Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivan Douglas Ramos da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Goldmeyer, Marguit Carmem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321
Resumo: Este artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolar
id IVOTI-1_f2d8379aab144b21d40fcc72e03cadec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/321
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?EducaçãoIntencionalidade pedagógicaPlanejamento reversoEste artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolarFaculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/32110.55602/27xnky17Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 24-342525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321/395Copyright (c) 2024 Ivan Douglas Ramos da Silva, Marguit Carmem Goldmeyerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivan Douglas Ramos daGoldmeyer, Marguit Carmem2024-07-03T21:55:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/321Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-03T21:55:23Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
title Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
spellingShingle Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
Silva, Ivan Douglas Ramos da
Educação
Intencionalidade pedagógica
Planejamento reverso
title_short Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
title_full Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
title_fullStr Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
title_full_unstemmed Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
title_sort Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
author Silva, Ivan Douglas Ramos da
author_facet Silva, Ivan Douglas Ramos da
Goldmeyer, Marguit Carmem
author_role author
author2 Goldmeyer, Marguit Carmem
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivan Douglas Ramos da
Goldmeyer, Marguit Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Intencionalidade pedagógica
Planejamento reverso
topic Educação
Intencionalidade pedagógica
Planejamento reverso
description Este artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321
10.55602/27xnky17
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321
identifier_str_mv 10.55602/27xnky17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321/395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Ivan Douglas Ramos da Silva, Marguit Carmem Goldmeyer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Ivan Douglas Ramos da Silva, Marguit Carmem Goldmeyer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 24-34
2525-5754
2318-5252
10.55602/5ad45e62
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359650004992