Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Weslayne Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36800
Resumo: A percepção que o colaborador tem da empresa muitas vezes afeta diretamente o seu rendimento, para tal, o ambiente de trabalho tende a ser influenciado por meio do clima organizacional, neste contexto, para manter o colaborador engajado com os com a organização é necessário que se identifique como está o clima organizacional na mesma, e por meio de ferramentas de gestão com a pesquisa de clima organizacional, bem como, a realização do endomarketing na empresa é de suma importância para o crescimento da mesma. Para tal, a importância de se ter um clima organizacional adequado estabelece condições motivadoras no ambiente de trabalho. Concernente a isto, a avaliação do clima na organização trás satisfação e o melhoramento no desempenho do colaborador, e a implantação do Endomarketing, transformam o colaborador em facilitador para consolidar a imagem da empresa, bem como seu valor de mercado. Após isso, ao conhecer o perfil do colaborador e seus anseios dentro da organização, o mesmo é envolvido diretamente e intrinsicamente com os objetivos da organização, pois isso permitirá que o mesmo desenvolva seu trabalho de maneira satisfatória, gerando lucro, e posteriormente, a satisfação do cliente. Não esquecendo que os resultados da pesquisa, devem ser divulgados, pois os mesmos criam expectativas concernentes aos resultados. Diante disto, este trabalho tem como objetivo geral descrever o perfil do colaborador através da Pesquisa do Clima Organizacional, para a utilização do Endomarketing de maneira satisfatória e que traga benefícios às empresas. Além do mais, os objetivos específicos apresentaram a Contextualização de Clima Organizacional e as ferramentas de Pesquisa de Clima Organizacional; e também descreveu o Endomarketing e seus pilares; e por fim, demonstrou a Pesquisa de Clima Organizacional atrelado ao Endomarketing dentro das organizações afim de melhoramento dos resultados e satisfação dos colaboradores. Este trabalho tem como características uma pesquisa bibliográfica, onde seus resultados é a utilização da Pesquisa de Clima Organizacional juntamente ao Endomarketing afim de melhoramento dos resultados na organização, e consequentemente, a satisfação dos colaboradores. Os resultados obtidos descrevem que trabalhando a Pesquisa de Clima Organizacional e o Endomarketing em todos os níveis organizacionais, desde o chão de fábrica até a alta gerência, cria-se um vínculo entre colaborador e a empresa, para que se sintam fundamentais para o crescimento da empresa, e responsável pela mesma, sendo esse, um facilitador, para consolidar a imagem da empresa e o seu valor tanto para os clientes como colaboradores.
id Krot_9a1341d49422495825933886ce5ae994
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36800
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresasClima organizacionalGestão de pessoasEndomarketingPesquisa de clima organizacionalA percepção que o colaborador tem da empresa muitas vezes afeta diretamente o seu rendimento, para tal, o ambiente de trabalho tende a ser influenciado por meio do clima organizacional, neste contexto, para manter o colaborador engajado com os com a organização é necessário que se identifique como está o clima organizacional na mesma, e por meio de ferramentas de gestão com a pesquisa de clima organizacional, bem como, a realização do endomarketing na empresa é de suma importância para o crescimento da mesma. Para tal, a importância de se ter um clima organizacional adequado estabelece condições motivadoras no ambiente de trabalho. Concernente a isto, a avaliação do clima na organização trás satisfação e o melhoramento no desempenho do colaborador, e a implantação do Endomarketing, transformam o colaborador em facilitador para consolidar a imagem da empresa, bem como seu valor de mercado. Após isso, ao conhecer o perfil do colaborador e seus anseios dentro da organização, o mesmo é envolvido diretamente e intrinsicamente com os objetivos da organização, pois isso permitirá que o mesmo desenvolva seu trabalho de maneira satisfatória, gerando lucro, e posteriormente, a satisfação do cliente. Não esquecendo que os resultados da pesquisa, devem ser divulgados, pois os mesmos criam expectativas concernentes aos resultados. Diante disto, este trabalho tem como objetivo geral descrever o perfil do colaborador através da Pesquisa do Clima Organizacional, para a utilização do Endomarketing de maneira satisfatória e que traga benefícios às empresas. Além do mais, os objetivos específicos apresentaram a Contextualização de Clima Organizacional e as ferramentas de Pesquisa de Clima Organizacional; e também descreveu o Endomarketing e seus pilares; e por fim, demonstrou a Pesquisa de Clima Organizacional atrelado ao Endomarketing dentro das organizações afim de melhoramento dos resultados e satisfação dos colaboradores. Este trabalho