Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graciela Ribas, Angela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bomfim Nobre, Suelen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/219
Resumo: Hoje, de modo geral, é possível afirmar que as crianças passam a maior parte do tempo emparedadas, na escola ou em casa. A chegada da pandemia oportunizou maior exposição às tecnologias e, por outro lado, escassas interações com os recursos naturais. Nesse contexto, este estudo procura identificar e analisar as intenções e estratégias de ensino que apoiam e/ou promovem a pedagogia ecológica no âmbito da Educação Infantil, com base nas percepções de professores atuantes em uma escola particular na cidade de Novo Hamburgo. A metodologia está alinhada com o método qualitativo, adotando o procedimento qualitativo-exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um formulário on-line, direcionado a professores atuantes na Educação Infantil. Constatou-se que, a partir da pedagogia ecológica, são promovidas aprendizagens cognitivas, psicomotoras e afetivas, por intermédio do contato com recursos naturais, a partir de trilhas ecológicas, hortas escolares e brinquedos estruturados e não estruturados. Foi possível identificar a influência dos saberes docentes na prática educativa e a importância da oferta de espaços verdes dentro da instituição escolar, de modo que o contato com recursos naturais seja ofertado tanto em ambientes internos quanto externos. Assegurar que as crianças brinquem, aprendam e convivam com a natureza desde a primeira infância garante um crescimento saudável e nos permite respeitar todas as manifestações de vida.
id IVOTI-1_a25a048c695b717491c3d1a00427a80c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/219
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação InfantilDesemparedamento escolarCriançaEscolaEducação infantilEducaçãoHoje, de modo geral, é possível afirmar que as crianças passam a maior parte do tempo emparedadas, na escola ou em casa. A chegada da pandemia oportunizou maior exposição às tecnologias e, por outro lado, escassas interações com os recursos naturais. Nesse contexto, este estudo procura identificar e analisar as intenções e estratégias de ensino que apoiam e/ou promovem a pedagogia ecológica no âmbito da Educação Infantil, com base nas percepções de professores atuantes em uma escola particular na cidade de Novo Hamburgo. A metodologia está alinhada com o método qualitativo, adotando o procedimento qualitativo-exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um formulário on-line, direcionado a professores atuantes na Educação Infantil. Constatou-se que, a partir da pedagogia ecológica, são promovidas aprendizagens cognitivas, psicomotoras e afetivas, por intermédio do contato com recursos naturais, a partir de trilhas ecológicas, hortas escolares e brinquedos estruturados e não estruturados. Foi possível identificar a influência dos saberes docentes na prática educativa e a importância da oferta de espaços verdes dentro da instituição escolar, de modo que o contato com recursos naturais seja ofertado tanto em ambientes internos quanto externos. Assegurar que as crianças brinquem, aprendam e convivam com a natureza desde a primeira infância garante um crescimento saudável e nos permite respeitar todas as manifestações de vida.Faculdade Instituto Ivoti2023-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/21910.55602/rlic.v11i1.219 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 1 (2023); 15-322525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/219/372Copyright (c) 2023 Angela Graciela Ribas, Suelen Bomfim Nobrehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGraciela Ribas, AngelaBomfim Nobre, Suelen2023-10-06T12:09:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/219Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-10-06T12:09:01Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
title Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
spellingShingle Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
Graciela Ribas, Angela
Desemparedamento escolar
Criança
Escola
Educação infantil
Educação
title_short Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
title_full Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
title_fullStr Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
title_full_unstemmed Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
title_sort Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
author Graciela Ribas, Angela
author_facet Graciela Ribas, Angela
Bomfim Nobre, Suelen
author_role author
author2 Bomfim Nobre, Suelen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graciela Ribas, Angela
Bomfim Nobre, Suelen
dc.subject.por.fl_str_mv Desemparedamento escolar
Criança
Escola
Educação infantil
Educação
topic Desemparedamento escolar
Criança
Escola
Educação infantil
Educação
description Hoje, de modo geral, é possível afirmar que as crianças passam a maior parte do tempo emparedadas, na escola ou em casa. A chegada da pandemia oportunizou maior exposição às tecnologias e, por outro lado, escassas interações com os recursos naturais. Nesse contexto, este estudo procura identificar e analisar as intenções e estratégias de ensino que apoiam e/ou promovem a pedagogia ecológica no âmbito da Educação Infantil, com base nas percepções de professores atuantes em uma escola particular na cidade de Novo Hamburgo. A metodologia está alinhada com o método qualitativo, adotando o procedimento qualitativo-exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um formulário on-line, direcionado a professores atuantes na Educação Infantil. Constatou-se que, a partir da pedagogia ecológica, são promovidas aprendizagens cognitivas, psicomotoras e afetivas, por intermédio do contato com recursos naturais, a partir de trilhas ecológicas, hortas escolares e brinquedos estruturados e não estruturados. Foi possível identificar a influência dos saberes docentes na prática educativa e a importância da oferta de espaços verdes dentro da instituição escolar, de modo que o contato com recursos naturais seja ofertado tanto em ambientes internos quanto externos. Assegurar que as crianças brinquem, aprendam e convivam com a natureza desde a primeira infância garante um crescimento saudável e nos permite respeitar todas as manifestações de vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/219
10.55602/rlic.v11i1.219
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/219
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v11i1.219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/219/372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Angela Graciela Ribas, Suelen Bomfim Nobre
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Angela Graciela Ribas, Suelen Bomfim Nobre
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 1 (2023); 15-32
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359543050240