Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47346 |
Resumo: | A percepção que o colaborador tem da empresa muitas vezes afeta diretamente o seu rendimento, para tal, o ambiente de trabalho tende a ser influenciado por meio do clima organizacional, neste contexto, para manter o colaborador engajado com os com a organização é necessário que se identifique como está o clima organizacional na mesma, e por meio de ferramentas de gestão com a pesquisa de clima organizacional, bem como, a realização do endomarketing na empresa é de suma importância para o crescimento da mesma. Para tal, a importância de se ter um clima organizacional adequado estabelece condições motivadoras no ambiente de trabalho. Concernente a isto, a avaliação do clima na organização trás satisfação e o melhoramento no desempenho do colaborador, e a implantação do Endomarketing, transformam o colaborador em facilitador para consolidar a imagem da empresa, bem como seu valor de mercado. Após isso, ao conhecer o perfil do colaborador e seus anseios dentro da organização, o mesmo é envolvido diretamente e intrinsicamente com os objetivos da organização, pois isso permitirá que o mesmo desenvolva seu trabalho de maneira satisfatória, gerando lucro, e posteriormente, a satisfação do cliente. Não esquecendo que os resultados da pesquisa, devem ser divulgados, pois os mesmos criam expectativas concernentes aos resultados. Diante disto, este trabalho tem como objetivo geral descrever o perfil do colaborador através da Pesquisa do Clima Organizacional, para a utilização do Endomarketing de maneira satisfatória e que traga benefícios às empresas. Além do mais, os objetivos específicos apresentaram a Contextualização de Clima Organizacional e as ferramentas de Pesquisa de Clima Organizacional; e também descreveu o Endomarketing e seus pilares; e por fim, demonstrou a Pesquisa de Clima Organizacional atrelado ao Endomarketing dentro das organizações afim de melhoramento dos resultados e satisfação dos colaboradores. Este trabalho tem como características uma pesquisa bibliográfica, onde seus resultados é a utilização da Pesquisa de Clima Organizacional juntamente ao Endomarketing afim de melhoramento dos resultados na organização, e consequentemente, a satisfação dos colaboradores. Os resultados obtidos descrevem que trabalhando a Pesquisa de Clima Organizacional e o Endomarketing em todos os níveis organizacionais, desde o chão de fábrica até a alta gerência, cria-se um vínculo entre colaborador e a empresa, para que se sintam fundamentais para o crescimento da empresa, e responsável pela mesma, sendo esse, um facilitador, para consolidar a imagem da empresa e o seu valor tanto para os clientes como colaboradores. |
id |
Krot_0614fb748ca171b1cfa452d7f77b2d3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47346 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MOREIRA, Weslayne Monteiro2022-10-03T16:44:43Z2022-10-03T16:44:43Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47346A percepção que o colaborador tem da empresa muitas vezes afeta diretamente o seu rendimento, para tal, o ambiente de trabalho tende a ser influenciado por meio do clima organizacional, neste contexto, para manter o colaborador engajado com os com a organização é necessário que se identifique como está o clima organizacional na mesma, e por meio de ferramentas de gestão com a pesquisa de clima organizacional, bem como, a realização do endomarketing na empresa é de suma importância para o crescimento da mesma. Para tal, a importância de se ter um clima organizacional adequado estabelece condições motivadoras no ambiente de trabalho. Concernente a isto, a avaliação do clima na organização trás satisfação e o melhoramento no desempenho do colaborador, e a implantação do Endomarketing, transformam o colaborador em facilitador para consolidar a imagem da empresa, bem como seu valor de mercado. Após isso, ao conhecer o perfil do colaborador e seus anseios dentro da organização, o mesmo é envolvido diretamente e intrinsicamente com os objetivos da organização, pois isso permitirá que o mesmo desenvolva seu trabalho de maneira satisfatória, gerando lucro, e posteriormente, a satisfação do cliente. Não esquecendo que os resultados da pesquisa, devem ser divulgados, pois os mesmos criam expectativas concernentes aos resultados. Diante disto, este trabalho tem como objetivo geral descrever o perfil do colaborador através da Pesquisa do Clima Organizacional, para a utilização do Endomarketing de maneira satisfatória e que traga benefícios às empresas. Além do mais, os objetivos específicos apresentaram a Contextualização de Clima Organizacional e as ferramentas de Pesquisa de Clima Organizacional; e também descreveu o Endomarketing e seus pilares; e por fim, demonstrou a Pesquisa de Clima Organizacional atrelado ao Endomarketing dentro das organizações afim de melhoramento dos resultados e satisfação dos colaboradores. Este trabalho tem como características uma pesquisa bibliográfica, onde seus resultados é a utilização da Pesquisa de Clima Organizacional juntamente ao Endomarketing afim de melhoramento dos resultados na organização, e consequentemente, a satisfação dos colaboradores. Os resultados obtidos descrevem que trabalhando a Pesquisa de Clima