A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITCH, Thalia Terezinha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45480
Resumo: A presente pesquisa, apresenta reflexões teóricas sobre ludicidade na educação infantil e sua importância no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa se dá pela importância de compreender como o lúdico aliado a um metodologia de ensino, pode promover um processo de ensino mais eficaz. O objetivo geral do trabalho é compreender as contribuições da Ludicidade no processo do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, e seguindo esta linha de pesquisa contextualizar a mesma através dos tempos. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: PIAGET (1976), VYGOTSKY (2003), KISHIMOTO (2000). Os jogos pedagógicos possibilitam a exploração do ambiente em que o aluno está inserido, proporcionando aprender de maneira prazerosa e significativa assim agregando conhecimentos, pois a criança desde quando nasce já interage com o mundo por meio de gestos sons, e com isso o lúdico utilizado em sala de aula as ajuda desenvolver autonomia, sua parte motora e cognitiva que são aspectos que elas iram levar para o resto da vida. Atuação do professor por também é fundamental, com o passar dos nos anos educação infantil teve grandes avanços passado de assistencialista para um processo de ensino e aprendizagem, e juntamente com essa mudança foi necessário a qualificação do professor, o qual deve estar em constante evolução, e com isso utilizado a ludicidade para proporcionar uma aprendizagem prazerosa e menos maçante.
id Krot_3f2db6a5fe7c24ee73ef421c30d7154d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45480
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling FRITCH, Thalia Terezinha2022-08-11T17:50:47Z2022-08-11T17:50:47Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45480A presente pesquisa, apresenta reflexões teóricas sobre ludicidade na educação infantil e sua importância no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa se dá pela importância de compreender como o lúdico aliado a um metodologia de ensino, pode promover um processo de ensino mais eficaz. O objetivo geral do trabalho é compreender as contribuições da Ludicidade no processo do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, e seguindo esta linha de pesquisa contextualizar a mesma através dos tempos. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: PIAGET (1976), VYGOTSKY (2003), KISHIMOTO (2000). Os jogos pedagógicos possibilitam a exploração do ambiente em que o aluno está inserido, proporcionando aprender de maneira prazerosa e significativa assim agregando conhecimentos, pois a criança desde quando nasce já interage com o mundo por meio de gestos sons, e com isso o lúdico utilizado em sala de aula as ajuda desenvolver autonomia, sua parte motora e cognitiva que são aspectos que elas iram levar para o resto da vida. Atuação do professor por também é fundamental, com o passar dos nos anos educação infantil teve grandes avanços passado de assistencialista para um processo de ensino e aprendizagem, e juntamente com essa mudança foi necessário a qualificação do professor, o qual deve estar em constante evolução, e com isso utilizado a ludicidade para proporcionar uma aprendizagem prazerosa e menos maçante.LudicidadeAprendizagemEducação infantilPratica pedagógicaA ludicidade e a aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTHALIA_TEREZINHA_FRITCH.pdfTHALIA_TEREZINHA_FRITCH.pdfapplication/pdf515069https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45480/1/THALIA_TEREZINHA_FRITCH.pdfe3696cf54046d6f12b34b20035407c80MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45480/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454802022-08-11 14:50:47.706oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45480Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T17:50:47falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T17:50:47Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
title A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
spellingShingle A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
FRITCH, Thalia Terezinha
Ludicidade
Aprendizagem
Educação infantil
Pratica pedagógica
title_short A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
title_full A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
title_fullStr A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
title_sort A ludicidade e a aprendizagem na educação infantil
author FRITCH, Thalia Terezinha
author_facet FRITCH, Thalia Terezinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITCH, Thalia Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Aprendizagem
Educação infantil
Pratica pedagógica
topic Ludicidade
Aprendizagem
Educação infantil
Pratica pedagógica
description A presente pesquisa, apresenta reflexões teóricas sobre ludicidade na educação infantil e sua importância no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa se dá pela importância de compreender como o lúdico aliado a um metodologia de ensino, pode promover um processo de ensino mais eficaz. O objetivo geral do trabalho é compreender as contribuições da Ludicidade no processo do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, e seguindo esta linha de pesquisa contextualizar a mesma através dos tempos. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: PIAGET (1976), VYGOTSKY (2003), KISHIMOTO (2000). Os jogos pedagógicos possibilitam a exploração do ambiente em que o aluno está inserido, proporcionando aprender de maneira prazerosa e significativa assim agregando conhecimentos, pois a criança desde quando nasce já interage com o mundo por meio de gestos sons, e com isso o lúdico utilizado em sala de aula as ajuda desenvolver autonomia, sua parte motora e cognitiva que são aspectos que elas iram levar para o resto da vida. Atuação do professor por também é fundamental, com o passar dos nos anos educação infantil teve grandes avanços passado de assistencialista para um processo de ensino e aprendizagem, e juntamente com essa mudança foi necessário a qualificação do professor, o qual deve estar em constante evolução, e com isso utilizado a ludicidade para proporcionar uma aprendizagem prazerosa e menos maçante.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T17:50:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T17:50:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45480
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45480/1/THALIA_TEREZINHA_FRITCH.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45480/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e3696cf54046d6f12b34b20035407c80
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460297292840960