Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picheth, Fabiane Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Orenha, Débora Carla Martins de O., Mallassa, Michelle, Chupil, Priscila, Pereira, Sandra Aparecida Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/28
Resumo: Este estudo apresenta o resultado de experiências iniciais sobre a inserção do recurso Scratch na formação escolar de alunos do 1º ano do Ensino fundamental. A utilização deste recurso apontou uma necessidade inicial de aplicação de atividades prévias, visando à sensibilização e à retomada de conceitos, como a lateralidade, contagem numérica, resolução de problemas, sequência e localização espacial. Estas atividades foram organizadas com materiais concretos e situações lúdicas em sala de aula, visando estabelecer uma primeira relação entre as possibilidades do recurso e os conteúdos curriculares. Esta experiência trouxe resultados e reflexões importantes que são apontadas neste texto, como indicativo para a próxima etapa do projeto, que será a utilização em si do recurso Scratch no laboratório de informática.
id IVOTI-1_3daacc6eee8672a58a1853e2d6a42140
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino FundamentalScratchAtividade lúdicaConteúdos curricularesEducaçãoEste estudo apresenta o resultado de experiências iniciais sobre a inserção do recurso Scratch na formação escolar de alunos do 1º ano do Ensino fundamental. A utilização deste recurso apontou uma necessidade inicial de aplicação de atividades prévias, visando à sensibilização e à retomada de conceitos, como a lateralidade, contagem numérica, resolução de problemas, sequência e localização espacial. Estas atividades foram organizadas com materiais concretos e situações lúdicas em sala de aula, visando estabelecer uma primeira relação entre as possibilidades do recurso e os conteúdos curriculares. Esta experiência trouxe resultados e reflexões importantes que são apontadas neste texto, como indicativo para a próxima etapa do projeto, que será a utilização em si do recurso Scratch no laboratório de informática.Faculdade Instituto Ivoti2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/2810.55602/rlic.v2i1.35Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 84-922525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/28/28https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPicheth, Fabiane MariaOrenha, Débora Carla Martins de O.Mallassa, MichelleChupil, PriscilaPereira, Sandra Aparecida Silva2024-06-06T20:50:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:24Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
Picheth, Fabiane Maria
Scratch
Atividade lúdica
Conteúdos curriculares
Educação
title_short Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title_full Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title_sort Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
author Picheth, Fabiane Maria
author_facet Picheth, Fabiane Maria
Orenha, Débora Carla Martins de O.
Mallassa, Michelle
Chupil, Priscila
Pereira, Sandra Aparecida Silva
author_role author
author2 Orenha, Débora Carla Martins de O.
Mallassa, Michelle
Chupil, Priscila
Pereira, Sandra Aparecida Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picheth, Fabiane Maria
Orenha, Débora Carla Martins de O.
Mallassa, Michelle
Chupil, Priscila
Pereira, Sandra Aparecida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Scratch
Atividade lúdica
Conteúdos curriculares
Educação
topic Scratch
Atividade lúdica
Conteúdos curriculares
Educação
description Este estudo apresenta o resultado de experiências iniciais sobre a inserção do recurso Scratch na formação escolar de alunos do 1º ano do Ensino fundamental. A utilização deste recurso apontou uma necessidade inicial de aplicação de atividades prévias, visando à sensibilização e à retomada de conceitos, como a lateralidade, contagem numérica, resolução de problemas, sequência e localização espacial. Estas atividades foram organizadas com materiais concretos e situações lúdicas em sala de aula, visando estabelecer uma primeira relação entre as possibilidades do recurso e os conteúdos curriculares. Esta experiência trouxe resultados e reflexões importantes que são apontadas neste texto, como indicativo para a próxima etapa do projeto, que será a utilização em si do recurso Scratch no laboratório de informática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/28
10.55602/rlic.v2i1.35
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/28
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v2i1.35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/28/28
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 84-92
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358790172672