Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211 |
Resumo: | O estudo mapeou as perspectivas profissionais e fatores motivacionais para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes são graduandos, entre o 5º e o 8º período de curricularização. Trata-se de uma pesquisa com método misto, questionário semiestruturado e, análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as motivações para a escolha do curso estão relacionadas com a identificação com a área. Ainda, os resultados indicam como principais competências para o biólogo licenciado no século XXI: o domínio das tecnologias digitais; capacidade de propor aulas criativas e inovadoras; flexibilidade e comprometimento com a ética ambiental; e buscar constantemente a ressignificação dos saberes docentes. |
id |
IVOTI-1_f7ce5b132993f069d44b50360e81da48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/211 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXIPerspectivas profissionaisFormação docenteDocência em Ciências e BiologiaCiênciasBiologiaEducaçãoO estudo mapeou as perspectivas profissionais e fatores motivacionais para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes são graduandos, entre o 5º e o 8º período de curricularização. Trata-se de uma pesquisa com método misto, questionário semiestruturado e, análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as motivações para a escolha do curso estão relacionadas com a identificação com a área. Ainda, os resultados indicam como principais competências para o biólogo licenciado no século XXI: o domínio das tecnologias digitais; capacidade de propor aulas criativas e inovadoras; flexibilidade e comprometimento com a ética ambiental; e buscar constantemente a ressignificação dos saberes docentes.Faculdade Instituto Ivoti2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/21110.55602/rlic.v10i1.211Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 72-872525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211/225Copyright (c) 2022 Bárbara Jaegerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJaeger, Bárbara Nobre, Suelen Bomfim2024-06-06T20:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/211Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:52:02Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI |
title |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI |
spellingShingle |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI Jaeger, Bárbara Perspectivas profissionais Formação docente Docência em Ciências e Biologia Ciências Biologia Educação |
title_short |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI |
title_full |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI |
title_fullStr |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI |
title_full_unstemmed |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI |
title_sort |
Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI |
author |
Jaeger, Bárbara |
author_facet |
Jaeger, Bárbara Nobre, Suelen Bomfim |
author_role |
author |
author2 |
Nobre, Suelen Bomfim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaeger, Bárbara Nobre, Suelen Bomfim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspectivas profissionais Formação docente Docência em Ciências e Biologia Ciências Biologia Educação |
topic |
Perspectivas profissionais Formação docente Docência em Ciências e Biologia Ciências Biologia Educação |
description |
O estudo mapeou as perspectivas profissionais e fatores motivacionais para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes são graduandos, entre o 5º e o 8º período de curricularização. Trata-se de uma pesquisa com método misto, questionário semiestruturado e, análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as motivações para a escolha do curso estão relacionadas com a identificação com a área. Ainda, os resultados indicam como principais competências para o biólogo licenciado no século XXI: o domínio das tecnologias digitais; capacidade de propor aulas criativas e inovadoras; flexibilidade e comprometimento com a ética ambiental; e buscar constantemente a ressignificação dos saberes docentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211 10.55602/rlic.v10i1.211 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v10i1.211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211/225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bárbara Jaeger https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bárbara Jaeger https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 72-87 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359533613056 |