Procrastinação e satisfação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Calebe Mattos Garcia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36389
Resumo: A procrastinação acadêmica é um comportamento amplamente relatado por estudantes universitários. Além de estar associado à impulsividade, ansiedade, perfeccionismo e menor percepção de autoeficácia, o comportamento procrastinatório aumenta a frequência de condutas consideradas inadequadas para o contexto, por exemplo :acadêmico plágios, falsificação de dados, cópia de exames etc. Nesse estudo é investigado, a partir da literatura, a procrastinação entre estudantes universitários e sua associação com a satisfação com a vida acadêmica. Este trabalho é uma revisão de literatura. A busca pelos artigos foi realizada através do indexador científico Scopus onde foram selecionados os trabalhos que mais se adequaram a temática da revisão. É possível verificar que a procrastinação serve como estratégia de regulação emocional em contextos de insatisfação acadêmica em que o estudante é exposto a tarefas desagradáveis que alteram de forma negativa o humor, a procrastinação pode servir como um mecanismo de reparação emocional. Emoções negativas, como medo, culpa, ansiedade e raiva, são experenciadas por alunos mais propensos a procrastinar. Nesse sentido, a procrastinação reduz os efeitos dos sentimentos negativos na satisfação acadêmica. Porém, essa redução dos efeitos negativos, resultado da substituição de uma tarefa por uma atividade mais agradável (mas menos importante), não resultará em satisfação, podendo, na verdade, ocasionar um desconforto subjetivo no estudante.
id Krot_73685a68e3484e30dca5fe9bc9be325a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36389
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Procrastinação e satisfação acadêmicaProcrastinaçãoSatisfaçãoUniversitáriosA procrastinação acadêmica é um comportamento amplamente relatado por estudantes universitários. Além de estar associado à impulsividade, ansiedade, perfeccionismo e menor percepção de autoeficácia, o comportamento procrastinatório aumenta a frequência de condutas consideradas inadequadas para o contexto, por exemplo :acadêmico plágios, falsificação de dados, cópia de exames etc. Nesse estudo é investigado, a partir da literatura, a procrastinação entre estudantes universitários e sua associação com a satisfação com a vida acadêmica. Este trabalho é uma revisão de literatura. A busca pelos artigos foi realizada através do indexador científico Scopus onde foram selecionados os trabalhos que mais se adequaram a temática da revisão. É possível verificar que a procrastinação serve como estratégia de regulação emocional em contextos de insatisfação acadêmica em que o estudante é exposto a tarefas desagradáveis que alteram de forma negativa o humor, a procrastinação pode servir como um mecanismo de reparação emocional. Emoções negativas, como medo, culpa, ansiedade e raiva, são experenciadas por alunos mais propensos a procrastinar. Nesse sentido, a procrastinação reduz os efeitos dos sentimentos negativos na satisfação acadêmica. Porém, essa redução dos efeitos negativos, resultado da substituição de uma tarefa por uma atividade mais agradável (mas menos importante), não resultará em satisfação, podendo, na verdade, ocasionar um desconforto subjetivo no estudante.2022-02-14T11:23:06Z2022-02-14T11:23:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36389ROSA, Calebe Mattos Garcia daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T11:59:02Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36389Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-14T11:59:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-14T11:59:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Procrastinação e satisfação acadêmica
title Procrastinação e satisfação acadêmica
spellingShingle Procrastinação e satisfação acadêmica
ROSA, Calebe Mattos Garcia da
Procrastinação
Satisfação
Universitários
title_short Procrastinação e satisfação acadêmica
title_full Procrastinação e satisfação acadêmica
title_fullStr Procrastinação e satisfação acadêmica
title_full_unstemmed Procrastinação e satisfação acadêmica
title_sort Procrastinação e satisfação acadêmica
author ROSA, Calebe Mattos Garcia da
author_facet ROSA, Calebe Mattos Garcia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Calebe Mattos Garcia da
dc.subject.por.fl_str_mv Procrastinação
Satisfação
Universitários
topic Procrastinação
Satisfação
Universitários
description A procrastinação acadêmica é um comportamento amplamente relatado por estudantes universitários. Além de estar associado à impulsividade, ansiedade, perfeccionismo e menor percepção de autoeficácia, o comportamento procrastinatório aumenta a frequência de condutas consideradas inadequadas para o contexto, por exemplo :acadêmico plágios, falsificação de dados, cópia de exames etc. Nesse estudo é investigado, a partir da literatura, a procrastinação entre estudantes universitários e sua associação com a satisfação com a vida acadêmica. Este trabalho é uma revisão de literatura. A busca pelos artigos foi realizada através do indexador científico Scopus onde foram selecionados os trabalhos que mais se adequaram a temática da revisão. É possível verificar que a procrastinação serve como estratégia de regulação emocional em contextos de insatisfação acadêmica em que o estudante é exposto a tarefas desagradáveis que alteram de forma negativa o humor, a procrastinação pode servir como um mecanismo de reparação emocional. Emoções negativas, como medo, culpa, ansiedade e raiva, são experenciadas por alunos mais propensos a procrastinar. Nesse sentido, a procrastinação reduz os efeitos dos sentimentos negativos na satisfação acadêmica. Porém, essa redução dos efeitos negativos, resultado da substituição de uma tarefa por uma atividade mais agradável (mas menos importante), não resultará em satisfação, podendo, na verdade, ocasionar um desconforto subjetivo no estudante.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T11:23:06Z
2022-02-14T11:23:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36389
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672984316018688