Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Poliana Policarpo Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67748
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância da avaliação e suas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, e a relevância da mesma na melhoria da prática pedagógica e dos processos avaliativos de forma a impulsionar mudanças significativas no meio escolar. O texto aborda a avaliação como qualificadora e modificadora da prática docente, capaz de superar uma abordagem avaliativa de ensino que somente reproduz uma sistematização. Destaca também a importância desse processo para o educando no seu autodesenvolvimento, bem como o papel do professor como mediador das aprendizagens. Denota a avaliação tradicional e suas limitações dentro de um processo sistematizado que não determina o grau de conhecimento do aluno, ressaltando assim, a importância de uma avaliação adaptada ao processo de aprendizagem, capaz de modificar a prática avaliativa de forma que seja contínua e reguladora da aprendizagem do estudante. Objetiva trazer o conhecimento da importância e necessidade de mudar a avaliação de classificatória para formativa e diagnóstica, possibilitando uma ação docente mediadora e emancipatória. Trata-se de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo, classificada como revisão de literatura.
id Krot_7756e5e2c1461ff597d52e189ba5745c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67748
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamentalAvaliaçãoPráticaDocenteMetodologiaAprendizagemEsta pesquisa tem como objetivo destacar a importância da avaliação e suas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, e a relevância da mesma na melhoria da prática pedagógica e dos processos avaliativos de forma a impulsionar mudanças significativas no meio escolar. O texto aborda a avaliação como qualificadora e modificadora da prática docente, capaz de superar uma abordagem avaliativa de ensino que somente reproduz uma sistematização. Destaca também a importância desse processo para o educando no seu autodesenvolvimento, bem como o papel do professor como mediador das aprendizagens. Denota a avaliação tradicional e suas limitações dentro de um processo sistematizado que não determina o grau de conhecimento do aluno, ressaltando assim, a importância de uma avaliação adaptada ao processo de aprendizagem, capaz de modificar a prática avaliativa de forma que seja contínua e reguladora da aprendizagem do estudante. Objetiva trazer o conhecimento da importância e necessidade de mudar a avaliação de classificatória para formativa e diagnóstica, possibilitando uma ação docente mediadora e emancipatória. Trata-se de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo, classificada como revisão de literatura.2024-05-24T17:25:05Z2024-05-24T17:25:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67748GOMES, Poliana Policarpo Batistaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-24T17:25:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67748Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2024-05-24T17:25:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2024-05-24T17:25:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
title Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
GOMES, Poliana Policarpo Batista
Avaliação
Prática
Docente
Metodologia
Aprendizagem
title_short Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
title_full Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Metodologia de ensino: Os reflexos da avaliação educacional no processo de ensino-aprendizagem nas anos iniciais do ensino fundamental
author GOMES, Poliana Policarpo Batista
author_facet GOMES, Poliana Policarpo Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Poliana Policarpo Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Prática
Docente
Metodologia
Aprendizagem
topic Avaliação
Prática
Docente
Metodologia
Aprendizagem
description Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância da avaliação e suas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, e a relevância da mesma na melhoria da prática pedagógica e dos processos avaliativos de forma a impulsionar mudanças significativas no meio escolar. O texto aborda a avaliação como qualificadora e modificadora da prática docente, capaz de superar uma abordagem avaliativa de ensino que somente reproduz uma sistematização. Destaca também a importância desse processo para o educando no seu autodesenvolvimento, bem como o papel do professor como mediador das aprendizagens. Denota a avaliação tradicional e suas limitações dentro de um processo sistematizado que não determina o grau de conhecimento do aluno, ressaltando assim, a importância de uma avaliação adaptada ao processo de aprendizagem, capaz de modificar a prática avaliativa de forma que seja contínua e reguladora da aprendizagem do estudante. Objetiva trazer o conhecimento da importância e necessidade de mudar a avaliação de classificatória para formativa e diagnóstica, possibilitando uma ação docente mediadora e emancipatória. Trata-se de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo, classificada como revisão de literatura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-05-24T17:25:05Z
2024-05-24T17:25:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67748
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673020817997824