A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOMAZOLI, Thais Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36466
Resumo: A Ludicidade e a Aprendizagem na Educação Infantil: O Aprender Brincando, é um importante tema a ser abordado na educação infantil, pois a brincadeira é natural à vida da criança, acontecendo de forma espontânea, e tal ato torna-se fundamental para o entendimento do universo lúdico, onde a criança interage consigo mesma e com o mundo, entendendo assim que existem outros a sua volta, e dessa forma estabelecendo relações sociais. O contexto histórico da educação nos mostra o quão pouco valorizado era esta etapa da vida do ser humano, e como ao longo do tempo essa visão foi tomando uma nova forma. É através do brincar que a criança reproduz suas vivencias socioculturais que possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem, assim percebemos, através das fundamentações teóricas dos diversos autores da pedagogia, que a brincadeira e os jogos facilitam o processo de reflexão, criatividade e autonomia, entendimento de regras de convivência, e estabelece dessa forma, uma analogia entre jogos e aprendizagem. A aprendizagem vem do meio em que a criança e assim o brincar heurístico encontra seu lugar na infância da criança através dos brinquedos não estruturados e também advindos da natureza. Além disso, a brincadeira e o jogo na educação infantil, tanto na vida da criança de forma geral quanto em sua vivencias dentro das instituições de ensino, têm um importante papel no desenvolvimento integral da criança. Demonstra-se, dessa forma a seriedade em explorar ainda mais essa ferramenta tão influente e importante para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem. Portanto, para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema, sobre a relevância que o lúdico tem na sala de aula na educação infantil e de que maneira o docente deve exercer o seu papel para que essas atividades sejam de real valor ao educando.
id Krot_3c89c198074da53cef1bcf5f499d8b30
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36466
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling TOMAZOLI, Thais Duarte2022-02-15T17:17:53Z2022-02-15T17:17:53Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36466A Ludicidade e a Aprendizagem na Educação Infantil: O Aprender Brincando, é um importante tema a ser abordado na educação infantil, pois a brincadeira é natural à vida da criança, acontecendo de forma espontânea, e tal ato torna-se fundamental para o entendimento do universo lúdico, onde a criança interage consigo mesma e com o mundo, entendendo assim que existem outros a sua volta, e dessa forma estabelecendo relações sociais. O contexto histórico da educação nos mostra o quão pouco valorizado era esta etapa da vida do ser humano, e como ao longo do tempo essa visão foi tomando uma nova forma. É através do brincar que a criança reproduz suas vivencias socioculturais que possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem, assim percebemos, através das fundamentações teóricas dos diversos autores da pedagogia, que a brincadeira e os jogos facilitam o processo de reflexão, criatividade e autonomia, entendimento de regras de convivência, e estabelece dessa forma, uma analogia entre jogos e aprendizagem. A aprendizagem vem do meio em que a criança e assim o brincar heurístico encontra seu lugar na infância da criança através dos brinquedos não estruturados e também advindos da natureza. Além disso, a brincadeira e o jogo na educação infantil, tanto na vida da criança de forma geral quanto em sua vivencias dentro das instituições de ensino, têm um importante papel no desenvolvimento integral da criança. Demonstra-se, dessa forma a seriedade em explorar ainda mais essa ferramenta tão influente e importante para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem. Portanto, para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema, sobre a relevância que o lúdico tem na sala de aula na educação infantil e de que maneira o docente deve exercer o seu papel para que essas atividades sejam de real valor ao educando.BrincarJogoInfânciaBrinquedoAprendizagemA ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTHAIS_DUARTE_TOMAZOLI.pdfTHAIS_DUARTE_TOMAZOLI.pdfapplication/pdf639615https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36466/1/THAIS_DUARTE_TOMAZOLI.pdf4e43c08060eb0d711e16a2e73f850fd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36466/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364662022-02-15 14:42:29.557oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36466Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:42:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:42:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
title A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
spellingShingle A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
TOMAZOLI, Thais Duarte
Brincar
Jogo
Infância
Brinquedo
Aprendizagem
title_short A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
title_full A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
title_fullStr A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
title_full_unstemmed A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
title_sort A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
author TOMAZOLI, Thais Duarte
author_facet TOMAZOLI, Thais Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOMAZOLI, Thais Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Jogo
Infância
Brinquedo
Aprendizagem
topic Brincar
Jogo
Infância
Brinquedo
Aprendizagem
description A Ludicidade e a Aprendizagem na Educação Infantil: O Aprender Brincando, é um importante tema a ser abordado na educação infantil, pois a brincadeira é natural à vida da criança, acontecendo de forma espontânea, e tal ato torna-se fundamental para o entendimento do universo lúdico, onde a criança interage consigo mesma e com o mundo, entendendo assim que existem outros a sua volta, e dessa forma estabelecendo relações sociais. O contexto histórico da educação nos mostra o quão pouco valorizado era esta etapa da vida do ser humano, e como ao longo do tempo essa visão foi tomando uma nova forma. É através do brincar que a criança reproduz suas vivencias socioculturais que possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem, assim percebemos, através das fundamentações teóricas dos diversos autores da pedagogia, que a brincadeira e os jogos facilitam o processo de reflexão, criatividade e autonomia, entendimento de regras de convivência, e estabelece dessa forma, uma analogia entre jogos e aprendizagem. A aprendizagem vem do meio em que a criança e assim o brincar heurístico encontra seu lugar na infância da criança através dos brinquedos não estruturados e também advindos da natureza. Além disso, a brincadeira e o jogo na educação infantil, tanto na vida da criança de forma geral quanto em sua vivencias dentro das instituições de ensino, têm um importante papel no desenvolvimento integral da criança. Demonstra-se, dessa forma a seriedade em explorar ainda mais essa ferramenta tão influente e importante para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem. Portanto, para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema, sobre a relevância que o lúdico tem na sala de aula na educação infantil e de que maneira o docente deve exercer o seu papel para que essas atividades sejam de real valor ao educando.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T17:17:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T17:17:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36466
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36466/1/THAIS_DUARTE_TOMAZOLI.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36466/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e43c08060eb0d711e16a2e73f850fd5
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460423909441536