Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaeger, Bárbara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nobre, Suelen Bomfim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211
Resumo: O estudo mapeou as perspectivas profissionais e fatores motivacionais para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes são graduandos, entre o 5º e o 8º período de curricularização. Trata-se de uma pesquisa com método misto, questionário semiestruturado e, análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as motivações para a escolha do curso estão relacionadas com a identificação com a área. Ainda, os resultados indicam como principais competências para o biólogo licenciado no século XXI: o domínio das tecnologias digitais; capacidade de propor aulas criativas e inovadoras; flexibilidade e comprometimento com a ética ambiental; e buscar constantemente a ressignificação dos saberes docentes.
id IVOTI-1_f7ce5b132993f069d44b50360e81da48
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/211
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXIPerspectivas profissionaisFormação docenteDocência em Ciências e BiologiaCiênciasBiologiaEducaçãoO estudo mapeou as perspectivas profissionais e fatores motivacionais para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes são graduandos, entre o 5º e o 8º período de curricularização. Trata-se de uma pesquisa com método misto, questionário semiestruturado e, análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as motivações para a escolha do curso estão relacionadas com a identificação com a área. Ainda, os resultados indicam como principais competências para o biólogo licenciado no século XXI: o domínio das tecnologias digitais; capacidade de propor aulas criativas e inovadoras; flexibilidade e comprometimento com a ética ambiental; e buscar constantemente a ressignificação dos saberes docentes.Faculdade Instituto Ivoti2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/21110.55602/rlic.v10i1.211Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 72-872525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211/225Copyright (c) 2022 Bárbara Jaegerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJaeger, Bárbara Nobre, Suelen Bomfim2024-06-06T20:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/211Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:52:02Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
title Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
spellingShingle Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
Jaeger, Bárbara
Perspectivas profissionais
Formação docente
Docência em Ciências e Biologia
Ciências
Biologia
Educação
title_short Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
title_full Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
title_fullStr Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
title_full_unstemmed Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
title_sort Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
author Jaeger, Bárbara
author_facet Jaeger, Bárbara
Nobre, Suelen Bomfim
author_role author
author2 Nobre, Suelen Bomfim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaeger, Bárbara
Nobre, Suelen Bomfim
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectivas profissionais
Formação docente
Docência em Ciências e Biologia
Ciências
Biologia
Educação
topic Perspectivas profissionais
Formação docente
Docência em Ciências e Biologia
Ciências
Biologia
Educação
description O estudo mapeou as perspectivas profissionais e fatores motivacionais para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes são graduandos, entre o 5º e o 8º período de curricularização. Trata-se de uma pesquisa com método misto, questionário semiestruturado e, análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as motivações para a escolha do curso estão relacionadas com a identificação com a área. Ainda, os resultados indicam como principais competências para o biólogo licenciado no século XXI: o domínio das tecnologias digitais; capacidade de propor aulas criativas e inovadoras; flexibilidade e comprometimento com a ética ambiental; e buscar constantemente a ressignificação dos saberes docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211
10.55602/rlic.v10i1.211
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i1.211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211/225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Bárbara Jaeger
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Bárbara Jaeger
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 72-87
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359533613056