Serviço social e políticas educacionais: a Inclusão de pessoas com deficiência na rede Municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARRETO, Lara Cristine Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51565
Resumo: O objetivo desta pesquisa monográfica foi analisar como ocorre o processo de inclusão e ensino aprendizagem dos alunos com deficiência na UEB Chagas Araújo. A pesquisa investiga como os alunos com Paralisia Cerebral (PC), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) são incluídos no processo de ensino, visto que o acesso e a inclusão de todas pessoas ao ensino regular é assegurado em diversos fundamentos legais. Desse modo, o trabalho tem como esboço teórico as reflexões de Bosa (2001), Dawson (2015), Gómez, Terán (2014), Júnior (2016) e Mantoan (2011), Hoffmann (2006), Brites (2020), Coll (2004), Costa (2015), Oliveira (2019), Bossa (2007), Visca (2007), Teixeira (2013). Autores que trouxeram amplas contribuições para a pesquisa. Para tanto, o trabalho está dividido nos seguintes momentos: no primeiro capítulo apresentamos a escola que serviu de base para nossa pesquisa, identificamos a gestão e o corpo docente, a descrição da estrutura física, a proposta de ensino e a prática docente em relação a Educação Especial; no segundo capítulo discutimos a Educação Especial e Inclusiva no Brasil, mostrando os direitos conquistados na legislação, bem como os desafios pela efetiva garantia dos mesmos; no terceiro capítulo examinamos o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral; no quarto capítulo examinamos o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; no quinto capítulo examinamos o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Portanto, acredita-se que este trabalho seja de fundamental importância, pois enfatiza a importância da inclusão no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiências.
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