Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Hariana Lopes do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39673
Resumo: Este trabalho visa elencar algumas considerações sobre as estratégias para a inclusão no cotidiano escolar e as principais dificuldades de alunos com deficiência. Foi analisada especificamente a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista, relatando algumas características importantes que devem ser consideradas. O processo de inclusão deve partir de um trabalho coletivo de todos os membros da escola, além dos pais dos alunos. É impossível ter êxito se não houver o comprometimento e, principalmente, se a escola não garantir os direitos dos alunos com algum tipo de deficiência. É necessário que o corpo docente amplie seu conhecimento para que consiga atender às necessidades específicas dos alunos com autismo, por isso, a formação continuada dos professores é considerada de extrema importância. Precisa-se encontrar uma saída pedagógica para cada aluno, sempre estando atento que cada caso, cada aluno que possui deficiência deve ser avaliado individualmente, pois mesmo que haja mais de um aluno com a mesma deficiência, muitas vezes o desenvolvimento da criança até aquele momento possui necessidades, dificuldades e características diferentes, por isso os professores devem estar em constante diálogo.
id Krot_09e466b422a7a094d1708fb86c672112
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39673
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolarAutismoEducaçãoEnsinoEscolaInclusivaEste trabalho visa elencar algumas considerações sobre as estratégias para a inclusão no cotidiano escolar e as principais dificuldades de alunos com deficiência. Foi analisada especificamente a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista, relatando algumas características importantes que devem ser consideradas. O processo de inclusão deve partir de um trabalho coletivo de todos os membros da escola, além dos pais dos alunos. É impossível ter êxito se não houver o comprometimento e, principalmente, se a escola não garantir os direitos dos alunos com algum tipo de deficiência. É necessário que o corpo docente amplie seu conhecimento para que consiga atender às necessidades específicas dos alunos com autismo, por isso, a formação continuada dos professores é considerada de extrema importância. Precisa-se encontrar uma saída pedagógica para cada aluno, sempre estando atento que cada caso, cada aluno que possui deficiência deve ser avaliado individualmente, pois mesmo que haja mais de um aluno com a mesma deficiência, muitas vezes o desenvolvimento da criança até aquele momento possui necessidades, dificuldades e características diferentes, por isso os professores devem estar em constante diálogo.2022-04-14T19:59:25Z2022-04-14T19:59:25Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39673NASCIMENTO, Hariana Lopes doporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-14T19:59:25Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39673Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-14T19:59:25falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-14T19:59:25Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
title Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
spellingShingle Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
NASCIMENTO, Hariana Lopes do
Autismo
Educação
Ensino
Escola
Inclusiva
title_short Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
title_full Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
title_fullStr Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
title_full_unstemmed Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
title_sort Educação inclusiva: a inclusão do aluno autista no contexto escolar
author NASCIMENTO, Hariana Lopes do
author_facet NASCIMENTO, Hariana Lopes do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Hariana Lopes do
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação
Ensino
Escola
Inclusiva
topic Autismo
Educação
Ensino
Escola
Inclusiva
description Este trabalho visa elencar algumas considerações sobre as estratégias para a inclusão no cotidiano escolar e as principais dificuldades de alunos com deficiência. Foi analisada especificamente a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista, relatando algumas características importantes que devem ser consideradas. O processo de inclusão deve partir de um trabalho coletivo de todos os membros da escola, além dos pais dos alunos. É impossível ter êxito se não houver o comprometimento e, principalmente, se a escola não garantir os direitos dos alunos com algum tipo de deficiência. É necessário que o corpo docente amplie seu conhecimento para que consiga atender às necessidades específicas dos alunos com autismo, por isso, a formação continuada dos professores é considerada de extrema importância. Precisa-se encontrar uma saída pedagógica para cada aluno, sempre estando atento que cada caso, cada aluno que possui deficiência deve ser avaliado individualmente, pois mesmo que haja mais de um aluno com a mesma deficiência, muitas vezes o desenvolvimento da criança até aquele momento possui necessidades, dificuldades e características diferentes, por isso os professores devem estar em constante diálogo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-14T19:59:25Z
2022-04-14T19:59:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39673
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673004976111616