Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45506 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo norteador compreender o processo de alfabetização no ensino fundamental tem ocorrido dentro da proposta metodológica alfabetização e letramento. Pois compreendemos a relevância da proposta alfabetização e letramento para a formação intelectual dos sujeitos, priorizando uma educação qualitativa voltada a formação do sujeito integral, participativo e reflexivo de sua condição social. Desta maneira, o enfoque desta pesquisa foi ao encontro de compreender os avanços e desafios da proposta no direcionamento educacional das últimas décadas no Brasil, pois compreendemos que a partir da década de 90 a proposta tem se tornado cada vez mais pertinente e relevante para as escolas no Brasil. Destacamos também, a relevância da compreensão das metas propostas por esta metodologia de alfabetização para os professores, pois estes sujeitos estão diretamente ligados a disseminação da proposta, pois refletimos que a proposta alfabetização e letramento só será efetivação, implementação em sala de aula se for compreendida pelos professores. |
id |
Krot_86290e4a74e3036c010593e707631a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45506 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MENDES, Rafael Welliton Catori2022-08-11T18:45:58Z2022-08-11T18:45:58Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45506A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo norteador compreender o processo de alfabetização no ensino fundamental tem ocorrido dentro da proposta metodológica alfabetização e letramento. Pois compreendemos a relevância da proposta alfabetização e letramento para a formação intelectual dos sujeitos, priorizando uma educação qualitativa voltada a formação do sujeito integral, participativo e reflexivo de sua condição social. Desta maneira, o enfoque desta pesquisa foi ao encontro de compreender os avanços e desafios da proposta no direcionamento educacional das últimas décadas no Brasil, pois compreendemos que a partir da década de 90 a proposta tem se tornado cada vez mais pertinente e relevante para as escolas no Brasil. Destacamos também, a relevância da compreensão das metas propostas por esta metodologia de alfabetização para os professores, pois estes sujeitos estão diretamente ligados a disseminação da proposta, pois refletimos que a proposta alfabetização e letramento só será efetivação, implementação em sala de aula se for compreendida pelos professores.AlfabetizaçãoLetramentoEnsinoAlfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRAFAEL+WELLITON+CATORI+MENDES.pdfRAFAEL+WELLITON+CATORI+MENDES.pdfapplication/pdf243123https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45506/1/RAFAEL%2bWELLITON%2bCATORI%2bMENDES.pdfbbe36ca1279d5b143e7e9cab7a8ed7adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45506/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/455062022-08-11 15:45:58.142oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45506Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T18:45:58falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T18:45:58Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas |
title |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas |
spellingShingle |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas MENDES, Rafael Welliton Catori Alfabetização Letramento Ensino |
title_short |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas |
title_full |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas |
title_fullStr |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas |
title_full_unstemmed |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas |
title_sort |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização e letramento, como a proposta tem sido desenvolvida no brasil nas últimas décadas |
author |
MENDES, Rafael Welliton Catori |
author_facet |
MENDES, Rafael Welliton Catori |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, Rafael Welliton Catori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Ensino |
topic |
Alfabetização Letramento Ensino |
description |
A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo norteador compreender o processo de alfabetização no ensino fundamental tem ocorrido dentro da proposta metodológica alfabetização e letramento. Pois compreendemos a relevância da proposta alfabetização e letramento para a formação intelectual dos sujeitos, priorizando uma educação qualitativa voltada a formação do sujeito integral, participativo e reflexivo de sua condição social. Desta maneira, o enfoque desta pesquisa foi ao encontro de compreender os avanços e desafios da proposta no direcionamento educacional das últimas décadas no Brasil, pois compreendemos que a partir da década de 90 a proposta tem se tornado cada vez mais pertinente e relevante para as escolas no Brasil. Destacamos também, a relevância da compreensão das metas propostas por esta metodologia de alfabetização para os professores, pois estes sujeitos estão diretamente ligados a disseminação da proposta, pois refletimos que a proposta alfabetização e letramento só será efetivação, implementação em sala de aula se for compreendida pelos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T18:45:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T18:45:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45506 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45506/1/RAFAEL%2bWELLITON%2bCATORI%2bMENDES.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45506/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbe36ca1279d5b143e7e9cab7a8ed7ad 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460325079056384 |