994/rvs.v14i1.933
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933
identifier_str_mv 10.31994/rvs.v14i1.933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/933/458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 14 n. 1 (2023): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2023; 17
2177-3726
10.31994/rvs.v14i1
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042480649699328