tem como características uma pesquisa bibliográfica, onde seus resultados é a utilização da Pesquisa de Clima Organizacional juntamente ao Endomarketing afim de melhoramento dos resultados na organização, e consequentemente, a satisfação dos colaboradores. Os resultados obtidos descrevem que trabalhando a Pesquisa de Clima Organizacional e o Endomarketing em todos os níveis organizacionais, desde o chão de fábrica até a alta gerência, cria-se um vínculo entre colaborador e a empresa, para que se sintam fundamentais para o crescimento da empresa, e responsável pela mesma, sendo esse, um facilitador, para consolidar a imagem da empresa e o seu valor tanto para os clientes como colaboradores.2022-02-21T20:03:10Z2022-02-21T20:03:10Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36800MOREIRA, Weslayne Monteiroporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-21T20:08:52Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36800Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-21T20:08:52falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-21T20:08:52Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
title Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
spellingShingle Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
MOREIRA, Weslayne Monteiro
Clima organizacional
Gestão de pessoas
Endomarketing
Pesquisa de clima organizacional
title_short Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
title_full Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
title_fullStr Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
title_full_unstemmed Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
title_sort Gestão de pessoas: a importância da pesquisa de clima organizacional na gestão de empresas
author MOREIRA, Weslayne Monteiro
author_facet MOREIRA, Weslayne Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Weslayne Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Clima organizacional
Gestão de pessoas
Endomarketing
Pesquisa de clima organizacional
topic Clima organizacional
Gestão de pessoas
Endomarketing
Pesquisa de clima organizacional
description A percepção que o colaborador tem da empresa muitas vezes afeta diretamente o seu rendimento, para tal, o ambiente de trabalho tende a ser influenciado por meio do clima organizacional, neste contexto, para manter o colaborador engajado com os com a organização é necessário que se identifique como está o clima organizacional na mesma, e por meio de ferramentas de gestão com a pesquisa de clima organizacional, bem como, a realização do endomarketing na empresa é de suma importância para o crescimento da mesma. Para tal, a importância de se ter um clima organizacional adequado estabelece condições motivadoras no ambiente de trabalho. Concernente a isto, a avaliação do clima na organização trás satisfação e o melhoramento no desempenho do colaborador, e a implantação do Endomarketing, transformam o colaborador em facilitador para consolidar a imagem da empresa, bem como seu valor de mercado. Após isso, ao conhecer o perfil do colaborador e seus anseios dentro da organização, o mesmo é envolvido diretamente e intrinsicamente com os objetivos da organização, pois isso permitirá que o mesmo desenvolva seu trabalho de maneira satisfatória, gerando lucro, e posteriormente, a satisfação do cliente. Não esquecendo que os resultados da pesquisa, devem ser divulgados, pois os mesmos criam expectativas concernentes aos resultados. Diante disto, este trabalho tem como objetivo geral descrever o perfil do colaborador através da Pesquisa do Clima Organizacional, para a utilização do Endomarketing de maneira satisfatória e que traga benefícios às empresas. Além do mais, os objetivos específicos apresentaram a Contextualização de Clima Organizacional e as ferramentas de Pesquisa de Clima Organizacional; e também descreveu o Endomarketing e seus pilares; e por fim, demonstrou a Pesquisa de Clima Organizacional atrelado ao Endomarketing dentro das organizações afim de melhoramento dos resultados e satisfação dos colaboradores. Este trabalho tem como características uma pesquisa bibliográfica, onde seus resultados é a utilização da Pesquisa de Clima Organizacional juntamente ao Endomarketing afim de melhoramento dos resultados na organização, e consequentemente, a satisfação dos colaboradores. Os resultados obtidos descrevem que trabalhando a Pesquisa de Clima Organizacional e o Endomarketing em todos os níveis organizacionais, desde o chão de fábrica até a alta gerência, cria-se um vínculo entre colaborador e a empresa, para que se sintam fundamentais para o crescimento da empresa, e responsável pela mesma, sendo esse, um facilitador, para consolidar a imagem da empresa e o seu valor tanto para os clientes como colaboradores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-21T20:03:10Z
2022-02-21T20:03:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36800
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672903138410496