Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66951 |
Resumo: | A infância uma fase do desenvolvimento importante na vida humana, é a partir dela que podemos formar nossa identidade e adquirir saberes que levaremos durante toda a vida. Um dos marcos dessa fase é o brincar, é brincando que a criança desenvolve dimensões físicas, cognitivas e afetivas, além de estimular habilidades de se comunicar e imaginar. Os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da atenção, concentração, além da compreensão das regras e dos papéis sociais. É através da brincadeira do “faz de conta” que a criança desenvolve a imaginação, a criatividade e a habilidade de relacionar o real e o imaginário. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do brincar, fazendo um levantamento de duas das diversas possibilidades, o brincar com brinquedos industrializados e materiais não estruturados. Usando-os como um recurso que pode estimular o desenvolvimento das crianças dentro das escolas de educação infantil. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso visa compreender e trazer reflexões dos autores renomados da área sobre a importância dos dois métodos, sem desqualificar ou discriminar algum. Visto que, todas as formas do brincar são válidas, desde que respeitem os direitos das crianças garantidos por lei. |
id |
Krot_041caf02477ed19ede2f508e3c425a3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66951 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciaisBrinquedosInfânciaAprendizagemBrincadeiraDesenvolvimentoA infância uma fase do desenvolvimento importante na vida humana, é a partir dela que podemos formar nossa identidade e adquirir saberes que levaremos durante toda a vida. Um dos marcos dessa fase é o brincar, é brincando que a criança desenvolve dimensões físicas, cognitivas e afetivas, além de estimular habilidades de se comunicar e imaginar. Os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da atenção, concentração, além da compreensão das regras e dos papéis sociais. É através da brincadeira do “faz de conta” que a criança desenvolve a imaginação, a criatividade e a habilidade de relacionar o real e o imaginário. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do brincar, fazendo um levantamento de duas das diversas possibilidades, o brincar com brinquedos industrializados e materiais não estruturados. Usando-os como um recurso que pode estimular o desenvolvimento das crianças dentro das escolas de educação infantil. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso visa compreender e trazer reflexões dos autores renomados da área sobre a importância dos dois métodos, sem desqualificar ou discriminar algum. Visto que, todas as formas do brincar são válidas, desde que respeitem os direitos das crianças garantidos por lei.2023-11-29T13:07:41Z2023-11-29T13:07:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66951SANTOS, Eliude Domingos dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T13:07:41Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66951Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-29T13:07:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-29T13:07:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais |
title |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais |
spellingShingle |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais SANTOS, Eliude Domingos dos Brinquedos Infância Aprendizagem Brincadeira Desenvolvimento |
title_short |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais |
title_full |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais |
title_fullStr |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais |
title_sort |
Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais |
author |
SANTOS, Eliude Domingos dos |
author_facet |
SANTOS, Eliude Domingos dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Eliude Domingos dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedos Infância Aprendizagem Brincadeira Desenvolvimento |
topic |
Brinquedos Infância Aprendizagem Brincadeira Desenvolvimento |
description |
A infância uma fase do desenvolvimento importante na vida humana, é a partir dela que podemos formar nossa identidade e adquirir saberes que levaremos durante toda a vida. Um dos marcos dessa fase é o brincar, é brincando que a criança desenvolve dimensões físicas, cognitivas e afetivas, além de estimular habilidades de se comunicar e imaginar. Os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da atenção, concentração, além da compreensão das regras e dos papéis sociais. É através da brincadeira do “faz de conta” que a criança desenvolve a imaginação, a criatividade e a habilidade de relacionar o real e o imaginário. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do brincar, fazendo um levantamento de duas das diversas possibilidades, o brincar com brinquedos industrializados e materiais não estruturados. Usando-os como um recurso que pode estimular o desenvolvimento das crianças dentro das escolas de educação infantil. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso visa compreender e trazer reflexões dos autores renomados da área sobre a importância dos dois métodos, sem desqualificar ou discriminar algum. Visto que, todas as formas do brincar são válidas, desde que respeitem os direitos das crianças garantidos por lei. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-29T13:07:41Z 2023-11-29T13:07:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66951 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673012878180352 |