A importância do marketing de relacionamento para o comércio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Joshua Adrian Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42798
Resumo: As organizações enfrentam muitos desafios para se manterem relevantes na contemporaneidade, e dentre estes é possível pontuar que o relacionamento com os clientes se coloca como um dos maiores haja vista sua relação direta com o lucro e possível sucesso empresarial. Diante disso, esse Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral discutir sobre a importância do marketing de relacionamento no comércio. O delineamento consistiu na pesquisa bibliográfica e para sua elaboração foram analisados artigos científicos e livros localizados em bases de dados, a partir de descritores concernentes à temática proposta. A partir da leitura e análise das publicações na área foi possível concluir que a ferramenta de Marketing de Relacionamento exerce importante papel na manutenção e captação de clientes, podendo implementar estratégias que visem analisar, otimizar e aprimorar as mesmas. Ademais, o marketing de relacionamento se comprovou como um dos pontos que impacta diretamente a obtenção de resultados organizacionais o que implica na necessidade de que esta seja foco das ações em âmbito organizacional. Considera-se que a pesquisa atingiu os objetivos delimitados e, visando sua complementariedade, indica-se a realização de pesquisas na área que sejam desenvolvidas a partir de outros delineamentos metodológicos.
id Krot_6fc1f3a9120a7424676ed99a43c9510c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42798
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling ALVES, Joshua Adrian Melo2022-06-20T12:19:01Z2022-06-20T12:19:01Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42798As organizações enfrentam muitos desafios para se manterem relevantes na contemporaneidade, e dentre estes é possível pontuar que o relacionamento com os clientes se coloca como um dos maiores haja vista sua relação direta com o lucro e possível sucesso empresarial. Diante disso, esse Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral discutir sobre a importância do marketing de relacionamento no comércio. O delineamento consistiu na pesquisa bibliográfica e para sua elaboração foram analisados artigos científicos e livros localizados em bases de dados, a partir de descritores concernentes à temática proposta. A partir da leitura e análise das publicações na área foi possível concluir que a ferramenta de Marketing de Relacionamento exerce importante papel na manutenção e captação de clientes, podendo implementar estratégias que visem analisar, otimizar e aprimorar as mesmas. Ademais, o marketing de relacionamento se comprovou como um dos pontos que impacta diretamente a obtenção de resultados organizacionais o que implica na necessidade de que esta seja foco das ações em âmbito organizacional. Considera-se que a pesquisa atingiu os objetivos delimitados e, visando sua complementariedade, indica-se a realização de pesquisas na área que sejam desenvolvidas a partir de outros delineamentos metodológicos.Marketing de relacionamentoAutomaçãoMelhoria de relacionamentoClienteEmpresasA importância do marketing de relacionamento para o comércioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJOSHUA_ADRIAN_MELO_ALVES.pdfJOSHUA_ADRIAN_MELO_ALVES.pdfapplication/pdf450151https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42798/1/JOSHUA_ADRIAN_MELO_ALVES.pdf567e0e8d77047698d0f187e82045d719MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42798/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/427982022-06-20 09:19:01.221oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42798Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-20T12:19:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-20T12:19:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do marketing de relacionamento para o comércio
title A importância do marketing de relacionamento para o comércio
spellingShingle A importância do marketing de relacionamento para o comércio
ALVES, Joshua Adrian Melo
Marketing de relacionamento
Automação
Melhoria de relacionamento
Cliente
Empresas
title_short A importância do marketing de relacionamento para o comércio
title_full A importância do marketing de relacionamento para o comércio
title_fullStr A importância do marketing de relacionamento para o comércio
title_full_unstemmed A importância do marketing de relacionamento para o comércio
title_sort A importância do marketing de relacionamento para o comércio
author ALVES, Joshua Adrian Melo
author_facet ALVES, Joshua Adrian Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Joshua Adrian Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Automação
Melhoria de relacionamento
Cliente
Empresas
topic Marketing de relacionamento
Automação
Melhoria de relacionamento
Cliente
Empresas
description As organizações enfrentam muitos desafios para se manterem relevantes na contemporaneidade, e dentre estes é possível pontuar que o relacionamento com os clientes se coloca como um dos maiores haja vista sua relação direta com o lucro e possível sucesso empresarial. Diante disso, esse Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral discutir sobre a importância do marketing de relacionamento no comércio. O delineamento consistiu na pesquisa bibliográfica e para sua elaboração foram analisados artigos científicos e livros localizados em bases de dados, a partir de descritores concernentes à temática proposta. A partir da leitura e análise das publicações na área foi possível concluir que a ferramenta de Marketing de Relacionamento exerce importante papel na manutenção e captação de clientes, podendo implementar estratégias que visem analisar, otimizar e aprimorar as mesmas. Ademais, o marketing de relacionamento se comprovou como um dos pontos que impacta diretamente a obtenção de resultados organizacionais o que implica na necessidade de que esta seja foco das ações em âmbito organizacional. Considera-se que a pesquisa atingiu os objetivos delimitados e, visando sua complementariedade, indica-se a realização de pesquisas na área que sejam desenvolvidas a partir de outros delineamentos metodológicos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-20T12:19:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-20T12:19:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42798
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42798/1/JOSHUA_ADRIAN_MELO_ALVES.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42798/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 567e0e8d77047698d0f187e82045d719
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460335659188224