Ludicidade: jogos e brincadeiras na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55730 |
Resumo: | Este trabalho propôs um estudo sobre o uso do lúdico como recurso pedagógico no objetivo de simplificar, facilitar o ensino-aprendizagem do educando, levando-o a interagir com seu grupo e desenvolver suas habilidades criando um ambiente prazeroso e motivador obtendo um resultado satisfatório para o aluno e para o professor. A habilidade cognitiva foi o passo inicial para o desenvolvimento de uma proposta facilitadora no campo da aquisição de novos conhecimentos, tendo em vista a necessidade de inovações dentro da estrutura curricular. O objetivo teve como proposta principal refletir sobre o recurso da ludicidade no cotidiano escolar sendo utilizada como ampliador de aprendizagem pedagógica. Os objetivos específicos foram: abordar a origem da música na sociedade brasileira; apontar a relevância da música no processo de aprendizagem infantil; explanar teoricamente sobre a função pedagógica que o lúdico exerce dentro do processo de ensino e aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, mediante consulta em artigos publicados na internet. Foi alcançado o objetivo principal de assimilação do conteúdo de pesquisa pois ao longo do trabalho a união entre as teorias de aprendizagem, os conceitos lúdicos e o envolvimento de diversas aéreas de campo de aprendizagem. |
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