Adoção tardia e o trabalho do assistente social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37143 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico faz uma abordagem sobre adoção tardia e o trabalho do assistente social, visto que o sócio jurídico é uma das áreas de atuação desse profissional. Discuti sobre de qual maneira o trabalho do assistente social poderá contribuir no processo de adoção. Desse modo, o presente trabalho justifica se por se inspirar nos aspectos históricos e evolutivos da adoção no Brasil e assim tratar de um tema tão discutido atualmente. Portanto, a pesquisa bibliográfica mostra as inovações trazidas pelo contexto histórico quanto a intervenção do assistente social no sócio jurídico e seus instrumentos utilizados para a efetivação do processo da adoção tardia de crianças e adolescentes. Para tanto, objetivou-se estudar a intervenção desse profissional, bem como analisar o cumprimento das medidas no espaço sócio ocupacional no judiciário. E em hipótese tal dispositivo poderá vim a ser empregado e quais instrumentos a serem utilizados nesse processo de adoção tardia. A instrumentalidade é o viés para a efetivação desse processo trazido para a intervenção do assistente social como também o estatuto da criança e do adolescente, e para que esse processo seja de fato alcançado. Para que assim, a criança e o adolescente em seu novo seio familiar, possa ser reinserido numa sociedade onde terão suporte para ser protagonista da sua própria história de vida. O método utilizado foi bibliográfico, o que sustentou a sua cientificidade, levando compreensões acerca dos objetivos propostos. Quanto aos procedimentos realizou se por meio de leituras seletivas, baseando-se em estudos dos autores: Matoso, Nunes, Diniz, Souza, Vargas, Granato, dentre outros, ressaltando o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. |
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