O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45394 |
Resumo: | O lúdico vem sendo abordado como recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, a partir da visão de vários teóricos na área educacional, por reconhecerem ser este uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa. Em vista disso, objetivou-se analisar as práticas pedagógicas da alfabetização conduzidas de maneira lúdica visando uma formação integral (social, psíquica, moral, afetiva e cognitiva). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório-descritiva, a fim de verificar a evolução do assunto investigado, no contexto educacional. A sua construção direciona-se à identificação de autores na literatura existente, os quais publicaram estudos abordando o lúdico na construção do conhecimento de crianças nos primeiros anos letivos. Ou seja, esses autores apresentam propostas pedagógicas estando o lúdico incluso entre os recursos. Os achados na literatura evidenciam que a aprendizagem constitui uma interação social que demanda um ambiente estimulante. Nesta perspectiva, o lúdico representa uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio e criatividade); afetivo-social (relações humanas) e o desenvolvimento motor (aspectos biológicos e a aprendizagem de atividades básicas e específicas). Trata-se, portanto, a brincadeira, o jogo e o brinquedo de recursos pedagógicos de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem a ser explorado pelos educadores na alfabetização. Como considerações finais, foi possível a elucidação do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, a partir da visão de vários teóricos, demonstrando que todos de uma forma ou de outra, reconhecem este como uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa. |
id |
Krot_542d15b9efe9fe8beb1099cbcb18b197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45394 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetizaçãoProcesso de ensino-aprendizagemAlfabetizaçãoRecurso pedagógicoLúdicoO lúdico vem sendo abordado como recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, a partir da visão de vários teóricos na área educacional, por reconhecerem ser este uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa. Em vista disso, objetivou-se analisar as práticas pedagógicas da alfabetização conduzidas de maneira lúdica visando uma formação integral (social, psíquica, moral, afetiva e cognitiva). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório-descritiva, a fim de verificar a evolução do assunto investigado, no contexto educacional. A sua construção direciona-se à identificação de autores na literatura existente, os quais publicaram estudos abordando o lúdico na construção do conhecimento de crianças nos primeiros anos letivos. Ou seja, esses autores apresentam propostas pedagógicas estando o lúdico incluso entre os recursos. Os achados na literatura evidenciam que a aprendizagem constitui uma interação social que demanda um ambiente estimulante. Nesta perspectiva, o lúdico representa uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio e criatividade); afetivo-social (relações humanas) e o desenvolvimento motor (aspectos biológicos e a aprendizagem de atividades básicas e específicas). Trata-se, portanto, a brincadeira, o jogo e o brinquedo de recursos pedagógicos de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem a ser explorado pelos educadores na alfabetização. Como considerações finais, foi possível a elucidação do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, a partir da visão de vários teóricos, demonstrando que todos de uma forma ou de outra, reconhecem este como uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa.2022-08-09T13:35:10Z2022-08-09T13:35:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45394MACÊDO, Deise de Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-09T13:35:10Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45394Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-09T13:35:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-09T13:35:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
spellingShingle |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização MACÊDO, Deise de Oliveira Processo de ensino-aprendizagem Alfabetização Recurso pedagógico Lúdico |
title_short |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title_full |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title_fullStr |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
title_sort |
O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização |
author |
MACÊDO, Deise de Oliveira |
author_facet |
MACÊDO, Deise de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACÊDO, Deise de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino-aprendizagem Alfabetização Recurso pedagógico Lúdico |
topic |
Processo de ensino-aprendizagem Alfabetização Recurso pedagógico Lúdico |
description |
O lúdico vem sendo abordado como recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, a partir da visão de vários teóricos na área educacional, por reconhecerem ser este uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa. Em vista disso, objetivou-se analisar as práticas pedagógicas da alfabetização conduzidas de maneira lúdica visando uma formação integral (social, psíquica, moral, afetiva e cognitiva). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório-descritiva, a fim de verificar a evolução do assunto investigado, no contexto educacional. A sua construção direciona-se à identificação de autores na literatura existente, os quais publicaram estudos abordando o lúdico na construção do conhecimento de crianças nos primeiros anos letivos. Ou seja, esses autores apresentam propostas pedagógicas estando o lúdico incluso entre os recursos. Os achados na literatura evidenciam que a aprendizagem constitui uma interação social que demanda um ambiente estimulante. Nesta perspectiva, o lúdico representa uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio e criatividade); afetivo-social (relações humanas) e o desenvolvimento motor (aspectos biológicos e a aprendizagem de atividades básicas e específicas). Trata-se, portanto, a brincadeira, o jogo e o brinquedo de recursos pedagógicos de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem a ser explorado pelos educadores na alfabetização. Como considerações finais, foi possível a elucidação do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, a partir da visão de vários teóricos, demonstrando que todos de uma forma ou de outra, reconhecem este como uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-09T13:35:10Z 2022-08-09T13:35:10Z 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45394 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673012584579072 |