Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1704 |
Resumo: | O texto pretende evidenciar a necessidade e a possibilidade real de que valores democráticos venham a ser uma fonte de coerência para a vida escolar, a partir da emergência de processos educativos, frutos da articulação das escolas com a comunidade educativa e com outras instituições da comunidade via conselhos, colegiados, associações. Acredita-se que a comunidade escolar, quando sensibilizada e mobilizada, torna-se participante real e responsável. Assim, aprende a participar verdadeiramente na tomada de decisões em parceria, garante um processo integrado de ação com objetivo de viabilizar a proposta pedagógica na construção de uma escola autônoma, democrática e de qualidade. |
id |
UEPG-31_487ded8b5807800d087e108c7c4907f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1704 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolasGestão democráticaParticipaçãoFormação de professoresO texto pretende evidenciar a necessidade e a possibilidade real de que valores democráticos venham a ser uma fonte de coerência para a vida escolar, a partir da emergência de processos educativos, frutos da articulação das escolas com a comunidade educativa e com outras instituições da comunidade via conselhos, colegiados, associações. Acredita-se que a comunidade escolar, quando sensibilizada e mobilizada, torna-se participante real e responsável. Assim, aprende a participar verdadeiramente na tomada de decisões em parceria, garante um processo integrado de ação com objetivo de viabilizar a proposta pedagógica na construção de uma escola autônoma, democrática e de qualidade.Editora UEPG2010-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1704Olhar de Professor; Bd. 3 Nr. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 Núm. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000)Olhar de Professor; v. 3 n. 3 (2000)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1704/1295Martins, Clícia Bührerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-14T16:42:49Zoai:uepg.br:article/1704Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-14T16:42:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas |
title |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas |
spellingShingle |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas Martins, Clícia Bührer Gestão democrática Participação Formação de professores |
title_short |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas |
title_full |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas |
title_fullStr |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas |
title_full_unstemmed |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas |
title_sort |
Participação Social e Fo0rmação Contínua de professores: eixos indissociáveis na construção de uma gestão democráticas nas escolas |
author |
Martins, Clícia Bührer |
author_facet |
Martins, Clícia Bührer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Clícia Bührer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Participação Formação de professores |
topic |
Gestão democrática Participação Formação de professores |
description |
O texto pretende evidenciar a necessidade e a possibilidade real de que valores democráticos venham a ser uma fonte de coerência para a vida escolar, a partir da emergência de processos educativos, frutos da articulação das escolas com a comunidade educativa e com outras instituições da comunidade via conselhos, colegiados, associações. Acredita-se que a comunidade escolar, quando sensibilizada e mobilizada, torna-se participante real e responsável. Assim, aprende a participar verdadeiramente na tomada de decisões em parceria, garante um processo integrado de ação com objetivo de viabilizar a proposta pedagógica na construção de uma escola autônoma, democrática e de qualidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1704 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1704/1295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 3 Nr. 3 (2000) Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000) Olhar de Professor; Vol. 3 Núm. 3 (2000) Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000) Olhar de Professor; v. 3 n. 3 (2000) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495475437568 |