Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67748 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância da avaliação e suas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, e a relevância da mesma na melhoria da prática pedagógica e dos processos avaliativos de forma a impulsionar mudanças significativas no meio escolar. O texto aborda a avaliação como qualificadora e modificadora da prática docente, capaz de superar uma abordagem avaliativa de ensino que somente reproduz uma sistematização. Destaca também a importância desse processo para o educando no seu autodesenvolvimento, bem como o papel do professor como mediador das aprendizagens. Denota a avaliação tradicional e suas limitações dentro de um processo sistematizado que não determina o grau de conhecimento do aluno, ressaltando assim, a importância de uma avaliação adaptada ao processo de aprendizagem, capaz de modificar a prática avaliativa de forma que seja contínua e reguladora da aprendizagem do estudante. Objetiva trazer o conhecimento da importância e necessidade de mudar a avaliação de classificatória para formativa e diagnóstica, possibilitando uma ação docente mediadora e emancipatória. Trata-se de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo, classificada como revisão de literatura. |
id |
Krot_7756e5e2c1461ff597d52e189ba5745c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67748 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamentalAvaliaçãoPráticaDocenteMetodologiaAprendizagemEsta pesquisa tem como objetivo destacar a importância da avaliação e suas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, e a relevância da mesma na melhoria da prática pedagógica e dos processos avaliativos de forma a impulsionar mudanças significativas no meio escolar. O texto aborda a avaliação como qualificadora e modificadora da prática docente, capaz de superar uma abordagem avaliativa de ensino que somente reproduz uma sistematização. Destaca também a importância desse processo para o educando no seu autodesenvolvimento, bem como o papel do professor como mediador das aprendizagens. Denota a avaliação tradicional e suas limitações dentro de um processo sistematizado que não determina o grau de conhecimento do aluno, ressaltando assim, a importância de uma avaliação adaptada ao processo de aprendizagem, capaz de modificar a prática avaliativa de forma que seja contínua e reguladora da aprendizagem do estudante. Objetiva trazer o conhecimento da importância e necessidade de mudar a avaliação de classificatória para formativa e diagnóstica, possibilitando uma ação docente mediadora e emancipatória. Trata-se de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo, classificada como revisão de literatura.2024-05-24T17:25:05Z2024-05-24T17:25:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67748GOMES, Poliana Policarpo Batistaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-24T17:25:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67748Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2024-05-24T17:25:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2024-05-24T17:25:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental GOMES, Poliana Policarpo Batista Avaliação Prática Docente Metodologia Aprendizagem |
title_short |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental |
author |
GOMES, Poliana Policarpo Batista |
author_facet |
GOMES, Poliana Policarpo Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Poliana Policarpo Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Prática Docente Metodologia Aprendizagem |
topic |
Avaliação Prática Docente Metodologia Aprendizagem |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância da avaliação e suas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, e a relevância da mesma na melhoria da prática pedagógica e dos processos avaliativos de forma a impulsionar mudanças significativas no meio escolar. O texto aborda a avaliação como qualificadora e modificadora da prática docente, capaz de superar uma abordagem avaliativa de ensino que somente reproduz uma sistematização. Destaca também a importância desse processo para o educando no seu autodesenvolvimento, bem como o papel do professor como mediador das aprendizagens. Denota a avaliação tradicional e suas limitações dentro de um processo sistematizado que não determina o grau de conhecimento do aluno, ressaltando assim, a importância de uma avaliação adaptada ao processo de aprendizagem, capaz de modificar a prática avaliativa de forma que seja contínua e reguladora da aprendizagem do estudante. Objetiva trazer o conhecimento da importância e necessidade de mudar a avaliação de classificatória para formativa e diagnóstica, possibilitando uma ação docente mediadora e emancipatória. Trata-se de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo, classificada como revisão de literatura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2024-05-24T17:25:05Z 2024-05-24T17:25:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67748 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673020817997824 |