A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53488 |
Resumo: | O brincar faz parte do universo infantil e traduz a linguagem e expressão da criança. A ludicidade deve integrar a rotina escolar na Educação Infantil, podendo ser trabalhada interdisciplinarmente, agregando à prática pedagógica dos docentes e favorecendo a aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo compreender qual é a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Para a realização da pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, em que artigos de repositórios digitais como: Scielo, Capes e Google Scholar foram consultados, além de documentos legislativos que dão as diretrizes e bases da educação nacional. O brincar e os brinquedos promovem o bem-estar das crianças, pois é por meio desses momentos que é possível o desenvolvimento do convívio social, da cognição, imaginação e emocional. Com a pesquisa, compreende-se que o lúdico, as brincadeiras e os jogos aplicados à educação infantil exercem importante ferramenta pedagógica que auxilia no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, além de otimizar os processos de aprendizagem e facilitar a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. |
id |
Krot_d5efc2a4b5bbb6b0874406bc6c8e0c7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53488 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeirasAprendizagemDesenvolvimento da criançaLúdicoO brincar faz parte do universo infantil e traduz a linguagem e expressão da criança. A ludicidade deve integrar a rotina escolar na Educação Infantil, podendo ser trabalhada interdisciplinarmente, agregando à prática pedagógica dos docentes e favorecendo a aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo compreender qual é a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Para a realização da pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, em que artigos de repositórios digitais como: Scielo, Capes e Google Scholar foram consultados, além de documentos legislativos que dão as diretrizes e bases da educação nacional. O brincar e os brinquedos promovem o bem-estar das crianças, pois é por meio desses momentos que é possível o desenvolvimento do convívio social, da cognição, imaginação e emocional. Com a pesquisa, compreende-se que o lúdico, as brincadeiras e os jogos aplicados à educação infantil exercem importante ferramenta pedagógica que auxilia no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, além de otimizar os processos de aprendizagem e facilitar a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem.2023-05-09T12:02:32Z2023-05-09T12:02:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53488FRANÇA, Suelen Leite deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-09T12:02:32Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53488Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-09T12:02:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-09T12:02:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras |
title |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras |
spellingShingle |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras FRANÇA, Suelen Leite de Aprendizagem Desenvolvimento da criança Lúdico |
title_short |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras |
title_full |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras |
title_fullStr |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras |
title_full_unstemmed |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras |
title_sort |
A ludicidade na educação infantil através dos jogos e brincadeiras |
author |
FRANÇA, Suelen Leite de |
author_facet |
FRANÇA, Suelen Leite de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANÇA, Suelen Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Desenvolvimento da criança Lúdico |
topic |
Aprendizagem Desenvolvimento da criança Lúdico |
description |
O brincar faz parte do universo infantil e traduz a linguagem e expressão da criança. A ludicidade deve integrar a rotina escolar na Educação Infantil, podendo ser trabalhada interdisciplinarmente, agregando à prática pedagógica dos docentes e favorecendo a aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo compreender qual é a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Para a realização da pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, em que artigos de repositórios digitais como: Scielo, Capes e Google Scholar foram consultados, além de documentos legislativos que dão as diretrizes e bases da educação nacional. O brincar e os brinquedos promovem o bem-estar das crianças, pois é por meio desses momentos que é possível o desenvolvimento do convívio social, da cognição, imaginação e emocional. Com a pesquisa, compreende-se que o lúdico, as brincadeiras e os jogos aplicados à educação infantil exercem importante ferramenta pedagógica que auxilia no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, além de otimizar os processos de aprendizagem e facilitar a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-05-09T12:02:32Z 2023-05-09T12:02:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53488 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672902191546368 |