Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Andriel Nathan Souza da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42794
Resumo: Nos tempos atuais se torna cada vez mais importante para as organizações, o conhecimento do comportamento do consumidor, de modo a sustentar e facilitar a inserção da mesma no mercado e a necessidade de cumprir suas metas e atingir os resultados almejados, a proposta deste trabalho fundamentou-se em responder a seguinte problemática, quais os desafios dos gestores para identificar o comportamento dos consumidores, visando atingir os resultados almejados em suas organizações? Tendo como base a efetivação por meio de um delineamento de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo, que consiste na seleção, análise e preparação de textos coesos com base em materiais de natureza científica relacionados à determinada temática, utilizando como base principal do trabalho autores renomados, foi identificado o que pode ser definido como comportamento do consumidor, bem como suas características individuais e objetivos utilizando para isso a metodologia de pesquisas de marketing, fazendo uso de tais conhecimentos adquiridos se tornou possível a identificação dos fatores que influenciam o processo de decisão de compra dos consumidores, e posteriormente visando a utilização de tais conhecimentos na definição de um planejamento estratégico por parte de uma organização, se tornou necessário a definição de estratégia competitiva e os processos de decisão de compra, pra então ser possível elencar os principais desafios para a identificação do comportamento dos consumidores, e neles se destacam o relacionamento com o cliente e o valor percebido de um produto ou serviço oferecido aos mesmos.
id Krot_52474cad57d980b070933b6db1f94f2f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42794
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SILVA, Andriel Nathan Souza da2022-06-20T12:01:31Z2022-06-20T12:01:31Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42794Nos tempos atuais se torna cada vez mais importante para as organizações, o conhecimento do comportamento do consumidor, de modo a sustentar e facilitar a inserção da mesma no mercado e a necessidade de cumprir suas metas e atingir os resultados almejados, a proposta deste trabalho fundamentou-se em responder a seguinte problemática, quais os desafios dos gestores para identificar o comportamento dos consumidores, visando atingir os resultados almejados em suas organizações? Tendo como base a efetivação por meio de um delineamento de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo, que consiste na seleção, análise e preparação de textos coesos com base em materiais de natureza científica relacionados à determinada temática, utilizando como base principal do trabalho autores renomados, foi identificado o que pode ser definido como comportamento do consumidor, bem como suas características individuais e objetivos utilizando para isso a metodologia de pesquisas de marketing, fazendo uso de tais conhecimentos adquiridos se tornou possível a identificação dos fatores que influenciam o processo de decisão de compra dos consumidores, e posteriormente visando a utilização de tais conhecimentos na definição de um planejamento estratégico por parte de uma organização, se tornou necessário a definição de estratégia competitiva e os processos de decisão de compra, pra então ser possível elencar os principais desafios para a identificação do comportamento dos consumidores, e neles se destacam o relacionamento com o cliente e o valor percebido de um produto ou serviço oferecido aos mesmos.ComportamentoConsumidorPlanejamentoEstratégiaDesafiosComportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANDRIEL+NATHAN+SOUZA+SILVA.pdfANDRIEL+NATHAN+SOUZA+SILVA.pdfapplication/pdf890860https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42794/1/ANDRIEL%2bNATHAN%2bSOUZA%2bSILVA.pdf4699ce2b6ced2dbe90f3b6a9a22b1e5cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42794/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/427942022-06-20 09:01:31.227oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-20T12:01:31falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-20T12:01:31Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico
title Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico
spellingShingle Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico
SILVA, Andriel Nathan Souza da
Comportamento
Consumidor
Planejamento
Estratégia
Desafios
title_short Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico
title_full Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico
title_fullStr Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico
title_sort Comportamento do consumidor: análise da importância e dos desafios na identificação para o planejamento estratégico
author SILVA, Andriel Nathan Souza da
author_facet SILVA, Andriel Nathan Souza da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Andriel Nathan Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Consumidor
Planejamento
Estratégia
Desafios
topic Comportamento
Consumidor
Planejamento
Estratégia
Desafios
description Nos tempos atuais se torna cada vez mais importante para as organizações, o conhecimento do comportamento do consumidor, de modo a sustentar e facilitar a inserção da mesma no mercado e a necessidade de cumprir suas metas e atingir os resultados almejados, a proposta deste trabalho fundamentou-se em responder a seguinte problemática, quais os desafios dos gestores para identificar o comportamento dos consumidores, visando atingir os resultados almejados em suas organizações? Tendo como base a efetivação por meio de um delineamento de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo, que consiste na seleção, análise e preparação de textos coesos com base em materiais de natureza científica relacionados à determinada temática, utilizando como base principal do trabalho autores renomados, foi identificado o que pode ser definido como comportamento do consumidor, bem como suas características individuais e objetivos utilizando para isso a metodologia de pesquisas de marketing, fazendo uso de tais conhecimentos adquiridos se tornou possível a identificação dos fatores que influenciam o processo de decisão de compra dos consumidores, e posteriormente visando a utilização de tais conhecimentos na definição de um planejamento estratégico por parte de uma organização, se tornou necessário a definição de estratégia competitiva e os processos de decisão de compra, pra então ser possível elencar os principais desafios para a identificação do comportamento dos consumidores, e neles se destacam o relacionamento com o cliente e o valor percebido de um produto ou serviço oferecido aos mesmos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-20T12:01:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-20T12:01:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42794
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42794/1/ANDRIEL%2bNATHAN%2bSOUZA%2bSILVA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42794/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4699ce2b6ced2dbe90f3b6a9a22b1e5c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460209723113472