Professor crítico: aluno pensante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Staffen, Nayane Caroline Ludwig
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Goldmeyer, Marguit Carmem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207
Resumo: Objetiva-se compreender aspectos da prática escolar que possibilitam a formação de opinião dos discentes. O jovem atual, mais do que nunca, deve ser envolvido em práticas que desenvolvam seu senso argumentativo, uma vez que estão inseridos em uma sociedade líquida. Para isso, o professor possui papel fundamental. A partir da observação e a mediação de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma cidade da encosta da Serra, foram destacados tópicos importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os responsáveis pela prática foram os estudantes da turma: Laboratório de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Superior, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, observa-se que a prática escolar é essencial para a formação de opinião, que pode ser estimulada por diferentes fatores, dentre eles: escuta, criticidade e diálogo. 
id IVOTI-1_83759276c1f0813a85f135cc90e1e93b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Professor crítico: aluno pensanteEducaçãoLetrasObjetiva-se compreender aspectos da prática escolar que possibilitam a formação de opinião dos discentes. O jovem atual, mais do que nunca, deve ser envolvido em práticas que desenvolvam seu senso argumentativo, uma vez que estão inseridos em uma sociedade líquida. Para isso, o professor possui papel fundamental. A partir da observação e a mediação de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma cidade da encosta da Serra, foram destacados tópicos importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os responsáveis pela prática foram os estudantes da turma: Laboratório de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Superior, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, observa-se que a prática escolar é essencial para a formação de opinião, que pode ser estimulada por diferentes fatores, dentre eles: escuta, criticidade e diálogo. Faculdade Instituto Ivoti2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/20710.55602/rlic.v10i1.207Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 40-502525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207/215Copyright (c) 2022 Nayane Caroline Ludwig Staffen, Marguit Carmen Goldmeyerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessStaffen, Nayane Caroline LudwigGoldmeyer, Marguit Carmem2024-06-06T20:52:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:52:01Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Professor crítico: aluno pensante
title Professor crítico: aluno pensante
spellingShingle Professor crítico: aluno pensante
Staffen, Nayane Caroline Ludwig
Educação
Letras
title_short Professor crítico: aluno pensante
title_full Professor crítico: aluno pensante
title_fullStr Professor crítico: aluno pensante
title_full_unstemmed Professor crítico: aluno pensante
title_sort Professor crítico: aluno pensante
author Staffen, Nayane Caroline Ludwig
author_facet Staffen, Nayane Caroline Ludwig
Goldmeyer, Marguit Carmem
author_role author
author2 Goldmeyer, Marguit Carmem
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Staffen, Nayane Caroline Ludwig
Goldmeyer, Marguit Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Letras
topic Educação
Letras
description Objetiva-se compreender aspectos da prática escolar que possibilitam a formação de opinião dos discentes. O jovem atual, mais do que nunca, deve ser envolvido em práticas que desenvolvam seu senso argumentativo, uma vez que estão inseridos em uma sociedade líquida. Para isso, o professor possui papel fundamental. A partir da observação e a mediação de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma cidade da encosta da Serra, foram destacados tópicos importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os responsáveis pela prática foram os estudantes da turma: Laboratório de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Superior, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, observa-se que a prática escolar é essencial para a formação de opinião, que pode ser estimulada por diferentes fatores, dentre eles: escuta, criticidade e diálogo. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207
10.55602/rlic.v10i1.207
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i1.207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207/215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Nayane Caroline Ludwig Staffen, Marguit Carmen Goldmeyer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Nayane Caroline Ludwig Staffen, Marguit Carmen Goldmeyer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 40-50
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359527321600