Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mengue, Bárbara Vier
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Konrath, Raquel Dilly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/214
Resumo: O contexto atual nos impõe novas demandas e novos desafios na educação; e que também exigem novas formas de exercer e assumir a gestão escolar. Para lidar com essas mudanças e exigências é necessária a mobilização de diferentes habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, quanto socioemocionais, em diferentes dimensões e níveis de atuação. Significa que para exercer uma gestão participativa e democrática, são necessários saberes, conhecimentos e posturas mais ativas, propositivas e positivas, ou seja, uma maior predisposição para aprender e atuar de forma mais interativa e colaborativa, mesmo frente às adversidades e diferentes demandas cotidianas. O estudo constitui-se numa reflexão teórico-prática sobre a importância da gestão escolar na superação de desafios por meio do desenvolvimento de um contexto formativo, promovendo ações para o desenvolvimento de habilidades e de posturas mais resilientes no cotidiano escolar. Por fim, enfatiza a importância da gestão escolar como atitude de mudança, na criação de espaços e ambientes de aprendizagem favoráveis para a transformação de práticas pedagógicas, ou seja, para implementar as mudanças tão necessárias que o atual contexto nos impõe
id IVOTI-1_04fb840de02e949a207cbd036ed4d9fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/214
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantesGestãoParticipaçãoFormação de professoresTransformaçãoO contexto atual nos impõe novas demandas e novos desafios na educação; e que também exigem novas formas de exercer e assumir a gestão escolar. Para lidar com essas mudanças e exigências é necessária a mobilização de diferentes habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, quanto socioemocionais, em diferentes dimensões e níveis de atuação. Significa que para exercer uma gestão participativa e democrática, são necessários saberes, conhecimentos e posturas mais ativas, propositivas e positivas, ou seja, uma maior predisposição para aprender e atuar de forma mais interativa e colaborativa, mesmo frente às adversidades e diferentes demandas cotidianas. O estudo constitui-se numa reflexão teórico-prática sobre a importância da gestão escolar na superação de desafios por meio do desenvolvimento de um contexto formativo, promovendo ações para o desenvolvimento de habilidades e de posturas mais resilientes no cotidiano escolar. Por fim, enfatiza a importância da gestão escolar como atitude de mudança, na criação de espaços e ambientes de aprendizagem favoráveis para a transformação de práticas pedagógicas, ou seja, para implementar as mudanças tão necessárias que o atual contexto nos impõeFaculdade Instituto Ivoti2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/21410.55602/rlic.v10i1.214Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 122-1292525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/214/221Copyright (c) 2022 Bárbara Vier Mengue, Raquel Dilly Konrathhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMengue, Bárbara VierKonrath, Raquel Dilly2022-08-26T14:05:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/214Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T14:05:14Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
title Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
spellingShingle Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
Mengue, Bárbara Vier
Gestão
Participação
Formação de professores
Transformação
title_short Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
title_full Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
title_fullStr Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
title_full_unstemmed Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
title_sort Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
author Mengue, Bárbara Vier
author_facet Mengue, Bárbara Vier
Konrath, Raquel Dilly
author_role author
author2 Konrath, Raquel Dilly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mengue, Bárbara Vier
Konrath, Raquel Dilly
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Participação
Formação de professores
Transformação
topic Gestão
Participação
Formação de professores
Transformação
description O contexto atual nos impõe novas demandas e novos desafios na educação; e que também exigem novas formas de exercer e assumir a gestão escolar. Para lidar com essas mudanças e exigências é necessária a mobilização de diferentes habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, quanto socioemocionais, em diferentes dimensões e níveis de atuação. Significa que para exercer uma gestão participativa e democrática, são necessários saberes, conhecimentos e posturas mais ativas, propositivas e positivas, ou seja, uma maior predisposição para aprender e atuar de forma mais interativa e colaborativa, mesmo frente às adversidades e diferentes demandas cotidianas. O estudo constitui-se numa reflexão teórico-prática sobre a importância da gestão escolar na superação de desafios por meio do desenvolvimento de um contexto formativo, promovendo ações para o desenvolvimento de habilidades e de posturas mais resilientes no cotidiano escolar. Por fim, enfatiza a importância da gestão escolar como atitude de mudança, na criação de espaços e ambientes de aprendizagem favoráveis para a transformação de práticas pedagógicas, ou seja, para implementar as mudanças tão necessárias que o atual contexto nos impõe
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/214
10.55602/rlic.v10i1.214
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/214
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i1.214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/214/221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Bárbara Vier Mengue, Raquel Dilly Konrath
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Bárbara Vier Mengue, Raquel Dilly Konrath
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 122-129
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359537807360