A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370 |
Resumo: | Procrastinar é considerado um dos principais contraditores para alcançar objetivos significativos que ocorrerem a longo prazo é a de adiar atividades aversivas. Além disso, procrastinar pode resultar no atraso de alguma meta que a pessoa visa alcançar, podendo, até mesmo, anulá-la. Como o ato de procrastinar pode impactar a vida estudantil e sócias dos indivíduos? Diante desta situação, o objetivo desse trabalho foi buscar identificar por meio de uma revisão da literatura, quais os processos variáveis associados a procrastinação, elucidando motivos, sentimentos e possíveis intervenções. O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os princípios da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, sendo selecionados estudos que elucidem as questões norteadoras de pesquisa. Com esta pesquisa, conclui-se a possibilidade de identifica as variáveis ambientais que correlacionam e influenciam o comportamento do procrastinador, principalmente entre os estudantes universitários, demonstrando que a não realização de tarefas ou tempo de estudo é substituído por atividades mais prazerosas e que na maioria das vezes não se relacionam com o conteúdo acadêmico. O uso de redes sociais, televisão e aparelhos móveis apresentam grande parcela impulsionante no comportamento procrastinador. Com este trabalho também se compreende os efeitos negativos que a procrastinação traz consigo para com os estudantes, caracterizando respondentes emocionais, como, culpa, ansiedade, decepção como principais respondentes. |
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