FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, ELYS VÂNNY FERNANDA RODRIGUES DE
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32052
Resumo: Este estudo teve a finalidade de desenvolver e analisar um processo de formação continuada com foco no Campo Conceitual Aditivo, baseado na Teoria dos Campos Conceituais e desejou promover a reflexão e a reconstrução do conhecimento profissional de professores que ensinam Matemática nos 3 o anos do Ensino Fundamental de uma Escola da rede particular de Fortaleza. A metodologia, de natureza qualitativa, integrará alguns elementos da pesquisa participante segundo Bogdan e Biklen, ou seja, identificação do pesquisador com o grupo observado e a compreensão do problema a partir da ótica dos sujeitos envolvidos. Para o levantamento de dados, foram utilizados: questionário perfil, registros audiovisuais, observações colhidas nos encontros de formação, recolha de protocolo com problemas elaborados pelos professores e análise das atividades transcritas dos diários de campo dos encontros formativos. A metodologia se estruturou em cinco etapas, que foram agrupadas e chamadas de fases. Na fase inicial, aplicou-se o questionário-diagnóstico, para conhecer a realidade do contexto educacional e o perfil das professoras envolvidas. No mesmo momento, solicitou-se às docentes que elaborassem oito problemas de adição e/ou subtração. Na fase de desenvolvimento foram realizados oito encontros com duas horas cada totalizando 16 horas de estudo do Campo Conceitual Aditivo com as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola envolvida. Além disso, também se descreveu e analisaramse as informações coletadas ao longo das sessões formativas. Realizou-se também entrevista individual com as participantes da pesquisa. E por fim solicitou que as docentes elaborassem novamente oito problemas aditivos. Na fase final foram realizadas as avaliações comparativas dos resultados dos instrumentos aplicados. Esta pesquisa balizou-se em estudos referentes à formação docente e ao Campo Conceitual Aditivo, para isso, buscou-se identificar e compreender como se dá o desenvolvimento dos conhecimentos e possíveis mudanças de concepções sobre os processos de ensino da estrutura aditiva por parte deste grupo de professores no decorrer da formação. O estudo fundamentou-se em teorias sobre Formação de Professores reflexivos (Zeichner; Serrazina), Conhecimento Profissional Docente (Shulman e Ball, Thames e Phelps) e Estrutura Aditiva (Vergnaud e Magina, Campos, Nunes e Gitirana). Os resultados dos dados revelaram que o estudo do Campo Conceitual Aditivo com as professoras criou algumas condições que ampliaram o repertório acerca das estruturas aditivas e contribuíram para o Conhecimento do conteúdo e ensino das professoras, com ênfase para extinção das questões com modelo que só destaca a operação, nível de complexidade das situações e inserção da relação de base comparativa nos problemas.
id Krot_5b9bfb2e1fba7bf02af984a7ab72f503
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/32052
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVOFormação de professoresCampos Conceituais AditivosEste estudo teve a finalidade de desenvolver e analisar um processo de formação continuada com foco no Campo Conceitual Aditivo, baseado na Teoria dos Campos Conceituais e desejou promover a reflexão e a reconstrução do conhecimento profissional de professores que ensinam Matemática nos 3 o anos do Ensino Fundamental de uma Escola da rede particular de Fortaleza. A metodologia, de natureza qualitativa, integrará alguns elementos da pesquisa participante segundo Bogdan e Biklen, ou seja, identificação do pesquisador com o grupo observado e a compreensão do problema a partir da ótica dos sujeitos envolvidos. Para o levantamento de dados, foram utilizados: questionário perfil, registros audiovisuais, observações colhidas nos encontros de formação, recolha de protocolo com problemas elaborados pelos professores e análise das atividades transcritas dos diários de campo dos encontros formativos. A metodologia se estruturou em cinco etapas, que foram agrupadas e chamadas de fases. Na fase inicial, aplicou-se o questionário-diagnóstico, para conhecer a realidade do contexto educacional e o perfil das professoras envolvidas. No mesmo momento, solicitou-se às docentes que elaborassem oito problemas de adição e/ou subtração. Na fase de desenvolvimento foram realizados oito encontros com duas horas cada totalizando 16 horas de estudo do Campo Conceitual Aditivo com as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola envolvida. Além disso, também se descreveu e analisaramse as informações coletadas ao longo das sessões formativas. Realizou-se também entrevista individual com as participantes da pesquisa. E por fim solicitou que as docentes elaborassem novamente oito problemas aditivos. Na fase final foram realizadas as avaliações comparativas dos resultados dos instrumentos aplicados. Esta pesquisa balizou-se