Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Giderlane Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55730
Resumo: Este trabalho propôs um estudo sobre o uso do lúdico como recurso pedagógico no objetivo de simplificar, facilitar o ensino-aprendizagem do educando, levando-o a interagir com seu grupo e desenvolver suas habilidades criando um ambiente prazeroso e motivador obtendo um resultado satisfatório para o aluno e para o professor. A habilidade cognitiva foi o passo inicial para o desenvolvimento de uma proposta facilitadora no campo da aquisição de novos conhecimentos, tendo em vista a necessidade de inovações dentro da estrutura curricular. O objetivo teve como proposta principal refletir sobre o recurso da ludicidade no cotidiano escolar sendo utilizada como ampliador de aprendizagem pedagógica. Os objetivos específicos foram: abordar a origem da música na sociedade brasileira; apontar a relevância da música no processo de aprendizagem infantil; explanar teoricamente sobre a função pedagógica que o lúdico exerce dentro do processo de ensino e aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, mediante consulta em artigos publicados na internet. Foi alcançado o objetivo principal de assimilação do conteúdo de pesquisa pois ao longo do trabalho a união entre as teorias de aprendizagem, os conceitos lúdicos e o envolvimento de diversas aéreas de campo de aprendizagem.
id Krot_6d6c53407b54be4b2c9015a3131f5b17
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55730
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantilAprendizagemEducaçãoLudicidadeEste trabalho propôs um estudo sobre o uso do lúdico como recurso pedagógico no objetivo de simplificar, facilitar o ensino-aprendizagem do educando, levando-o a interagir com seu grupo e desenvolver suas habilidades criando um ambiente prazeroso e motivador obtendo um resultado satisfatório para o aluno e para o professor. A habilidade cognitiva foi o passo inicial para o desenvolvimento de uma proposta facilitadora no campo da aquisição de novos conhecimentos, tendo em vista a necessidade de inovações dentro da estrutura curricular. O objetivo teve como proposta principal refletir sobre o recurso da ludicidade no cotidiano escolar sendo utilizada como ampliador de aprendizagem pedagógica. Os objetivos específicos foram: abordar a origem da música na sociedade brasileira; apontar a relevância da música no processo de aprendizagem infantil; explanar teoricamente sobre a função pedagógica que o lúdico exerce dentro do processo de ensino e aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, mediante consulta em artigos publicados na internet. Foi alcançado o objetivo principal de assimilação do conteúdo de pesquisa pois ao longo do trabalho a união entre as teorias de aprendizagem, os conceitos lúdicos e o envolvimento de diversas aéreas de campo de aprendizagem.2023-06-01T14:37:00Z2023-06-01T14:37:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55730OLIVEIRA, Giderlane Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-01T14:37:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55730Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-01T14:37falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-01T14:37Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
title Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
spellingShingle Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
OLIVEIRA, Giderlane Silva
Aprendizagem
Educação
Ludicidade
title_short Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
title_full Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
title_fullStr Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
title_full_unstemmed Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
title_sort Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
author OLIVEIRA, Giderlane Silva
author_facet OLIVEIRA, Giderlane Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Giderlane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação
Ludicidade
topic Aprendizagem
Educação
Ludicidade
description Este trabalho propôs um estudo sobre o uso do lúdico como recurso pedagógico no objetivo de simplificar, facilitar o ensino-aprendizagem do educando, levando-o a interagir com seu grupo e desenvolver suas habilidades criando um ambiente prazeroso e motivador obtendo um resultado satisfatório para o aluno e para o professor. A habilidade cognitiva foi o passo inicial para o desenvolvimento de uma proposta facilitadora no campo da aquisição de novos conhecimentos, tendo em vista a necessidade de inovações dentro da estrutura curricular. O objetivo teve como proposta principal refletir sobre o recurso da ludicidade no cotidiano escolar sendo utilizada como ampliador de aprendizagem pedagógica. Os objetivos específicos foram: abordar a origem da música na sociedade brasileira; apontar a relevância da música no processo de aprendizagem infantil; explanar teoricamente sobre a função pedagógica que o lúdico exerce dentro do processo de ensino e aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, mediante consulta em artigos publicados na internet. Foi alcançado o objetivo principal de assimilação do conteúdo de pesquisa pois ao longo do trabalho a união entre as teorias de aprendizagem, os conceitos lúdicos e o envolvimento de diversas aéreas de campo de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-01T14:37:00Z
2023-06-01T14:37:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55730
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672963951624192