A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45480 |
Resumo: | A presente pesquisa, apresenta reflexões teóricas sobre ludicidade na educação infantil e sua importância no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa se dá pela importância de compreender como o lúdico aliado a um metodologia de ensino, pode promover um processo de ensino mais eficaz. O objetivo geral do trabalho é compreender as contribuições da Ludicidade no processo do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, e seguindo esta linha de pesquisa contextualizar a mesma através dos tempos. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: PIAGET (1976), VYGOTSKY (2003), KISHIMOTO (2000). Os jogos pedagógicos possibilitam a exploração do ambiente em que o aluno está inserido, proporcionando aprender de maneira prazerosa e significativa assim agregando conhecimentos, pois a criança desde quando nasce já interage com o mundo por meio de gestos sons, e com isso o lúdico utilizado em sala de aula as ajuda desenvolver autonomia, sua parte motora e cognitiva que são aspectos que elas iram levar para o resto da vida. Atuação do professor por também é fundamental, com o passar dos nos anos educação infantil teve grandes avanços passado de assistencialista para um processo de ensino e aprendizagem, e juntamente com essa mudança foi necessário a qualificação do professor, o qual deve estar em constante evolução, e com isso utilizado a ludicidade para proporcionar uma aprendizagem prazerosa e menos maçante. |
id |
Krot_3f2db6a5fe7c24ee73ef421c30d7154d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45480 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
FRITCH, Thalia Terezinha2022-08-11T17:50:47Z2022-08-11T17:50:47Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45480A presente pesquisa, apresenta reflexões teóricas sobre ludicidade na educação infantil e sua importância no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa se dá pela importância de compreender como o lúdico aliado a um metodologia de ensino, pode promover um processo de ensino mais eficaz. O objetivo geral do trabalho é compreender as contribuições da Ludicidade no processo do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, e seguindo esta linha de pesquisa contextualizar a mesma através dos tempos. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: PIAGET (1976), VYGOTSKY (2003), KISHIMOTO (2000). Os jogos pedagógicos possibilitam a exploração do ambiente em que o aluno está inserido, proporcionando aprender de maneira prazerosa e significativa assim agregando conhecimentos, pois a criança desde quando nasce já interage com o mundo por meio de gestos sons, e com isso o lúdico utilizado em sala de aula as ajuda desenvolver autonomia, sua parte motora e cognitiva que são aspectos que elas iram levar para o resto da vida. Atuação do professor por também é fundamental, com o passar dos nos anos educação infantil teve grandes avanços passado de assistencialista para um processo de ensino e aprendizagem, e juntamente com essa mudança foi necessário a qualificação do professor, o qual deve estar em constante evolução, e com isso utilizado a ludicidade para proporcionar uma aprendizagem prazerosa e menos maçante.LudicidadeAprendizagemEducação infantilPratica pedagógicaA ludicidade e a aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTHALIA_TEREZINHA_FRITCH.pdfTHALIA_TEREZINHA_FRITCH.pdfapplication/pdf515069https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45480/1/THALIA_TEREZINHA_FRITCH.pdfe3696cf54046d6f12b34b20035407c80MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45480/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454802022-08-11 14:50:47.706oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45480Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T17:50:47falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T17:50:47Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil |
title |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil FRITCH, Thalia Terezinha Ludicidade Aprendizagem Educação infantil Pratica pedagógica |
title_short |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil |
title_full |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil |
author |
FRITCH, Thalia Terezinha |
author_facet |
FRITCH, Thalia Terezinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRITCH, Thalia Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Aprendizagem Educação infantil Pratica pedagógica |
topic |
Ludicidade Aprendizagem Educação infantil Pratica pedagógica |
description |
A presente pesquisa, apresenta reflexões teóricas sobre ludicidade na educação infantil e sua importância no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa se dá pela importância de compreender como o lúdico aliado a um metodologia de ensino, pode promover um processo de ensino mais eficaz. O objetivo geral do trabalho é compreender as contribuições da Ludicidade no processo do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, e seguindo esta linha de pesquisa contextualizar a mesma através dos tempos. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: PIAGET (1976), VYGOTSKY (2003), KISHIMOTO (2000). Os jogos pedagógicos possibilitam a exploração do ambiente em que o aluno está inserido, proporcionando aprender de maneira prazerosa e significativa assim agregando conhecimentos, pois a criança desde quando nasce já interage com o mundo por meio de gestos sons, e com isso o lúdico utilizado em sala de aula as ajuda desenvolver autonomia, sua parte motora e cognitiva que são aspectos que elas iram levar para o resto da vida. Atuação do professor por também é fundamental, com o passar dos nos anos educação infantil teve grandes avanços passado de assistencialista para um processo de ensino e aprendizagem, e juntamente com essa mudança foi necessário a qualificação do professor, o qual deve estar em constante evolução, e com isso utilizado a ludicidade para proporcionar uma aprendizagem prazerosa e menos maçante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T17:50:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T17:50:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45480 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45480/1/THALIA_TEREZINHA_FRITCH.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45480/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3696cf54046d6f12b34b20035407c80 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460297292840960 |