Adoção tardia e o trabalho do assistente social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Ana Clícia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37143
Resumo: O presente trabalho monográfico faz uma abordagem sobre adoção tardia e o trabalho do assistente social, visto que o sócio jurídico é uma das áreas de atuação desse profissional. Discuti sobre de qual maneira o trabalho do assistente social poderá contribuir no processo de adoção. Desse modo, o presente trabalho justifica se por se inspirar nos aspectos históricos e evolutivos da adoção no Brasil e assim tratar de um tema tão discutido atualmente. Portanto, a pesquisa bibliográfica mostra as inovações trazidas pelo contexto histórico quanto a intervenção do assistente social no sócio jurídico e seus instrumentos utilizados para a efetivação do processo da adoção tardia de crianças e adolescentes. Para tanto, objetivou-se estudar a intervenção desse profissional, bem como analisar o cumprimento das medidas no espaço sócio ocupacional no judiciário. E em hipótese tal dispositivo poderá vim a ser empregado e quais instrumentos a serem utilizados nesse processo de adoção tardia. A instrumentalidade é o viés para a efetivação desse processo trazido para a intervenção do assistente social como também o estatuto da criança e do adolescente, e para que esse processo seja de fato alcançado. Para que assim, a criança e o adolescente em seu novo seio familiar, possa ser reinserido numa sociedade onde terão suporte para ser protagonista da sua própria história de vida. O método utilizado foi bibliográfico, o que sustentou a sua cientificidade, levando compreensões acerca dos objetivos propostos. Quanto aos procedimentos realizou se por meio de leituras seletivas, baseando-se em estudos dos autores: Matoso, Nunes, Diniz, Souza, Vargas, Granato, dentre outros, ressaltando o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA.
id Krot_1fbabb62504922e65e8bb88abfec95b1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37143
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Adoção tardia e o trabalho do assistente socialAdoção tardiaCrianças e adolescentesServiço socialEstatuto da Criança e do AdolescenteO presente trabalho monográfico faz uma abordagem sobre adoção tardia e o trabalho do assistente social, visto que o sócio jurídico é uma das áreas de atuação desse profissional. Discuti sobre de qual maneira o trabalho do assistente social poderá contribuir no processo de adoção. Desse modo, o presente trabalho justifica se por se inspirar nos aspectos históricos e evolutivos da adoção no Brasil e assim tratar de um tema tão discutido atualmente. Portanto, a pesquisa bibliográfica mostra as inovações trazidas pelo contexto histórico quanto a intervenção do assistente social no sócio jurídico e seus instrumentos utilizados para a efetivação do processo da adoção tardia de crianças e adolescentes. Para tanto, objetivou-se estudar a intervenção desse profissional, bem como analisar o cumprimento das medidas no espaço sócio ocupacional no judiciário. E em hipótese tal dispositivo poderá vim a ser empregado e quais instrumentos a serem utilizados nesse processo de adoção tardia. A instrumentalidade é o viés para a efetivação desse processo trazido para a intervenção do assistente social como também o estatuto da criança e do adolescente, e para que esse processo seja de fato alcançado. Para que assim, a criança e o adolescente em seu novo seio familiar, possa ser reinserido numa sociedade onde terão suporte para ser protagonista da sua própria história de vida. O método utilizado foi bibliográfico, o que sustentou a sua cientificidade, levando compreensões acerca dos objetivos propostos. Quanto aos procedimentos realizou se por meio de leituras seletivas, baseando-se em estudos dos autores: Matoso, Nunes, Diniz, Souza, Vargas, Granato, dentre outros, ressaltando o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA.2022-02-25T11:37:48Z2022-02-25T11:37:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37143SOUSA, Ana Clícia deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-25T12:42:18Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37143Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-25T12:42:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-25T12:42:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Adoção tardia e o trabalho do assistente social
title Adoção tardia e o trabalho do assistente social
spellingShingle Adoção tardia e o trabalho do assistente social
SOUSA, Ana Clícia de
Adoção tardia
Crianças e adolescentes
Serviço social
Estatuto da Criança e do Adolescente
title_short Adoção tardia e o trabalho do assistente social
title_full Adoção tardia e o trabalho do assistente social
title_fullStr Adoção tardia e o trabalho do assistente social
title_full_unstemmed Adoção tardia e o trabalho do assistente social
title_sort Adoção tardia e o trabalho do assistente social
author SOUSA, Ana Clícia de
author_facet SOUSA, Ana Clícia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Ana Clícia de
dc.subject.por.fl_str_mv Adoção tardia
Crianças e adolescentes
Serviço social
Estatuto da Criança e do Adolescente
topic Adoção tardia
Crianças e adolescentes
Serviço social
Estatuto da Criança e do Adolescente
description O presente trabalho monográfico faz uma abordagem sobre adoção tardia e o trabalho do assistente social, visto que o sócio jurídico é uma das áreas de atuação desse profissional. Discuti sobre de qual maneira o trabalho do assistente social poderá contribuir no processo de adoção. Desse modo, o presente trabalho justifica se por se inspirar nos aspectos históricos e evolutivos da adoção no Brasil e assim tratar de um tema tão discutido atualmente. Portanto, a pesquisa bibliográfica mostra as inovações trazidas pelo contexto histórico quanto a intervenção do assistente social no sócio jurídico e seus instrumentos utilizados para a efetivação do processo da adoção tardia de crianças e adolescentes. Para tanto, objetivou-se estudar a intervenção desse profissional, bem como analisar o cumprimento das medidas no espaço sócio ocupacional no judiciário. E em hipótese tal dispositivo poderá vim a ser empregado e quais instrumentos a serem utilizados nesse processo de adoção tardia. A instrumentalidade é o viés para a efetivação desse processo trazido para a intervenção do assistente social como também o estatuto da criança e do adolescente, e para que esse processo seja de fato alcançado. Para que assim, a criança e o adolescente em seu novo seio familiar, possa ser reinserido numa sociedade onde terão suporte para ser protagonista da sua própria história de vida. O método utilizado foi bibliográfico, o que sustentou a sua cientificidade, levando compreensões acerca dos objetivos propostos. Quanto aos procedimentos realizou se por meio de leituras seletivas, baseando-se em estudos dos autores: Matoso, Nunes, Diniz, Souza, Vargas, Granato, dentre outros, ressaltando o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-25T11:37:48Z
2022-02-25T11:37:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37143
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672999920926720