Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264 |
Resumo: | A sensação de insegurança no trânsito pode ser identificada pela constante divulgação de reportagens que a desencadeiam, bem como pela expressiva presença de propagandas de produtos de segurança automotiva em diversas mídias. Este trabalho buscou analisar a evolução de propagandas e reportagens sobre segurança automotiva nas edições da revista Quatro Rodas, investigando todas as 647 edições disponíveis online. A pesquisa recorreu à ANOVA, à Análise de Séries Temporais e à Análise de Conteúdo (AC) para analisar os dados. Os resultados mostraram um significativo aumento do percentual de propagandas sobre segurança desde 1990. As reportagens sobre segurança não expressaram comportamento semelhante. Identificou-se uma relação significativa entre o percentual de propagandas sobre segurança e seus próprios valores, defasados em três edições, evidenciando a influência das campanhas publicitárias durante este período. A AC constatou que anúncios relacionados às sensações de tranquilidade e alerta são os mais frequentes em todas as décadas. |
id |
IVJ-0_c6529d3d9c0f9d43984e447bd332648c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/264 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro RodasSegurança AutomotivaComportamento do ConsumidorPropagandasPropagandasReportagensSegurança AutomotivaComportamento do ConsumidorA sensação de insegurança no trânsito pode ser identificada pela constante divulgação de reportagens que a desencadeiam, bem como pela expressiva presença de propagandas de produtos de segurança automotiva em diversas mídias. Este trabalho buscou analisar a evolução de propagandas e reportagens sobre segurança automotiva nas edições da revista Quatro Rodas, investigando todas as 647 edições disponíveis online. A pesquisa recorreu à ANOVA, à Análise de Séries Temporais e à Análise de Conteúdo (AC) para analisar os dados. Os resultados mostraram um significativo aumento do percentual de propagandas sobre segurança desde 1990. As reportagens sobre segurança não expressaram comportamento semelhante. Identificou-se uma relação significativa entre o percentual de propagandas sobre segurança e seus próprios valores, defasados em três edições, evidenciando a influência das campanhas publicitárias durante este período. A AC constatou que anúncios relacionados às sensações de tranquilidade e alerta são os mais frequentes em todas as décadas.Faculdades Integradas Vianna Júnior2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto.application/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/26410.31994/rvs.v9i1.264Revista Vianna Sapiens; v. 9 n. 1 (2018): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Julho de 2018; 312177-372610.31994/rvs.v9i1reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264/247Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Diego FariaCaldeira, Tharcisio AlexandrinoAlbino, Andréia Aparecida2023-09-13T18:23:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/264Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:41Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas |
title |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas |
spellingShingle |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas Martins, Diego Faria Segurança Automotiva Comportamento do Consumidor Propagandas Propagandas Reportagens Segurança Automotiva Comportamento do Consumidor |
title_short |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas |
title_full |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas |
title_fullStr |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas |
title_full_unstemmed |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas |
title_sort |
Análise das propagandas e reportagens relacionadas à segurança automotiva publicadas na revista Quatro Rodas |
author |
Martins, Diego Faria |
author_facet |
Martins, Diego Faria Caldeira, Tharcisio Alexandrino Albino, Andréia Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Tharcisio Alexandrino Albino, Andréia Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Diego Faria Caldeira, Tharcisio Alexandrino Albino, Andréia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança Automotiva Comportamento do Consumidor Propagandas Propagandas Reportagens Segurança Automotiva Comportamento do Consumidor |
topic |
Segurança Automotiva Comportamento do Consumidor Propagandas Propagandas Reportagens Segurança Automotiva Comportamento do Consumidor |
description |
A sensação de insegurança no trânsito pode ser identificada pela constante divulgação de reportagens que a desencadeiam, bem como pela expressiva presença de propagandas de produtos de segurança automotiva em diversas mídias. Este trabalho buscou analisar a evolução de propagandas e reportagens sobre segurança automotiva nas edições da revista Quatro Rodas, investigando todas as 647 edições disponíveis online. A pesquisa recorreu à ANOVA, à Análise de Séries Temporais e à Análise de Conteúdo (AC) para analisar os dados. Os resultados mostraram um significativo aumento do percentual de propagandas sobre segurança desde 1990. As reportagens sobre segurança não expressaram comportamento semelhante. Identificou-se uma relação significativa entre o percentual de propagandas sobre segurança e seus próprios valores, defasados em três edições, evidenciando a influência das campanhas publicitárias durante este período. A AC constatou que anúncios relacionados às sensações de tranquilidade e alerta são os mais frequentes em todas as décadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264 10.31994/rvs.v9i1.264 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264 |
identifier_str_mv |
10.31994/rvs.v9i1.264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/264/247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 9 n. 1 (2018): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Julho de 2018; 31 2177-3726 10.31994/rvs.v9i1 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042479977562112 |