O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACÊDO, Deise de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45394
Resumo: O lúdico vem sendo abordado como recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, a partir da visão de vários teóricos na área educacional, por reconhecerem ser este uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa. Em vista disso, objetivou-se analisar as práticas pedagógicas da alfabetização conduzidas de maneira lúdica visando uma formação integral (social, psíquica, moral, afetiva e cognitiva). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório-descritiva, a fim de verificar a evolução do assunto investigado, no contexto educacional. A sua construção direciona-se à identificação de autores na literatura existente, os quais publicaram estudos abordando o lúdico na construção do conhecimento de crianças nos primeiros anos letivos. Ou seja, esses autores apresentam propostas pedagógicas estando o lúdico incluso entre os recursos. Os achados na literatura evidenciam que a aprendizagem constitui uma interação social que demanda um ambiente estimulante. Nesta perspectiva, o lúdico representa uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio e criatividade); afetivo-social (relações humanas) e o desenvolvimento motor (aspectos biológicos e a aprendizagem de atividades básicas e específicas). Trata-se, portanto, a brincadeira, o jogo e o brinquedo de recursos pedagógicos de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem a ser explorado pelos educadores na alfabetização. Como considerações finais, foi possível a elucidação do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, a partir da visão de vários teóricos, demonstrando que todos de uma forma ou de outra, reconhecem este como uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa.
id Krot_542d15b9efe9fe8beb1099cbcb18b197
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45394
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetizaçãoProcesso de ensino-aprendizagemAlfabetizaçãoRecurso pedagógicoLúdicoO lúdico vem sendo abordado como recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, a partir da visão de vários teóricos na área educacional, por reconhecerem ser este uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa. Em vista disso, objetivou-se analisar as práticas pedagógicas da alfabetização conduzidas de maneira lúdica visando uma formação integral (social, psíquica, moral, afetiva e cognitiva). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório-descritiva, a fim de verificar a evolução do assunto investigado, no contexto educacional. A sua construção direciona-se à identificação de autores na literatura existente, os quais publicaram estudos abordando o lúdico na construção do conhecimento de crianças nos primeiros anos letivos. Ou seja, esses autores apresentam propostas pedagógicas estando o lúdico incluso entre os recursos. Os achados na literatura evidenciam que a aprendizagem constitui uma interação social que demanda um ambiente estimulante. Nesta perspectiva, o lúdico representa uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio e criatividade); afetivo-social (relações humanas) e o desenvolvimento motor (aspectos biológicos e a aprendizagem de atividades básicas e específicas). Trata-se, portanto, a brincadeira, o jogo e o brinquedo de recursos pedagógicos de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem a ser explorado pelos educadores na alfabetização. Como considerações finais, foi possível a elucidação do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, a partir da visão de vários teóricos, demonstrando que todos de uma forma ou de outra, reconhecem este como uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa.2022-08-09T13:35:10Z2022-08-09T13:35:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45394MACÊDO, Deise de Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-09T13:35:10Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45394Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-09T13:35:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-09T13:35:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
spellingShingle O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
MACÊDO, Deise de Oliveira
Processo de ensino-aprendizagem
Alfabetização
Recurso pedagógico
Lúdico
title_short O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title_full O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title_fullStr O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title_full_unstemmed O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
title_sort O lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização
author MACÊDO, Deise de Oliveira
author_facet MACÊDO, Deise de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACÊDO, Deise de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem
Alfabetização
Recurso pedagógico
Lúdico
topic Processo de ensino-aprendizagem
Alfabetização
Recurso pedagógico
Lúdico
description O lúdico vem sendo abordado como recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, a partir da visão de vários teóricos na área educacional, por reconhecerem ser este uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa. Em vista disso, objetivou-se analisar as práticas pedagógicas da alfabetização conduzidas de maneira lúdica visando uma formação integral (social, psíquica, moral, afetiva e cognitiva). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório-descritiva, a fim de verificar a evolução do assunto investigado, no contexto educacional. A sua construção direciona-se à identificação de autores na literatura existente, os quais publicaram estudos abordando o lúdico na construção do conhecimento de crianças nos primeiros anos letivos. Ou seja, esses autores apresentam propostas pedagógicas estando o lúdico incluso entre os recursos. Os achados na literatura evidenciam que a aprendizagem constitui uma interação social que demanda um ambiente estimulante. Nesta perspectiva, o lúdico representa uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio e criatividade); afetivo-social (relações humanas) e o desenvolvimento motor (aspectos biológicos e a aprendizagem de atividades básicas e específicas). Trata-se, portanto, a brincadeira, o jogo e o brinquedo de recursos pedagógicos de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem a ser explorado pelos educadores na alfabetização. Como considerações finais, foi possível a elucidação do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, a partir da visão de vários teóricos, demonstrando que todos de uma forma ou de outra, reconhecem este como uma estratégia didática facilitadora da aprendizagem, de forma agradável, e interessante e principalmente significativa, capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil a nível, intelectual, cultural, motor e pessoal como a sociabilidade de forma integral e harmoniosa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09T13:35:10Z
2022-08-09T13:35:10Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45394
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673012584579072