Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110 |
Resumo: | Ao trabalhar com crianças de baixo rendimento escolar no PIBID, detectou-se que parte do grupo não reconhecia as diversas formas de segmentação da linguagem. Assim, optou-se por investigar a edificação da consciência fonológica, bem como possibilitar dez práticas de reflexão linguística a este grupo. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu alunos e docentes de uma escola pública da Encosta da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades metalinguísticas semanais foram muito benéficas para as crianças. No entanto, no questionário com questões de livre resposta, os professores não demonstraram ter o aprofundamento conceitual necessário para o desenvolvimento da consciência fonológica como conhecimento explícito. |
id |
IVOTI-1_e45863ad4e0a95c5508111fdb2145dd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/110 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetizaçãoAprendizagemLeituraEscritaConsciência fonológicaPIBIDEducaçãoAo trabalhar com crianças de baixo rendimento escolar no PIBID, detectou-se que parte do grupo não reconhecia as diversas formas de segmentação da linguagem. Assim, optou-se por investigar a edificação da consciência fonológica, bem como possibilitar dez práticas de reflexão linguística a este grupo. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu alunos e docentes de uma escola pública da Encosta da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades metalinguísticas semanais foram muito benéficas para as crianças. No entanto, no questionário com questões de livre resposta, os professores não demonstraram ter o aprofundamento conceitual necessário para o desenvolvimento da consciência fonológica como conhecimento explícito.Faculdade Instituto Ivoti2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/11010.55602/rlic.v4i2.127Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 2 (2016); 88-982525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110/112https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWermeier, Cláucia AlineFacchini, Luciana2024-06-06T20:51:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/110Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:10Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização |
title |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização |
spellingShingle |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização Wermeier, Cláucia Aline Aprendizagem Leitura Escrita Consciência fonológica PIBID Educação |
title_short |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização |
title_full |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização |
title_fullStr |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização |
title_full_unstemmed |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização |
title_sort |
Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização |
author |
Wermeier, Cláucia Aline |
author_facet |
Wermeier, Cláucia Aline Facchini, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Facchini, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wermeier, Cláucia Aline Facchini, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Leitura Escrita Consciência fonológica PIBID Educação |
topic |
Aprendizagem Leitura Escrita Consciência fonológica PIBID Educação |
description |
Ao trabalhar com crianças de baixo rendimento escolar no PIBID, detectou-se que parte do grupo não reconhecia as diversas formas de segmentação da linguagem. Assim, optou-se por investigar a edificação da consciência fonológica, bem como possibilitar dez práticas de reflexão linguística a este grupo. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu alunos e docentes de uma escola pública da Encosta da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades metalinguísticas semanais foram muito benéficas para as crianças. No entanto, no questionário com questões de livre resposta, os professores não demonstraram ter o aprofundamento conceitual necessário para o desenvolvimento da consciência fonológica como conhecimento explícito. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110 10.55602/rlic.v4i2.127 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v4i2.127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110/112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 2 (2016); 88-98 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359159271424 |