Organizacional e o Endomarketing em todos os níveis organizacionais, desde o chão de fábrica até a alta gerência, cria-se um vínculo entre colaborador e a empresa, para que se sintam fundamentais para o crescimento da empresa, e responsável pela mesma, sendo esse, um facilitador, para consolidar a imagem da empresa e o seu valor tanto para os clientes como colaboradores.Clima organizacionalGestão de pessoasEndomarketingPesquisa de clima organizacionalGestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALWESLAYNE_MONTEIRO_ATIVIDADE+4+-+DEFESA.pdfWESLAYNE_MONTEIRO_ATIVIDADE+4+-+DEFESA.pdfapplication/pdf395609https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/47346/1/WESLAYNE_MONTEIRO_ATIVIDADE%2b4%2b-%2bDEFESA.pdf9a533a09b210201ee5f8b07e550a6f60MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/47346/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/473462022-10-03 13:44:43.585oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-03T16:44:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-03T16:44:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas |
title |
Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas |
spellingShingle |
Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas MOREIRA, Weslayne Monteiro Clima organizacional Gestão de pessoas Endomarketing Pesquisa de clima organizacional |
title_short |
Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas |
title_full |
Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas |
title_fullStr |
Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas |
title_full_unstemmed |
Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas |
title_sort |
Gestão de pessoas: A importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas |
author |
MOREIRA, Weslayne Monteiro |
author_facet |
MOREIRA, Weslayne Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOREIRA, Weslayne Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima organizacional Gestão de pessoas Endomarketing Pesquisa de clima organizacional |
topic |
Clima organizacional Gestão de pessoas Endomarketing Pesquisa de clima organizacional |
description |
A percepção que o colaborador tem da empresa muitas vezes afeta diretamente o seu rendimento, para tal, o ambiente de trabalho tende a ser influenciado por meio do clima organizacional, neste contexto, para manter o colaborador engajado com os com a organização é necessário que se identifique como está o clima organizacional na mesma, e por meio de ferramentas de gestão com a pesquisa de clima organizacional, bem como, a realização do endomarketing na empresa é de suma importância para o crescimento da mesma. Para tal, a importância de se ter um clima organizacional adequado estabelece condições motivadoras no ambiente de trabalho. Concernente a isto, a avaliação do clima na organização trás satisfação e o melhoramento no desempenho do colaborador, e a implantação do Endomarketing, transformam o colaborador em facilitador para consolidar a imagem da empresa, bem como seu valor de mercado. Após isso, ao conhecer o perfil do colaborador e seus anseios dentro da organização, o mesmo é envolvido diretamente e intrinsicamente com os objetivos da organização, pois isso permitirá que o mesmo desenvolva seu trabalho de maneira satisfatória, gerando lucro, e posteriormente, a satisfação do cliente. Não esquecendo que os resultados da pesquisa, devem ser divulgados, pois os mesmos criam expectativas concernentes aos resultados. Diante disto, este trabalho tem como objetivo geral descrever o perfil do colaborador através da Pesquisa do Clima Organizacional, para a utilização do Endomarketing de maneira satisfatória e que traga benefícios às empresas. Além do mais, os objetivos específicos apresentaram a Contextualização de Clima Organizacional e as ferramentas de Pesquisa de Clima Organizacional; e também descreveu o Endomarketing e seus pilares; e por fim, demonstrou a Pesquisa de Clima Organizacional atrelado ao Endomarketing dentro das organizações afim de melhoramento dos resultados e satisfação dos colaboradores. Este trabalho tem como características uma pesquisa bibliográfica, onde seus resultados é a utilização da Pesquisa de Clima Organizacional juntamente ao Endomarketing afim de melhoramento dos resultados na organização, e consequentemente, a satisfação dos colaboradores. Os resultados obtidos descrevem que trabalhando a Pesquisa de Clima Organizacional e o Endomarketing em todos os níveis organizacionais, desde o chão de fábrica até a alta gerência, cria-se um vínculo entre colaborador e a empresa, para que se sintam fundamentais para o crescimento da empresa, e responsável pela mesma, sendo esse, um facilitador, para consolidar a imagem da empresa e o seu valor tanto para os clientes como colaboradores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-03T16:44:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-03T16:44:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47346 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/47346/1/WESLAYNE_MONTEIRO_ATIVIDADE%2b4%2b-%2bDEFESA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/47346/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a533a09b210201ee5f8b07e550a6f60 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1819248611956883456 |