A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Erika Francelino de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46302
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem é complexo e requer grande atenção. Para que ele ocorra de maneira apropriada é importante que se tenham instrumentos e ferramentas eficientes que o facilite. E nesse contexto a ludicidade apresenta-se em ascensão e se porta como grande aliada. Objetivo: Compreender a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. Metodologia: Como metodologia se empregou uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os materiais publicados e disponíveis nas bases de dados, Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no formato de artigos científicos, pertinentes ao tema e dentro dos critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: No que concerne às potencialidades dessa metodologia conseguiu se constatar que ela influi no processo de desenvolvimento de habilidades cognitivas, influenciando no desenvolvimento mental e intelectual do educando. Por fim, conclui-se que a ludicidade é uma ferramenta indispensável no contexto educacional, uma vez que ela só tem a agregar ao aluno, ao professor e a escola. O que torna imprescindível o fortalecimento dela na prática educativa.
id Krot_20d91e0b62a5fb71b9f4843df6a3b5d2
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46302
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelosLudicidadeEnsino-aprendizagemEnsinoO processo de ensino-aprendizagem é complexo e requer grande atenção. Para que ele ocorra de maneira apropriada é importante que se tenham instrumentos e ferramentas eficientes que o facilite. E nesse contexto a ludicidade apresenta-se em ascensão e se porta como grande aliada. Objetivo: Compreender a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. Metodologia: Como metodologia se empregou uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os materiais publicados e disponíveis nas bases de dados, Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no formato de artigos científicos, pertinentes ao tema e dentro dos critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: No que concerne às potencialidades dessa metodologia conseguiu se constatar que ela influi no processo de desenvolvimento de habilidades cognitivas, influenciando no desenvolvimento mental e intelectual do educando. Por fim, conclui-se que a ludicidade é uma ferramenta indispensável no contexto educacional, uma vez que ela só tem a agregar ao aluno, ao professor e a escola. O que torna imprescindível o fortalecimento dela na prática educativa.2022-08-29T19:57:38Z2022-08-29T19:57:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46302MELO, Erika Francelino deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-29T19:57:38Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46302Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-29T19:57:38falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-29T19:57:38Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos
title A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos
spellingShingle A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos
MELO, Erika Francelino de
Ludicidade
Ensino-aprendizagem
Ensino
title_short A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos
title_full A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos
title_fullStr A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos
title_full_unstemmed A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos
title_sort A ludicidade e o processo de ensino-aprendizagem nas series inciais do ensino fundamental: traçando paralelos
author MELO, Erika Francelino de
author_facet MELO, Erika Francelino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Erika Francelino de
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Ensino-aprendizagem
Ensino
topic Ludicidade
Ensino-aprendizagem
Ensino
description O processo de ensino-aprendizagem é complexo e requer grande atenção. Para que ele ocorra de maneira apropriada é importante que se tenham instrumentos e ferramentas eficientes que o facilite. E nesse contexto a ludicidade apresenta-se em ascensão e se porta como grande aliada. Objetivo: Compreender a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. Metodologia: Como metodologia se empregou uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os materiais publicados e disponíveis nas bases de dados, Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no formato de artigos científicos, pertinentes ao tema e dentro dos critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: No que concerne às potencialidades dessa metodologia conseguiu se constatar que ela influi no processo de desenvolvimento de habilidades cognitivas, influenciando no desenvolvimento mental e intelectual do educando. Por fim, conclui-se que a ludicidade é uma ferramenta indispensável no contexto educacional, uma vez que ela só tem a agregar ao aluno, ao professor e a escola. O que torna imprescindível o fortalecimento dela na prática educativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29T19:57:38Z
2022-08-29T19:57:38Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46302
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672925862100992