A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370 |
Resumo: | Procrastinar é considerado um dos principais contraditores para alcançar objetivos significativos que ocorrerem a longo prazo é a de adiar atividades aversivas. Além disso, procrastinar pode resultar no atraso de alguma meta que a pessoa visa alcançar, podendo, até mesmo, anulá-la. Como o ato de procrastinar pode impactar a vida estudantil e sócias dos indivíduos? Diante desta situação, o objetivo desse trabalho foi buscar identificar por meio de uma revisão da literatura, quais os processos variáveis associados a procrastinação, elucidando motivos, sentimentos e possíveis intervenções. O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os princípios da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, sendo selecionados estudos que elucidem as questões norteadoras de pesquisa. Com esta pesquisa, conclui-se a possibilidade de identifica as variáveis ambientais que correlacionam e influenciam o comportamento do procrastinador, principalmente entre os estudantes universitários, demonstrando que a não realização de tarefas ou tempo de estudo é substituído por atividades mais prazerosas e que na maioria das vezes não se relacionam com o conteúdo acadêmico. O uso de redes sociais, televisão e aparelhos móveis apresentam grande parcela impulsionante no comportamento procrastinador. Com este trabalho também se compreende os efeitos negativos que a procrastinação traz consigo para com os estudantes, caracterizando respondentes emocionais, como, culpa, ansiedade, decepção como principais respondentes. |
id |
Krot_e8df8f796b9328cdd06e8d2563417029 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60370 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinaçãoProcrastinaçãoContingênciasVariáveis ambientaisPsicologiaProcrastinar é considerado um dos principais contraditores para alcançar objetivos significativos que ocorrerem a longo prazo é a de adiar atividades aversivas. Além disso, procrastinar pode resultar no atraso de alguma meta que a pessoa visa alcançar, podendo, até mesmo, anulá-la. Como o ato de procrastinar pode impactar a vida estudantil e sócias dos indivíduos? Diante desta situação, o objetivo desse trabalho foi buscar identificar por meio de uma revisão da literatura, quais os processos variáveis associados a procrastinação, elucidando motivos, sentimentos e possíveis intervenções. O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os princípios da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, sendo selecionados estudos que elucidem as questões norteadoras de pesquisa. Com esta pesquisa, conclui-se a possibilidade de identifica as variáveis ambientais que correlacionam e influenciam o comportamento do procrastinador, principalmente entre os estudantes universitários, demonstrando que a não realização de tarefas ou tempo de estudo é substituído por atividades mais prazerosas e que na maioria das vezes não se relacionam com o conteúdo acadêmico. O uso de redes sociais, televisão e aparelhos móveis apresentam grande parcela impulsionante no comportamento procrastinador. Com este trabalho também se compreende os efeitos negativos que a procrastinação traz consigo para com os estudantes, caracterizando respondentes emocionais, como, culpa, ansiedade, decepção como principais respondentes.2023-08-08T14:16:43Z2023-08-08T14:16:43Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-08T14:16:43Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60370Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-08T14:16:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-08T14:16:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação |
title |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação |
spellingShingle |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva Procrastinação Contingências Variáveis ambientais Psicologia |
title_short |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação |
title_full |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação |
title_fullStr |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação |
title_full_unstemmed |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação |
title_sort |
A motivação no contexto escolar e acadêmico: procrastinação |
author |
BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva |
author_facet |
BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRANQUINHO, Priscila Bianca Batista da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procrastinação Contingências Variáveis ambientais Psicologia |
topic |
Procrastinação Contingências Variáveis ambientais Psicologia |
description |
Procrastinar é considerado um dos principais contraditores para alcançar objetivos significativos que ocorrerem a longo prazo é a de adiar atividades aversivas. Além disso, procrastinar pode resultar no atraso de alguma meta que a pessoa visa alcançar, podendo, até mesmo, anulá-la. Como o ato de procrastinar pode impactar a vida estudantil e sócias dos indivíduos? Diante desta situação, o objetivo desse trabalho foi buscar identificar por meio de uma revisão da literatura, quais os processos variáveis associados a procrastinação, elucidando motivos, sentimentos e possíveis intervenções. O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os princípios da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, sendo selecionados estudos que elucidem as questões norteadoras de pesquisa. Com esta pesquisa, conclui-se a possibilidade de identifica as variáveis ambientais que correlacionam e influenciam o comportamento do procrastinador, principalmente entre os estudantes universitários, demonstrando que a não realização de tarefas ou tempo de estudo é substituído por atividades mais prazerosas e que na maioria das vezes não se relacionam com o conteúdo acadêmico. O uso de redes sociais, televisão e aparelhos móveis apresentam grande parcela impulsionante no comportamento procrastinador. Com este trabalho também se compreende os efeitos negativos que a procrastinação traz consigo para com os estudantes, caracterizando respondentes emocionais, como, culpa, ansiedade, decepção como principais respondentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-08T14:16:43Z 2023-08-08T14:16:43Z 2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672906361733120 |