em estudos referentes à formação docente e ao Campo Conceitual Aditivo, para isso, buscou-se identificar e compreender como se dá o desenvolvimento dos conhecimentos e possíveis mudanças de concepções sobre os processos de ensino da estrutura aditiva por parte deste grupo de professores no decorrer da formação. O estudo fundamentou-se em teorias sobre Formação de Professores reflexivos (Zeichner; Serrazina), Conhecimento Profissional Docente (Shulman e Ball, Thames e Phelps) e Estrutura Aditiva (Vergnaud e Magina, Campos, Nunes e Gitirana). Os resultados dos dados revelaram que o estudo do Campo Conceitual Aditivo com as professoras criou algumas condições que ampliaram o repertório acerca das estruturas aditivas e contribuíram para o Conhecimento do conteúdo e ensino das professoras, com ênfase para extinção das questões com modelo que só destaca a operação, nível de complexidade das situações e inserção da relação de base comparativa nos problemas.2021-04-14T19:49:41Z2021-04-14T19:49:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32052OLIVEIRA, ELYS VÂNNY FERNANDA RODRIGUES DEporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-14T19:49:41Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/32052Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-04-14T19:49:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-04-14T19:49:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
OLIVEIRA, ELYS VÂNNY FERNANDA RODRIGUES DE
Formação de professores
Campos Conceituais Aditivos
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA REFLEXÃO: ESTUDO DE SITUAÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
author OLIVEIRA, ELYS VÂNNY FERNANDA RODRIGUES DE
author_facet OLIVEIRA, ELYS VÂNNY FERNANDA RODRIGUES DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, ELYS VÂNNY FERNANDA RODRIGUES DE
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Campos Conceituais Aditivos
topic Formação de professores
Campos Conceituais Aditivos
description Este estudo teve a finalidade de desenvolver e analisar um processo de formação continuada com foco no Campo Conceitual Aditivo, baseado na Teoria dos Campos Conceituais e desejou promover a reflexão e a reconstrução do conhecimento profissional de professores que ensinam Matemática nos 3 o anos do Ensino Fundamental de uma Escola da rede particular de Fortaleza. A metodologia, de natureza qualitativa, integrará alguns elementos da pesquisa participante segundo Bogdan e Biklen, ou seja, identificação do pesquisador com o grupo observado e a compreensão do problema a partir da ótica dos sujeitos envolvidos. Para o levantamento de dados, foram utilizados: questionário perfil, registros audiovisuais, observações colhidas nos encontros de formação, recolha de protocolo com problemas elaborados pelos professores e análise das atividades transcritas dos diários de campo dos encontros formativos. A metodologia se estruturou em cinco etapas, que foram agrupadas e chamadas de fases. Na fase inicial, aplicou-se o questionário-diagnóstico, para conhecer a realidade do contexto educacional e o perfil das professoras envolvidas. No mesmo momento, solicitou-se às docentes que elaborassem oito problemas de adição e/ou subtração. Na fase de desenvolvimento foram realizados oito encontros com duas horas cada totalizando 16 horas de estudo do Campo Conceitual Aditivo com as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola envolvida. Além disso, também se descreveu e analisaramse as informações coletadas ao longo das sessões formativas. Realizou-se também entrevista individual com as participantes da pesquisa. E por fim solicitou que as docentes elaborassem novamente oito problemas aditivos. Na fase final foram realizadas as avaliações comparativas dos resultados dos instrumentos aplicados. Esta pesquisa balizou-se em estudos referentes à formação docente e ao Campo Conceitual Aditivo, para isso, buscou-se identificar e compreender como se dá o desenvolvimento dos conhecimentos e possíveis mudanças de concepções sobre os processos de ensino da estrutura aditiva por parte deste grupo de professores no decorrer da formação. O estudo fundamentou-se em teorias sobre Formação de Professores reflexivos (Zeichner; Serrazina), Conhecimento Profissional Docente (Shulman e Ball, Thames e Phelps) e Estrutura Aditiva (Vergnaud e Magina, Campos, Nunes e Gitirana). Os resultados dos dados revelaram que o estudo do Campo Conceitual Aditivo com as professoras criou algumas condições que ampliaram o repertório acerca das estruturas aditivas e contribuíram para o Conhecimento do conteúdo e ensino das professoras, com ênfase para extinção das questões com modelo que só destaca a operação, nível de complexidade das situações e inserção da relação de base comparativa nos problemas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-04-14T19:49:41Z
2021-04-14T19:49:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32052
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672924098396160