Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Rafael Welliton Catori
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45506
Resumo: A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo norteador compreender o processo de alfabetização no ensino fundamental tem ocorrido dentro da proposta metodológica alfabetização e letramento. Pois compreendemos a relevância da proposta alfabetização e letramento para a formação intelectual dos sujeitos, priorizando uma educação qualitativa voltada a formação do sujeito integral, participativo e reflexivo de sua condição social. Desta maneira, o enfoque desta pesquisa foi ao encontro de compreender os avanços e desafios da proposta no direcionamento educacional das últimas décadas no Brasil, pois compreendemos que a partir da década de 90 a proposta tem se tornado cada vez mais pertinente e relevante para as escolas no Brasil. Destacamos também, a relevância da compreensão das metas propostas por esta metodologia de alfabetização para os professores, pois estes sujeitos estão diretamente ligados a disseminação da proposta, pois refletimos que a proposta alfabetização e letramento só será efetivação, implementação em sala de aula se for compreendida pelos professores.
id Krot_86290e4a74e3036c010593e707631a5a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45506
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MENDES, Rafael Welliton Catori2022-08-11T18:45:58Z2022-08-11T18:45:58Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45506A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo norteador compreender o processo de alfabetização no ensino fundamental tem ocorrido dentro da proposta metodológica alfabetização e letramento. Pois compreendemos a relevância da proposta alfabetização e letramento para a formação intelectual dos sujeitos, priorizando uma educação qualitativa voltada a formação do sujeito integral, participativo e reflexivo de sua condição social. Desta maneira, o enfoque desta pesquisa foi ao encontro de compreender os avanços e desafios da proposta no direcionamento educacional das últimas décadas no Brasil, pois compreendemos que a partir da década de 90 a proposta tem se tornado cada vez mais pertinente e relevante para as escolas no Brasil. Destacamos também, a relevância da compreensão das metas propostas por esta metodologia de alfabetização para os professores, pois estes sujeitos estão diretamente ligados a disseminação da proposta, pois refletimos que a proposta alfabetização e letramento só será efetivação, implementação em sala de aula se for compreendida pelos professores.AlfabetizaçãoLetramentoEnsinoAlfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRAFAEL+WELLITON+CATORI+MENDES.pdfRAFAEL+WELLITON+CATORI+MENDES.pdfapplication/pdf243123https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45506/1/RAFAEL%2bWELLITON%2bCATORI%2bMENDES.pdfbbe36ca1279d5b143e7e9cab7a8ed7adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45506/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/455062022-08-11 15:45:58.142oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45506Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T18:45:58falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T18:45:58Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
title Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
spellingShingle Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
MENDES, Rafael Welliton Catori
Alfabetização
Letramento
Ensino
title_short Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
title_full Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
title_fullStr Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
title_full_unstemmed Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
title_sort Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
author MENDES, Rafael Welliton Catori
author_facet MENDES, Rafael Welliton Catori
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Rafael Welliton Catori
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Ensino
topic Alfabetização
Letramento
Ensino
description A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo norteador compreender o processo de alfabetização no ensino fundamental tem ocorrido dentro da proposta metodológica alfabetização e letramento. Pois compreendemos a relevância da proposta alfabetização e letramento para a formação intelectual dos sujeitos, priorizando uma educação qualitativa voltada a formação do sujeito integral, participativo e reflexivo de sua condição social. Desta maneira, o enfoque desta pesquisa foi ao encontro de compreender os avanços e desafios da proposta no direcionamento educacional das últimas décadas no Brasil, pois compreendemos que a partir da década de 90 a proposta tem se tornado cada vez mais pertinente e relevante para as escolas no Brasil. Destacamos também, a relevância da compreensão das metas propostas por esta metodologia de alfabetização para os professores, pois estes sujeitos estão diretamente ligados a disseminação da proposta, pois refletimos que a proposta alfabetização e letramento só será efetivação, implementação em sala de aula se for compreendida pelos professores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T18:45:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T18:45:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45506
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45506/1/RAFAEL%2bWELLITON%2bCATORI%2bMENDES.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45506/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bbe36ca1279d5b143e7e9cab7a8ed7ad
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460325079056384