Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39673 |
Resumo: | Este trabalho visa elencar algumas considerações sobre as estratégias para a inclusão no cotidiano escolar e as principais dificuldades de alunos com deficiência. Foi analisada especificamente a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista, relatando algumas características importantes que devem ser consideradas. O processo de inclusão deve partir de um trabalho coletivo de todos os membros da escola, além dos pais dos alunos. É impossível ter êxito se não houver o comprometimento e, principalmente, se a escola não garantir os direitos dos alunos com algum tipo de deficiência. É necessário que o corpo docente amplie seu conhecimento para que consiga atender às necessidades específicas dos alunos com autismo, por isso, a formação continuada dos professores é considerada de extrema importância. Precisa-se encontrar uma saída pedagógica para cada aluno, sempre estando atento que cada caso, cada aluno que possui deficiência deve ser avaliado individualmente, pois mesmo que haja mais de um aluno com a mesma deficiência, muitas vezes o desenvolvimento da criança até aquele momento possui necessidades, dificuldades e características diferentes, por isso os professores devem estar em constante diálogo. |
id |
Krot_09e466b422a7a094d1708fb86c672112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39673 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolarAutismoEducaçãoEnsinoEscolaInclusivaEste trabalho visa elencar algumas considerações sobre as estratégias para a inclusão no cotidiano escolar e as principais dificuldades de alunos com deficiência. Foi analisada especificamente a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista, relatando algumas características importantes que devem ser consideradas. O processo de inclusão deve partir de um trabalho coletivo de todos os membros da escola, além dos pais dos alunos. É impossível ter êxito se não houver o comprometimento e, principalmente, se a escola não garantir os direitos dos alunos com algum tipo de deficiência. É necessário que o corpo docente amplie seu conhecimento para que consiga atender às necessidades específicas dos alunos com autismo, por isso, a formação continuada dos professores é considerada de extrema importância. Precisa-se encontrar uma saída pedagógica para cada aluno, sempre estando atento que cada caso, cada aluno que possui deficiência deve ser avaliado individualmente, pois mesmo que haja mais de um aluno com a mesma deficiência, muitas vezes o desenvolvimento da criança até aquele momento possui necessidades, dificuldades e características diferentes, por isso os professores devem estar em constante diálogo.2022-04-14T19:59:25Z2022-04-14T19:59:25Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39673NASCIMENTO, Hariana Lopes doporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-14T19:59:25Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39673Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-14T19:59:25falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-14T19:59:25Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar |
title |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar |
spellingShingle |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar NASCIMENTO, Hariana Lopes do Autismo Educação Ensino Escola Inclusiva |
title_short |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar |
title_full |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar |
title_fullStr |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar |
title_sort |
Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar |
author |
NASCIMENTO, Hariana Lopes do |
author_facet |
NASCIMENTO, Hariana Lopes do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Hariana Lopes do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Educação Ensino Escola Inclusiva |
topic |
Autismo Educação Ensino Escola Inclusiva |
description |
Este trabalho visa elencar algumas considerações sobre as estratégias para a inclusão no cotidiano escolar e as principais dificuldades de alunos com deficiência. Foi analisada especificamente a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista, relatando algumas características importantes que devem ser consideradas. O processo de inclusão deve partir de um trabalho coletivo de todos os membros da escola, além dos pais dos alunos. É impossível ter êxito se não houver o comprometimento e, principalmente, se a escola não garantir os direitos dos alunos com algum tipo de deficiência. É necessário que o corpo docente amplie seu conhecimento para que consiga atender às necessidades específicas dos alunos com autismo, por isso, a formação continuada dos professores é considerada de extrema importância. Precisa-se encontrar uma saída pedagógica para cada aluno, sempre estando atento que cada caso, cada aluno que possui deficiência deve ser avaliado individualmente, pois mesmo que haja mais de um aluno com a mesma deficiência, muitas vezes o desenvolvimento da criança até aquele momento possui necessidades, dificuldades e características diferentes, por isso os professores devem estar em constante diálogo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-04-14T19:59:25Z 2022-04-14T19:59:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39673 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673004976111616 |