A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370
Resumo: Procrastinar é considerado um dos principais contraditores para alcançar objetivos significativos que ocorrerem a longo prazo é a de adiar atividades aversivas. Além disso, procrastinar pode resultar no atraso de alguma meta que a pessoa visa alcançar, podendo, até mesmo, anulá-la. Como o ato de procrastinar pode impactar a vida estudantil e sócias dos indivíduos? Diante desta situação, o objetivo desse trabalho foi buscar identificar por meio de uma revisão da literatura, quais os processos variáveis associados a procrastinação, elucidando motivos, sentimentos e possíveis intervenções. O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os princípios da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, sendo selecionados estudos que elucidem as questões norteadoras de pesquisa. Com esta pesquisa, conclui-se a possibilidade de identifica as variáveis ambientais que correlacionam e influenciam o comportamento do procrastinador, principalmente entre os estudantes universitários, demonstrando que a não realização de tarefas ou tempo de estudo é substituído por atividades mais prazerosas e que na maioria das vezes não se relacionam com o conteúdo acadêmico. O uso de redes sociais, televisão e aparelhos móveis apresentam grande parcela impulsionante no comportamento procrastinador. Com este trabalho também se compreende os efeitos negativos que a procrastinação traz consigo para com os estudantes, caracterizando respondentes emocionais, como, culpa, ansiedade, decepção como principais respondentes.
id Krot_e8df8f796b9328cdd06e8d2563417029
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60370
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinaçãoProcrastinaçãoContingênciasVariáveis ambientaisPsicologiaProcrastinar é considerado um dos principais contraditores para alcançar objetivos significativos que ocorrerem a longo prazo é a de adiar atividades aversivas. Além disso, procrastinar pode resultar no atraso de alguma meta que a pessoa visa alcançar, podendo, até mesmo, anulá-la. Como o ato de procrastinar pode impactar a vida estudantil e sócias dos indivíduos? Diante desta situação, o objetivo desse trabalho foi buscar identificar por meio de uma revisão da literatura, quais os processos variáveis associados a procrastinação, elucidando motivos, sentimentos e possíveis intervenções. O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os princípios da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, sendo selecionados estudos que elucidem as questões norteadoras de pesquisa. Com esta pesquisa, conclui-se a possibilidade de identifica as variáveis ambientais que correlacionam e influenciam o comportamento do procrastinador, principalmente entre os estudantes universitários, demonstrando que a não realização de tarefas ou tempo de estudo é substituído por atividades mais prazerosas e que na maioria das vezes não se relacionam com o conteúdo acadêmico. O uso de redes sociais, televisão e aparelhos móveis apresentam grande parcela impulsionante no comportamento procrastinador. Com este trabalho também se compreende os efeitos negativos que a procrastinação traz consigo para com os estudantes, caracterizando respondentes emocionais, como, culpa, ansiedade, decepção como principais respondentes.2023-08-08T14:16:43Z2023-08-08T14:16:43Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-08T14:16:43Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60370Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-08T14:16:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-08T14:16:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
title A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
spellingShingle A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva
Procrastinação
Contingências
Variáveis ambientais
Psicologia
title_short A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
title_full A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
title_fullStr A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
title_full_unstemmed A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
title_sort A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
author BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva
author_facet BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Procrastinação
Contingências
Variáveis ambientais
Psicologia
topic Procrastinação
Contingências
Variáveis ambientais
Psicologia
description Procrastinar é considerado um dos principais contraditores para alcançar objetivos significativos que ocorrerem a longo prazo é a de adiar atividades aversivas. Além disso, procrastinar pode resultar no atraso de alguma meta que a pessoa visa alcançar, podendo, até mesmo, anulá-la. Como o ato de procrastinar pode impactar a vida estudantil e sócias dos indivíduos? Diante desta situação, o objetivo desse trabalho foi buscar identificar por meio de uma revisão da literatura, quais os processos variáveis associados a procrastinação, elucidando motivos, sentimentos e possíveis intervenções. O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os princípios da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, sendo selecionados estudos que elucidem as questões norteadoras de pesquisa. Com esta pesquisa, conclui-se a possibilidade de identifica as variáveis ambientais que correlacionam e influenciam o comportamento do procrastinador, principalmente entre os estudantes universitários, demonstrando que a não realização de tarefas ou tempo de estudo é substituído por atividades mais prazerosas e que na maioria das vezes não se relacionam com o conteúdo acadêmico. O uso de redes sociais, televisão e aparelhos móveis apresentam grande parcela impulsionante no comportamento procrastinador. Com este trabalho também se compreende os efeitos negativos que a procrastinação traz consigo para com os estudantes, caracterizando respondentes emocionais, como, culpa, ansiedade, decepção como principais respondentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08T14:16:43Z
2023-08-08T14:16:43Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672906361733120