Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321 |
Resumo: | Este artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolar |
id |
IVOTI-1_f2d8379aab144b21d40fcc72e03cadec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/321 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?EducaçãoIntencionalidade pedagógicaPlanejamento reversoEste artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolarFaculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/32110.55602/27xnky17Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 24-342525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321/395Copyright (c) 2024 Ivan Douglas Ramos da Silva, Marguit Carmem Goldmeyerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivan Douglas Ramos daGoldmeyer, Marguit Carmem2024-07-03T21:55:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/321Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-03T21:55:23Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem? |
title |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem? |
spellingShingle |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem? Silva, Ivan Douglas Ramos da Educação Intencionalidade pedagógica Planejamento reverso |
title_short |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem? |
title_full |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem? |
title_fullStr |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem? |
title_full_unstemmed |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem? |
title_sort |
Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem? |
author |
Silva, Ivan Douglas Ramos da |
author_facet |
Silva, Ivan Douglas Ramos da Goldmeyer, Marguit Carmem |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmem |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ivan Douglas Ramos da Goldmeyer, Marguit Carmem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Intencionalidade pedagógica Planejamento reverso |
topic |
Educação Intencionalidade pedagógica Planejamento reverso |
description |
Este artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolar |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321 10.55602/27xnky17 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321 |
identifier_str_mv |
10.55602/27xnky17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321/395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Ivan Douglas Ramos da Silva, Marguit Carmem Goldmeyer https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Ivan Douglas Ramos da Silva, Marguit Carmem Goldmeyer https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 24-34 2525-5754 2318-5252 10.55602/5ad45e62 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359650004992 |