Legítima defesa da atuação policial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Matheus Messias Costa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42614
Resumo: O Presente trabalho teve como objetivo principal explanar acerca da legítima defesa na atuação policial prevista no Art. 25, do código penal "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem." Diante disso, nota-se uma excludente de ilicitude a toda pessoa que se encontre na iminência de ser agredido de forma injusta, agressão essa que pode ser direcionada à honra ou até mesmo ao patrimônio. A vista disso, o policial tem a prerrogativa de independente se está ou não no exercício da função reagir afim de proteger o bem jurídico seu ou de outrem. Isso posto existem requisitos objetivos e subjetivos que devem ser preenchidos para a configuração da legítima defesa e consequentemente assegurar a proteção nos termos da lei, ressaltando que é punível o excesso doloso ou culposo, sendo eles: “a) a reação a uma agressão atual ou iminente e injusta; b) a defesa de um direito próprio ou alheio; c) a moderação no emprego dos meios necessários a repulsa; e d) o elemento subjetivo. A agressão atual é aquela que está acontecendo e a iminente é a que está prestes a acontecer. ” Diante disso o trabalho foi redigido acerca da atuação da policial a luz do ordenamento jurídico brasileiro mesmo que seja necessário o uso da força de forma progressiva, sempre dentro de uma proporcionalidade aceitável, bem como dificuldades enfrentadas no dia a dia policial. Foi estabelecida também a diferença entre legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal, nos moldes da ação policial.
id Krot_55380f0d7af419f46592a53a31def30a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42614
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Legítima defesa da atuação policialLegítima defesaAtuação policialDireito brasileiroO Presente trabalho teve como objetivo principal explanar acerca da legítima defesa na atuação policial prevista no Art. 25, do código penal "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem." Diante disso, nota-se uma excludente de ilicitude a toda pessoa que se encontre na iminência de ser agredido de forma injusta, agressão essa que pode ser direcionada à honra ou até mesmo ao patrimônio. A vista disso, o policial tem a prerrogativa de independente se está ou não no exercício da função reagir afim de proteger o bem jurídico seu ou de outrem. Isso posto existem requisitos objetivos e subjetivos que devem ser preenchidos para a configuração da legítima defesa e consequentemente assegurar a proteção nos termos da lei, ressaltando que é punível o excesso doloso ou culposo, sendo eles: “a) a reação a uma agressão atual ou iminente e injusta; b) a defesa de um direito próprio ou alheio; c) a moderação no emprego dos meios necessários a repulsa; e d) o elemento subjetivo. A agressão atual é aquela que está acontecendo e a iminente é a que está prestes a acontecer. ” Diante disso o trabalho foi redigido acerca da atuação da policial a luz do ordenamento jurídico brasileiro mesmo que seja necessário o uso da força de forma progressiva, sempre dentro de uma proporcionalidade aceitável, bem como dificuldades enfrentadas no dia a dia policial. Foi estabelecida também a diferença entre legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal, nos moldes da ação policial.2022-06-13T18:22:42Z2022-06-13T18:22:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42614SILVA, Matheus Messias Costa daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T18:22:43Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42614Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-13T18:22:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-13T18:22:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Legítima defesa da atuação policial
title Legítima defesa da atuação policial
spellingShingle Legítima defesa da atuação policial
SILVA, Matheus Messias Costa da
Legítima defesa
Atuação policial
Direito brasileiro
title_short Legítima defesa da atuação policial
title_full Legítima defesa da atuação policial
title_fullStr Legítima defesa da atuação policial
title_full_unstemmed Legítima defesa da atuação policial
title_sort Legítima defesa da atuação policial
author SILVA, Matheus Messias Costa da
author_facet SILVA, Matheus Messias Costa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Matheus Messias Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Legítima defesa
Atuação policial
Direito brasileiro
topic Legítima defesa
Atuação policial
Direito brasileiro
description O Presente trabalho teve como objetivo principal explanar acerca da legítima defesa na atuação policial prevista no Art. 25, do código penal "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem." Diante disso, nota-se uma excludente de ilicitude a toda pessoa que se encontre na iminência de ser agredido de forma injusta, agressão essa que pode ser direcionada à honra ou até mesmo ao patrimônio. A vista disso, o policial tem a prerrogativa de independente se está ou não no exercício da função reagir afim de proteger o bem jurídico seu ou de outrem. Isso posto existem requisitos objetivos e subjetivos que devem ser preenchidos para a configuração da legítima defesa e consequentemente assegurar a proteção nos termos da lei, ressaltando que é punível o excesso doloso ou culposo, sendo eles: “a) a reação a uma agressão atual ou iminente e injusta; b) a defesa de um direito próprio ou alheio; c) a moderação no emprego dos meios necessários a repulsa; e d) o elemento subjetivo. A agressão atual é aquela que está acontecendo e a iminente é a que está prestes a acontecer. ” Diante disso o trabalho foi redigido acerca da atuação da policial a luz do ordenamento jurídico brasileiro mesmo que seja necessário o uso da força de forma progressiva, sempre dentro de uma proporcionalidade aceitável, bem como dificuldades enfrentadas no dia a dia policial. Foi estabelecida também a diferença entre legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal, nos moldes da ação policial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-13T18:22:42Z
2022-06-13T18:22:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42614
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673015573020672