Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Pinheiro, Maria Heldaiva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956
Resumo: Neste artigo, resultado de pesquisa de doutorado, objetiva-se analisar a incidência da metacognição e do metaletramento no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Como fundamentação teórica, foram aplicadas a estrutura do metaletramento, proposta por Tom Mackey e Trudi Jacobson, e as estratégias metacognitivas associadas ao LI, desenvolvidas por Kelley Gasque. A abordagem metodológica adotada neste estudo é empírica e quali-quantitativa com o emprego de pesquisa exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista com um Grupo Focal On-line. O questionário obteve 110 respostas; a entrevista com Grupo Focal foi realizada com sete professores. O tratamento dos dados ocorreu por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas no comportamento informacional dos docentes. Já no que se refere ao metaletramento, as estratégias necessitam ser potencializadas.
id UFMG-2_9d9160d6bb9eaaf9ad1d5f1151b39d50
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/40956
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço formação continuada de professoresmetacogniçãometaletramentoletramento informacionalmetaletramentoletramento informacionalciência da Informaçãometacogniçãoformação continuada de professoresNeste artigo, resultado de pesquisa de doutorado, objetiva-se analisar a incidência da metacognição e do metaletramento no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Como fundamentação teórica, foram aplicadas a estrutura do metaletramento, proposta por Tom Mackey e Trudi Jacobson, e as estratégias metacognitivas associadas ao LI, desenvolvidas por Kelley Gasque. A abordagem metodológica adotada neste estudo é empírica e quali-quantitativa com o emprego de pesquisa exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista com um Grupo Focal On-line. O questionário obteve 110 respostas; a entrevista com Grupo Focal foi realizada com sete professores. O tratamento dos dados ocorreu por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas no comportamento informacional dos docentes. Já no que se refere ao metaletramento, as estratégias necessitam ser potencializadas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2024-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 29 (2024): Publicações em Fluxo Contínuo 2024; e40956Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 29 (2024): Publicações em Fluxo Contínuo 2024; e40956Perspectivas em Ciência da Informação; v. 29 (2024): Publicações em Fluxo Contínuo 2024; e409561981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956/43539Metaletramento e Metacognição; Contemporâneo; Pós-pandêmico; conceito pouco explorado; Metaliteracy; information literacyCopyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra Pinheiro, Maria HeldaivaGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias2024-04-24T11:35:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/40956Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2024-04-24T11:35:41Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
title Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
spellingShingle Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
Bezerra Pinheiro, Maria Heldaiva
formação continuada de professores
metacognição
metaletramento
letramento informacional
metaletramento
letramento informacional
ciência da Informação
metacognição
formação continuada de professores
title_short Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
title_full Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
title_fullStr Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
title_full_unstemmed Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
title_sort Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
author Bezerra Pinheiro, Maria Heldaiva
author_facet Bezerra Pinheiro, Maria Heldaiva
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
author2 Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra Pinheiro, Maria Heldaiva
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada de professores
metacognição
metaletramento
letramento informacional
metaletramento
letramento informacional
ciência da Informação
metacognição
formação continuada de professores
topic formação continuada de professores
metacognição
metaletramento
letramento informacional
metaletramento
letramento informacional
ciência da Informação
metacognição
formação continuada de professores
description Neste artigo, resultado de pesquisa de doutorado, objetiva-se analisar a incidência da metacognição e do metaletramento no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Como fundamentação teórica, foram aplicadas a estrutura do metaletramento, proposta por Tom Mackey e Trudi Jacobson, e as estratégias metacognitivas associadas ao LI, desenvolvidas por Kelley Gasque. A abordagem metodológica adotada neste estudo é empírica e quali-quantitativa com o emprego de pesquisa exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista com um Grupo Focal On-line. O questionário obteve 110 respostas; a entrevista com Grupo Focal foi realizada com sete professores. O tratamento dos dados ocorreu por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas no comportamento informacional dos docentes. Já no que se refere ao metaletramento, as estratégias necessitam ser potencializadas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956/43539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Metaletramento e Metacognição; Contemporâneo; Pós-pandêmico; conceito pouco explorado; Metaliteracy; information literacy
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 29 (2024): Publicações em Fluxo Contínuo 2024; e40956
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 29 (2024): Publicações em Fluxo Contínuo 2024; e40956
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 29 (2024): Publicações em Fluxo Contínuo 2024; e40956
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711078268010496