Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Eliude Domingos dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66951
Resumo: A infância uma fase do desenvolvimento importante na vida humana, é a partir dela que podemos formar nossa identidade e adquirir saberes que levaremos durante toda a vida. Um dos marcos dessa fase é o brincar, é brincando que a criança desenvolve dimensões físicas, cognitivas e afetivas, além de estimular habilidades de se comunicar e imaginar. Os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da atenção, concentração, além da compreensão das regras e dos papéis sociais. É através da brincadeira do “faz de conta” que a criança desenvolve a imaginação, a criatividade e a habilidade de relacionar o real e o imaginário. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do brincar, fazendo um levantamento de duas das diversas possibilidades, o brincar com brinquedos industrializados e materiais não estruturados. Usando-os como um recurso que pode estimular o desenvolvimento das crianças dentro das escolas de educação infantil. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso visa compreender e trazer reflexões dos autores renomados da área sobre a importância dos dois métodos, sem desqualificar ou discriminar algum. Visto que, todas as formas do brincar são válidas, desde que respeitem os direitos das crianças garantidos por lei.
id Krot_041caf02477ed19ede2f508e3c425a3b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66951
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciaisBrinquedosInfânciaAprendizagemBrincadeiraDesenvolvimentoA infância uma fase do desenvolvimento importante na vida humana, é a partir dela que podemos formar nossa identidade e adquirir saberes que levaremos durante toda a vida. Um dos marcos dessa fase é o brincar, é brincando que a criança desenvolve dimensões físicas, cognitivas e afetivas, além de estimular habilidades de se comunicar e imaginar. Os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da atenção, concentração, além da compreensão das regras e dos papéis sociais. É através da brincadeira do “faz de conta” que a criança desenvolve a imaginação, a criatividade e a habilidade de relacionar o real e o imaginário. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do brincar, fazendo um levantamento de duas das diversas possibilidades, o brincar com brinquedos industrializados e materiais não estruturados. Usando-os como um recurso que pode estimular o desenvolvimento das crianças dentro das escolas de educação infantil. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso visa compreender e trazer reflexões dos autores renomados da área sobre a importância dos dois métodos, sem desqualificar ou discriminar algum. Visto que, todas as formas do brincar são válidas, desde que respeitem os direitos das crianças garantidos por lei.2023-11-29T13:07:41Z2023-11-29T13:07:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66951SANTOS, Eliude Domingos dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T13:07:41Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66951Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-29T13:07:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-29T13:07:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
title Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
spellingShingle Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
SANTOS, Eliude Domingos dos
Brinquedos
Infância
Aprendizagem
Brincadeira
Desenvolvimento
title_short Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
title_full Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
title_fullStr Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
title_full_unstemmed Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
title_sort Ludicidade e educação: o uso de brinquedos não estruturados na educação infantil, anos iniciais
author SANTOS, Eliude Domingos dos
author_facet SANTOS, Eliude Domingos dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Eliude Domingos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedos
Infância
Aprendizagem
Brincadeira
Desenvolvimento
topic Brinquedos
Infância
Aprendizagem
Brincadeira
Desenvolvimento
description A infância uma fase do desenvolvimento importante na vida humana, é a partir dela que podemos formar nossa identidade e adquirir saberes que levaremos durante toda a vida. Um dos marcos dessa fase é o brincar, é brincando que a criança desenvolve dimensões físicas, cognitivas e afetivas, além de estimular habilidades de se comunicar e imaginar. Os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da atenção, concentração, além da compreensão das regras e dos papéis sociais. É através da brincadeira do “faz de conta” que a criança desenvolve a imaginação, a criatividade e a habilidade de relacionar o real e o imaginário. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do brincar, fazendo um levantamento de duas das diversas possibilidades, o brincar com brinquedos industrializados e materiais não estruturados. Usando-os como um recurso que pode estimular o desenvolvimento das crianças dentro das escolas de educação infantil. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso visa compreender e trazer reflexões dos autores renomados da área sobre a importância dos dois métodos, sem desqualificar ou discriminar algum. Visto que, todas as formas do brincar são válidas, desde que respeitem os direitos das crianças garantidos por lei.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-29T13:07:41Z
2023-11-29T13:07:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66951
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673012878180352