A atuação do controle de qualidade e da melhoria contínua dentro de uma organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Antonio Carlos Dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52390
Resumo: A busca pela satisfação do cliente sempre foi um grande desafio enfrentado pelas organizações. Seja um artesão confeccionando um produto exclusivo no século 18 ou o ideal de produção em massa da indústria 4.0, a prospecção de novos consumidores pode ser um fator determinante para a sobrevivência de um negócio. Para os clientes, as opções são virtualmente infinitas, e muitas vezes, o que determina a escolha de um produto em detrimento de outro são detalhes. Em um ambiente tão competitivo qualquer detalhe pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma organização. Dentro dessa perspectiva, uma das formas mais eficientes para conquistar e fidelizar um cliente é entregando um produto ou serviço de qualidade, suprindo as expectativas e garantindo a satisfação do cliente. A qualidade pode ser entendida como uma característica considerada boa pelo cliente, mas o que é bom pode variar de pessoa para pessoa. Dessa forma, para garantir que um certo nível de qualidade dos produtos e serviços seja alcançado, padrões e sistemas de certificação foram criados. Meios para quantificar, qualificar, medir e controlar a qualidade foram implementados, assim como ferramentas e metodologias foram desenvolvidas com o intuito de aprimorar esses processos, garantindo uma melhoria contínua dos produtos e serviços. Este trabalho busca através de uma revisão bibliográfica, compreender como o controle de qualidade e a melhoria contínua afetam as organizações fornecendo uma visão geral de algumas das ferramentas e metodologias mais utilizadas atualmente pelas empresas além de buscar uma visão mais concreta do que seria a qualidade.
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A qualidade pode ser entendida como uma característica considerada boa pelo cliente, mas o que é bom pode variar de pessoa para pessoa. Dessa forma, para garantir que um certo nível de qualidade dos produtos e serviços seja alcançado, padrões e sistemas de certificação foram criados. Meios para quantificar, qualificar, medir e controlar a qualidade foram implementados, assim como ferramentas e metodologias foram desenvolvidas com o intuito de aprimorar esses processos, garantindo uma melhoria contínua dos produtos e serviços. Este trabalho busca através de uma revisão bibliográfica, compreender como o controle de qualidade e a melhoria contínua afetam as organizações fornecendo uma visão geral de algumas das ferramentas e metodologias mais utilizadas atualmente pelas empresas além de buscar uma visão mais concreta do que seria a qualidade.QualidadeMelhoria contínuaGestão da qualidadeA atuação do controle de qualidade e da melhoria contínua dentro de uma organizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia de Produçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANTONIO_CARLOS.pdfANTONIO_CARLOS.pdfapplication/pdf803564https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/52390/1/ANTONIO_CARLOS.pdfc6ea186d4a4db2dc34b06f0bc74b5c05MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/52390/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/523902023-04-17 08:36:52.554oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-17T11:36:52falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-17T11:36:52Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
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