Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bühler, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/27
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental constroem seu conhecimento musical sob um ponto de vista construtivista, a partir de suas vivências e experiências cotidianas. Reflete-se, aqui, a respeito de uma educação musical construtivista e interacionista, que visa ao desenvolvimento criativo dos alunos, partindo de suas vivências cotidianas, com um olhar sobre os trabalhos em grupo nas aulas de música. Atividades de apreciação, recriação (ou rearranjos musicais) e composição musical serão abordadas e analisadas, com o intuito de contribuir trazendo a descrição de ações musicais significativas e tentar apontar para a importância destas ações em sala de aula.
id IVOTI-1_2fccf6f8ca0743f61d4636cf74a98e0e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Musicalização no 5º ano do Ensino FundamentalMúsicaMusicalizaçãoEnsino FundamentalTrabalho em grupoPrática educacionalEste artigo tem como objetivo compreender como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental constroem seu conhecimento musical sob um ponto de vista construtivista, a partir de suas vivências e experiências cotidianas. Reflete-se, aqui, a respeito de uma educação musical construtivista e interacionista, que visa ao desenvolvimento criativo dos alunos, partindo de suas vivências cotidianas, com um olhar sobre os trabalhos em grupo nas aulas de música. Atividades de apreciação, recriação (ou rearranjos musicais) e composição musical serão abordadas e analisadas, com o intuito de contribuir trazendo a descrição de ações musicais significativas e tentar apontar para a importância destas ações em sala de aula.Faculdade Instituto Ivoti2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/2710.55602/rlic.v2i1.34Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 75-832525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/27/27https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKebach, Patrícia Fernanda CarmemBühler, Aline2022-08-26T01:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:17:46Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental
title Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental
Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Música
Musicalização
Ensino Fundamental
Trabalho em grupo
Prática educacional
title_short Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental
title_full Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental
title_sort Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental
author Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
author_facet Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Bühler, Aline
author_role author
author2 Bühler, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Bühler, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Musicalização
Ensino Fundamental
Trabalho em grupo
Prática educacional
topic Música
Musicalização
Ensino Fundamental
Trabalho em grupo
Prática educacional
description Este artigo tem como objetivo compreender como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental constroem seu conhecimento musical sob um ponto de vista construtivista, a partir de suas vivências e experiências cotidianas. Reflete-se, aqui, a respeito de uma educação musical construtivista e interacionista, que visa ao desenvolvimento criativo dos alunos, partindo de suas vivências cotidianas, com um olhar sobre os trabalhos em grupo nas aulas de música. Atividades de apreciação, recriação (ou rearranjos musicais) e composição musical serão abordadas e analisadas, com o intuito de contribuir trazendo a descrição de ações musicais significativas e tentar apontar para a importância destas ações em sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/27
10.55602/rlic.v2i1.34
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/27
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v2i1.34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/27/27
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 75-83
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358789124096