Os desafios e práticas pedagógicas na inclusão da criança com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WELLER, Rosilene Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51179
Resumo: Nos últimos anos a educação inclusiva tem se tornado mais relevante dentro do ensino regular, trazendo um grande desafio para pais, professores e escolas. Quando falamos especialmente na educação inclusiva da criança com Transtornos do Espectro Autista (TEA) os desafios se tornam mais complexos, visto a dificuldade no diagnóstico e suas características comportamentais específicas. As concepções de aprendizagem, ensino e da formação humana devem estar acima de qualquer diagnóstico, diante disso, estratégias específicas dos professores se fazem necessárias para contribuir com o processo de inclusão de alunos com TEA em sala de aula. Como objetivo geral, foram analisadas as práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem e inclusão do aluno com TEA. A metodologia utilizada foi feita através de Revisão de Literatura, com pesquisas em livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: “SCIELO”, “CAPES” e “Google Acadêmico”. Como resultado deste estudo, observamos que a educação inclusiva tem sua garantia muito bem estabelecida por leis e decretos formalizados ao longo dos anos, especialmente com o surgimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE), conceituando vários pontos importantes desde adequação estrutural, material e atendimento de acordo com as necessidades específicas do aluno. Com o aumento dos diagnósticos de autismo, vimos um crescente número das matriculas no ensino regular, principalmente no ensino fundamental, com isso, alguns pontos que dificultam a aplicação e implementação das leis de inclusão puderam ser observados, haja visto que as crianças diagnosticadas com autismo demandam uma educação multidisciplinar que deve caminhar em consonância com a educação escolar por períodos específicos, esbarrando ainda na dificuldade em atender as necessidades particulares de cada aluno, na formação específica e continuada dos professores bem como no engajamento dos pais.
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