Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Diego Faria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caldeira, Tharcisio Alexandrino, Albino, Andréia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264
Resumo: A sensação de insegurança no trânsito pode ser identificada pela constante divulgação de reportagens que a desencadeiam, bem como pela expressiva presença de propagandas de produtos de segurança automotiva em diversas mídias. Este trabalho buscou analisar a evolução de propagandas e reportagens sobre segurança automotiva nas edições da revista Quatro Rodas, investigando todas as 647 edições disponíveis online. A pesquisa recorreu à ANOVA, à Análise de Séries Temporais e à Análise de Conteúdo (AC) para analisar os dados. Os resultados mostraram um significativo aumento do percentual de propagandas sobre segurança desde 1990. As reportagens sobre segurança não expressaram comportamento semelhante. Identificou-se uma relação significativa entre o percentual de propagandas sobre segurança e seus próprios valores, defasados em três edições, evidenciando a influência das campanhas publicitárias durante este período. A AC constatou que anúncios relacionados às sensações de tranquilidade e alerta são os mais frequentes em todas as décadas.
id IVJ-0_c6529d3d9c0f9d43984e447bd332648c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/264
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro RodasSegurança AutomotivaComportamento do ConsumidorPropagandasPropagandasReportagensSegurança AutomotivaComportamento do ConsumidorA sensação de insegurança no trânsito pode ser identificada pela constante divulgação de reportagens que a desencadeiam, bem como pela expressiva presença de propagandas de produtos de segurança automotiva em diversas mídias. Este trabalho buscou analisar a evolução de propagandas e reportagens sobre segurança automotiva nas edições da revista Quatro Rodas, investigando todas as 647 edições disponíveis online. A pesquisa recorreu à ANOVA, à Análise de Séries Temporais e à Análise de Conteúdo (AC) para analisar os dados. Os resultados mostraram um significativo aumento do percentual de propagandas sobre segurança desde 1990. As reportagens sobre segurança não expressaram comportamento semelhante. Identificou-se uma relação significativa entre o percentual de propagandas sobre segurança e seus próprios valores, defasados em três edições, evidenciando a influência das campanhas publicitárias durante este período. A AC constatou que anúncios relacionados às sensações de tranquilidade e alerta são os mais frequentes em todas as décadas.Faculdades Integradas Vianna Júnior2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto.application/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/26410.31994/rvs.v9i1.264Revista Vianna Sapiens; v. 9 n. 1 (2018): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Julho de 2018; 312177-372610.31994/rvs.v9i1reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264/247Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Diego FariaCaldeira, Tharcisio AlexandrinoAlbino, Andréia Aparecida2023-09-13T18:23:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/264Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:41Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
title Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
spellingShingle Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
Martins, Diego Faria
Segurança Automotiva
Comportamento do Consumidor
Propagandas
Propagandas
Reportagens
Segurança Automotiva
Comportamento do Consumidor
title_short Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
title_full Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
title_fullStr Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
title_full_unstemmed Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
title_sort Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
author Martins, Diego Faria
author_facet Martins, Diego Faria
Caldeira, Tharcisio Alexandrino
Albino, Andréia Aparecida
author_role author
author2 Caldeira, Tharcisio Alexandrino
Albino, Andréia Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Diego Faria
Caldeira, Tharcisio Alexandrino
Albino, Andréia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança Automotiva
Comportamento do Consumidor
Propagandas
Propagandas
Reportagens
Segurança Automotiva
Comportamento do Consumidor
topic Segurança Automotiva
Comportamento do Consumidor
Propagandas
Propagandas
Reportagens
Segurança Automotiva
Comportamento do Consumidor
description A sensação de insegurança no trânsito pode ser identificada pela constante divulgação de reportagens que a desencadeiam, bem como pela expressiva presença de propagandas de produtos de segurança automotiva em diversas mídias. Este trabalho buscou analisar a evolução de propagandas e reportagens sobre segurança automotiva nas edições da revista Quatro Rodas, investigando todas as 647 edições disponíveis online. A pesquisa recorreu à ANOVA, à Análise de Séries Temporais e à Análise de Conteúdo (AC) para analisar os dados. Os resultados mostraram um significativo aumento do percentual de propagandas sobre segurança desde 1990. As reportagens sobre segurança não expressaram comportamento semelhante. Identificou-se uma relação significativa entre o percentual de propagandas sobre segurança e seus próprios valores, defasados em três edições, evidenciando a influência das campanhas publicitárias durante este período. A AC constatou que anúncios relacionados às sensações de tranquilidade e alerta são os mais frequentes em todas as décadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264
10.31994/rvs.v9i1.264
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264
identifier_str_mv 10.31994/rvs.v9i1.264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264/247
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 9 n. 1 (2018): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Julho de 2018; 31
2177-3726
10.31994/rvs.v9i1
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042479977562112