A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36466 |
Resumo: | A Ludicidade e a Aprendizagem na Educação Infantil: O Aprender Brincando, é um importante tema a ser abordado na educação infantil, pois a brincadeira é natural à vida da criança, acontecendo de forma espontânea, e tal ato torna-se fundamental para o entendimento do universo lúdico, onde a criança interage consigo mesma e com o mundo, entendendo assim que existem outros a sua volta, e dessa forma estabelecendo relações sociais. O contexto histórico da educação nos mostra o quão pouco valorizado era esta etapa da vida do ser humano, e como ao longo do tempo essa visão foi tomando uma nova forma. É através do brincar que a criança reproduz suas vivencias socioculturais que possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem, assim percebemos, através das fundamentações teóricas dos diversos autores da pedagogia, que a brincadeira e os jogos facilitam o processo de reflexão, criatividade e autonomia, entendimento de regras de convivência, e estabelece dessa forma, uma analogia entre jogos e aprendizagem. A aprendizagem vem do meio em que a criança e assim o brincar heurístico encontra seu lugar na infância da criança através dos brinquedos não estruturados e também advindos da natureza. Além disso, a brincadeira e o jogo na educação infantil, tanto na vida da criança de forma geral quanto em sua vivencias dentro das instituições de ensino, têm um importante papel no desenvolvimento integral da criança. Demonstra-se, dessa forma a seriedade em explorar ainda mais essa ferramenta tão influente e importante para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem. Portanto, para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema, sobre a relevância que o lúdico tem na sala de aula na educação infantil e de que maneira o docente deve exercer o seu papel para que essas atividades sejam de real valor ao educando. |
id |
Krot_3c89c198074da53cef1bcf5f499d8b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36466 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
TOMAZOLI, Thais Duarte2022-02-15T17:17:53Z2022-02-15T17:17:53Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36466A Ludicidade e a Aprendizagem na Educação Infantil: O Aprender Brincando, é um importante tema a ser abordado na educação infantil, pois a brincadeira é natural à vida da criança, acontecendo de forma espontânea, e tal ato torna-se fundamental para o entendimento do universo lúdico, onde a criança interage consigo mesma e com o mundo, entendendo assim que existem outros a sua volta, e dessa forma estabelecendo relações sociais. O contexto histórico da educação nos mostra o quão pouco valorizado era esta etapa da vida do ser humano, e como ao longo do tempo essa visão foi tomando uma nova forma. É através do brincar que a criança reproduz suas vivencias socioculturais que possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem, assim percebemos, através das fundamentações teóricas dos diversos autores da pedagogia, que a brincadeira e os jogos facilitam o processo de reflexão, criatividade e autonomia, entendimento de regras de convivência, e estabelece dessa forma, uma analogia entre jogos e aprendizagem. A aprendizagem vem do meio em que a criança e assim o brincar heurístico encontra seu lugar na infância da criança através dos brinquedos não estruturados e também advindos da natureza. Além disso, a brincadeira e o jogo na educação infantil, tanto na vida da criança de forma geral quanto em sua vivencias dentro das instituições de ensino, têm um importante papel no desenvolvimento integral da criança. Demonstra-se, dessa forma a seriedade em explorar ainda mais essa ferramenta tão influente e importante para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem. Portanto, para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema, sobre a relevância que o lúdico tem na sala de aula na educação infantil e de que maneira o docente deve exercer o seu papel para que essas atividades sejam de real valor ao educando.BrincarJogoInfânciaBrinquedoAprendizagemA ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTHAIS_DUARTE_TOMAZOLI.pdfTHAIS_DUARTE_TOMAZOLI.pdfapplication/pdf639615https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36466/1/THAIS_DUARTE_TOMAZOLI.pdf4e43c08060eb0d711e16a2e73f850fd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36466/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364662022-02-15 14:42:29.557oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36466Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:42:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:42:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando |
title |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando |
spellingShingle |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando TOMAZOLI, Thais Duarte Brincar Jogo Infância Brinquedo Aprendizagem |
title_short |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando |
title_full |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando |
title_fullStr |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando |
title_full_unstemmed |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando |
title_sort |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil: o aprender brincando |
author |
TOMAZOLI, Thais Duarte |
author_facet |
TOMAZOLI, Thais Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TOMAZOLI, Thais Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Jogo Infância Brinquedo Aprendizagem |
topic |
Brincar Jogo Infância Brinquedo Aprendizagem |
description |
A Ludicidade e a Aprendizagem na Educação Infantil: O Aprender Brincando, é um importante tema a ser abordado na educação infantil, pois a brincadeira é natural à vida da criança, acontecendo de forma espontânea, e tal ato torna-se fundamental para o entendimento do universo lúdico, onde a criança interage consigo mesma e com o mundo, entendendo assim que existem outros a sua volta, e dessa forma estabelecendo relações sociais. O contexto histórico da educação nos mostra o quão pouco valorizado era esta etapa da vida do ser humano, e como ao longo do tempo essa visão foi tomando uma nova forma. É através do brincar que a criança reproduz suas vivencias socioculturais que possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem, assim percebemos, através das fundamentações teóricas dos diversos autores da pedagogia, que a brincadeira e os jogos facilitam o processo de reflexão, criatividade e autonomia, entendimento de regras de convivência, e estabelece dessa forma, uma analogia entre jogos e aprendizagem. A aprendizagem vem do meio em que a criança e assim o brincar heurístico encontra seu lugar na infância da criança através dos brinquedos não estruturados e também advindos da natureza. Além disso, a brincadeira e o jogo na educação infantil, tanto na vida da criança de forma geral quanto em sua vivencias dentro das instituições de ensino, têm um importante papel no desenvolvimento integral da criança. Demonstra-se, dessa forma a seriedade em explorar ainda mais essa ferramenta tão influente e importante para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem. Portanto, para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema, sobre a relevância que o lúdico tem na sala de aula na educação infantil e de que maneira o docente deve exercer o seu papel para que essas atividades sejam de real valor ao educando. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T17:17:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T17:17:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36466 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36466/1/THAIS_DUARTE_TOMAZOLI.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36466/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e43c08060eb0d711e16a2e73f850fd5 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460423909441536 |