Professor crítico: aluno pensante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207 |
Resumo: | Objetiva-se compreender aspectos da prática escolar que possibilitam a formação de opinião dos discentes. O jovem atual, mais do que nunca, deve ser envolvido em práticas que desenvolvam seu senso argumentativo, uma vez que estão inseridos em uma sociedade líquida. Para isso, o professor possui papel fundamental. A partir da observação e a mediação de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma cidade da encosta da Serra, foram destacados tópicos importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os responsáveis pela prática foram os estudantes da turma: Laboratório de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Superior, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, observa-se que a prática escolar é essencial para a formação de opinião, que pode ser estimulada por diferentes fatores, dentre eles: escuta, criticidade e diálogo. |
id |
IVOTI-1_83759276c1f0813a85f135cc90e1e93b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor crítico: aluno pensanteEducaçãoLetrasObjetiva-se compreender aspectos da prática escolar que possibilitam a formação de opinião dos discentes. O jovem atual, mais do que nunca, deve ser envolvido em práticas que desenvolvam seu senso argumentativo, uma vez que estão inseridos em uma sociedade líquida. Para isso, o professor possui papel fundamental. A partir da observação e a mediação de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma cidade da encosta da Serra, foram destacados tópicos importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os responsáveis pela prática foram os estudantes da turma: Laboratório de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Superior, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, observa-se que a prática escolar é essencial para a formação de opinião, que pode ser estimulada por diferentes fatores, dentre eles: escuta, criticidade e diálogo. Faculdade Instituto Ivoti2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/20710.55602/rlic.v10i1.207Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 40-502525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207/215Copyright (c) 2022 Nayane Caroline Ludwig Staffen, Marguit Carmen Goldmeyerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessStaffen, Nayane Caroline LudwigGoldmeyer, Marguit Carmem2024-06-06T20:52:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:52:01Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor crítico: aluno pensante |
title |
Professor crítico: aluno pensante |
spellingShingle |
Professor crítico: aluno pensante Staffen, Nayane Caroline Ludwig Educação Letras |
title_short |
Professor crítico: aluno pensante |
title_full |
Professor crítico: aluno pensante |
title_fullStr |
Professor crítico: aluno pensante |
title_full_unstemmed |
Professor crítico: aluno pensante |
title_sort |
Professor crítico: aluno pensante |
author |
Staffen, Nayane Caroline Ludwig |
author_facet |
Staffen, Nayane Caroline Ludwig Goldmeyer, Marguit Carmem |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmem |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Staffen, Nayane Caroline Ludwig Goldmeyer, Marguit Carmem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Letras |
topic |
Educação Letras |
description |
Objetiva-se compreender aspectos da prática escolar que possibilitam a formação de opinião dos discentes. O jovem atual, mais do que nunca, deve ser envolvido em práticas que desenvolvam seu senso argumentativo, uma vez que estão inseridos em uma sociedade líquida. Para isso, o professor possui papel fundamental. A partir da observação e a mediação de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma cidade da encosta da Serra, foram destacados tópicos importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os responsáveis pela prática foram os estudantes da turma: Laboratório de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Superior, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, observa-se que a prática escolar é essencial para a formação de opinião, que pode ser estimulada por diferentes fatores, dentre eles: escuta, criticidade e diálogo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207 10.55602/rlic.v10i1.207 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v10i1.207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207/215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Nayane Caroline Ludwig Staffen, Marguit Carmen Goldmeyer https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Nayane Caroline Ludwig Staffen, Marguit Carmen Goldmeyer https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 40-50 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359527321600 |